Escolarização do aluno com deficiência intelectual : escolha de caminhos pedagógicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Adriana Hellen Lima dos, 1981-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5604
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Roseli Albino dos Santos
id UNITAU_5330c749a08155a2d3129dc54ce42b3d
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5604
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Santos, Adriana Hellen Lima dos, 1981-Ribeiro, Maria Teresa de Moura, 1968-Lacerda, LucelmoUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em EducaçãoSantos, Roseli Albino dos, 1968-2022-04-20T17:48:04Z2022-04-20T17:48:04Z2018http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5604Orientação: Profa. Dra. Roseli Albino dos SantosDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2018.Resumo: Esta investigação teve como principal objetivo investigar as estratégias de ensino adotadas por professores do ensino fundamental I de uma rede municipal do litoral norte paulista que teve em suas turmas alunos com deficiência intelectual. Para a realização desse estudo, foi utilizado o método qualitativo, adequado às pesquisas de caráter exploratório. Para que a coleta de dados pudesse cumprir com os objetivos propostos foi utilizado um questionário a 24 professores de sala de recursos multifuncionais, entrevista semiestruturada a 8 professores de sala regular e observação do ambiente de estudo de um desses professores, registrados em diário de campo. Para tanto, selecionamos os professores de sala regular, indicados pelos professores especialistas das salas de recursos que atuavam na rede pública. Como pressupostos teóricos a pesquisa pautou-se na perspectiva histórico-cultural de Vigotski (1983) e nos trabalhos de Goffman (1988). A discussão sobre escola e diversidade teve como base teóricos como Bourdieu (2008), Candau (2003). Foi utilizada a técnica de análise de conteúdo de Bardin (1977) que foram evidenciadas o conceito de deficiência e implicações nas práticas pedagógicas, a imaturidade e a lentidão como justificativa para o não aprender, o papel da memorização e da medicação no processo de aprendizagem, as estratégias de ensino direcionadas ao aluno com deficiência intelectual, a carência de apoios pedagógicos e a precaridade de recursos oferecido a estes professores. Os resultados dos estudos revelaram que as concepções de deficiência intelectual relacionada a inferioridade e incapacidade acabam refletindo em algumas práticas de ensino, a medicação é vista em alguns casos como meio alternativo para o desenvolvimento da aprendizagem, a falta de apoio como profissionais capacitados, especialistas e família é apontado como uma forma de não obter êxito no trabalho inclusivo. Apesar dos desafios apontados pelos professores, alguns profissionais demonstraram buscar caminhos pedagógicos, contextualizando os conteúdos desenvolvido na sala de aula e valorizando o potencial de seus alunos com deficiência intelectual.Abstract: This research had as main objective to investigate the teaching strategies adopted by primary school teachers I of a municipal network of the north coast of São Paulo that had students with intellectual disabilities in their class. For the accomplishment of this study, the qualitative method was used, suitable for exploratory research. In order to collect the data, a questionnaire was used for 24 teachers of multifunctional resource room, semi-structured interview with 8 regular classroom teachers and observation of the study environment recorded in field diary. To do this, we selected the regular classroom teachers, indicated by the expert teachers of the resource rooms that worked in the public network. As theoretical assumptions the research was based on the historical-cultural perspective of Vygotsky (1983) and on the works of Goffman (1988). The discussion about school and diversity was based on theoretical ones such as Bourdieu (2008), Candau (2003). The technique of content analysis of Bardin (1977) was used that showed the concept of deficiency and implications in pedagogical practices, immaturity and slowness as justification for not learning, the role of memorization and medication in the learning process, the teaching strategies aimed at students with intellectual disabilities, the lack of pedagogical support and the precarious resources offered to these teachers. The results of the studies revealed that conceptions of intellectual disability related to inferiority and disability end up reflecting in some teaching practices, medication is seen in some cases as an alternative means for the development of learning, lack of support as trained professionals, specialists and family is singled out as a way to not succeed in inclusive work. Despite the challenges pointed out by teachers, some professionals have demonstrated pedagogical paths, contextualizing the contents developed in the classroom and valuing the potential of their students with intellectual disabilities.Made available in DSpace on 2022-04-20T17:48:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Adriana Hellen Lima dos Santos.pdf: 2434744 bytes, checksum: eabcb935ace0375ca4f700b5acc99a5a (MD5) Previous issue date: 20181 recurso online (182 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéUNITAUBrasilRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Incapacidade intelectualPrática de ensinoCurrículoSala de aulaInclusão escolarEscolarização do aluno com deficiência intelectual : escolha de caminhos pedagógicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALAdriana Hellen Lima dos Santos.pdfapplication/pdf2434744http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5604/1/Adriana%20Hellen%20Lima%20dos%20Santos.pdfeabcb935ace0375ca4f700b5acc99a5aMD5120.500.11874/56042022-05-19 15:26:16.324oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5604Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2022-05-19T18:26:16Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Escolarização do aluno com deficiência intelectual : escolha de caminhos pedagógicos
title Escolarização do aluno com deficiência intelectual : escolha de caminhos pedagógicos
spellingShingle Escolarização do aluno com deficiência intelectual : escolha de caminhos pedagógicos
Santos, Adriana Hellen Lima dos, 1981-
Incapacidade intelectual
Prática de ensino
Currículo
Sala de aula
Inclusão escolar
title_short Escolarização do aluno com deficiência intelectual : escolha de caminhos pedagógicos
title_full Escolarização do aluno com deficiência intelectual : escolha de caminhos pedagógicos
title_fullStr Escolarização do aluno com deficiência intelectual : escolha de caminhos pedagógicos
title_full_unstemmed Escolarização do aluno com deficiência intelectual : escolha de caminhos pedagógicos
title_sort Escolarização do aluno com deficiência intelectual : escolha de caminhos pedagógicos
author Santos, Adriana Hellen Lima dos, 1981-
author_facet Santos, Adriana Hellen Lima dos, 1981-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Ribeiro, Maria Teresa de Moura, 1968-
Lacerda, Lucelmo
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Adriana Hellen Lima dos, 1981-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Roseli Albino dos, 1968-
contributor_str_mv Santos, Roseli Albino dos, 1968-
dc.subject.por.fl_str_mv Incapacidade intelectual
Prática de ensino
Currículo
Sala de aula
Inclusão escolar
topic Incapacidade intelectual
Prática de ensino
Currículo
Sala de aula
Inclusão escolar
description Orientação: Profa. Dra. Roseli Albino dos Santos
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-20T17:48:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-20T17:48:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5604
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5604
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (182 f.) : il. digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5604/1/Adriana%20Hellen%20Lima%20dos%20Santos.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv eabcb935ace0375ca4f700b5acc99a5a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844393982820352