Recomendações para o design de conteúdos educacionais digitais baseados em texto no cenário da mobilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Juliane Vargas
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181573
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2017.
id UFSC_9bc867f326de0f0a92e38762fcbf5b90
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/181573
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Recomendações para o design de conteúdos educacionais digitais baseados em texto no cenário da mobilidadeDesenho industrialDesignDispositivos móveisAprendizagemTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2017.No atual cenário de mobilidade torna-se cada vez mais comum o acesso a conteúdos educacionais digitais baseados em texto a partir de dispositivos móveis. Contudo, o projeto desses conteúdos muitas vezes desconsidera aspectos como os processos cognitivos envolvidos na aprendizagem, os recursos do dispositivo, as condições de acesso e fatores humanos. A partir de Revisão de Literatura (Tradicional e Sistemática) realizada nessa pesquisa, constatou-se que os estudos nessa área ainda são limitados e dispersos. Nesse sentido, essa pesquisa teve como objetivo propor recomendações para o design de conteúdos educacionais digitais baseados em texto no cenário da mobilidade. Para tanto, partiu-se de um escopo de conhecimento proveniente das áreas do Design de Informação, da Teoria da Carga Cognitiva e da Interação móvel. Esses conhecimentos fundamentaram a elaboração de um conjunto preliminar de recomendações organizadas em eixos e categorias. Posteriormente, foram desenvolvidas duas fases da pesquisa voltadas para a avaliação e o refinamento desse conjunto. Assim, foram realizadas: a avaliação das recomendações a partir de questionário aplicado em duas rodadas, com base no método Delphi; e a avaliação das recomendações no contexto de uma equipe de projeto, a partir de um workshop. Ao final dessa pesquisa, obteve-se um conjunto de 26 recomendações divididas em oito categorias, organizadas a partir de três grandes eixos, a saber: Contexto, Design do conteúdo e Design do texto. Cada eixo aborda o tema da pesquisa a partir de uma perspectiva diferente. O eixo Contexto propõe uma perspectiva mais ampla, voltada para o cenário de interação entre usuário e conteúdo, a partir de um dispositivo móvel. Já o eixo Design de conteúdo oferece uma perspectiva de estratégia, ligada a estruturação do conteúdo educacional baseado em texto. Enquanto o eixo Design do texto adota uma perspectiva mais tangível, ligada à configuração desse texto na interface gráfica. A partir desse conjunto espera-se contribuir com as equipes envolvidas no design desse tipo de conteúdo, na tomada de decisões durante o projeto ? realizadas por profissionais como designers gráficos e educacionais; bem como, na coordenação de atividades de produção e avaliação desses conteúdos.Abstract : In the current scenario of mobility becoming increasingly common acess to text-based digital educational content from mobile devices. However, the design of such content often disregards aspects such as the cognitive processes involved in learning, device capabilities, acess conditions and human factors. From the literature review (Traditional and Systematic) held in this research, it was found that the studies in this area are still limited and scattered. In this sense, this research aimed to propose guidelines for the design of text-based digital educational content in mobility. Therefore, it started with a scope of knowledge from areas of Information Design, Cognitive Load Theory and Mobile Interaction. This knowledge motivated the development of a preliminary set of guidelines organized into axes and categories. Subsequently, were developed two phases of research focused on the evaluation and refinement of this set. Thus, were held: assessment of recommendations from a questionnaire applied in two rounds, based on Delphi; and evaluation of the guidelines in the context of a project team, from a workshop. At the end of this research, a set of 26 guidelines divided into eight categories, organized from three main axes: Context, content Design and Design of the text. Each axis approaches the topic of the search from a different perspective. The Context axis offers a broader perspective, focused on the interaction between user and content, from a mobile device. Already the content Design axis offers a strategy perspective, linked the structure of text-based educational content. While the Design of the axis text adopts a perspective more tangible, linked to the setting of this text in the GUI. From that set is expected to contribute with the teams involved in the design of this type of content, in making decisions during the project ? effected by professionals such as graphic designers and education; as well as in the coordination of activities of production and evaluation of such content.Gonçalves, Berenice SantosUniversidade Federal de Santa CatarinaNunes, Juliane Vargas2017-12-05T03:09:58Z2017-12-05T03:09:58Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis215 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf349726https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181573porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-05T03:09:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/181573Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-12-05T03:09:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Recomendações para o design de conteúdos educacionais digitais baseados em texto no cenário da mobilidade
title Recomendações para o design de conteúdos educacionais digitais baseados em texto no cenário da mobilidade
spellingShingle Recomendações para o design de conteúdos educacionais digitais baseados em texto no cenário da mobilidade
Nunes, Juliane Vargas
Desenho industrial
Design
Dispositivos móveis
Aprendizagem
title_short Recomendações para o design de conteúdos educacionais digitais baseados em texto no cenário da mobilidade
title_full Recomendações para o design de conteúdos educacionais digitais baseados em texto no cenário da mobilidade
title_fullStr Recomendações para o design de conteúdos educacionais digitais baseados em texto no cenário da mobilidade
title_full_unstemmed Recomendações para o design de conteúdos educacionais digitais baseados em texto no cenário da mobilidade
title_sort Recomendações para o design de conteúdos educacionais digitais baseados em texto no cenário da mobilidade
author Nunes, Juliane Vargas
author_facet Nunes, Juliane Vargas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Berenice Santos
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Juliane Vargas
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho industrial
Design
Dispositivos móveis
Aprendizagem
topic Desenho industrial
Design
Dispositivos móveis
Aprendizagem
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-05T03:09:58Z
2017-12-05T03:09:58Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 349726
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181573
identifier_str_mv 349726
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181573
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 215 p.| il., gráfs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652343901683712