Aplicações educacionais mobile : a teoria das cores no processo de projeto em design
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/165149 |
Resumo: | O contexto educacional contemporâneo considera a tecnologia móvel como parte do cenário acadêmico. O uso de dispositivos móveis e aplicações digitais em cursos, bacharelado em Design, faz parte do cotidiano das salas de aula. Considerando o potencial das ferramentas tecnológicas, este projeto de pesquisa busca a conexão entre o conteúdo de teoria das cores (disciplina que pertence aos cursos Bacharelado em Design no Rio Grande do Sul) e aplicações digitais sobre teoria das cores, disponíveis no mercado. O estudo descrito nesta dissertação abrange conhecimentos sobre a teoria das cores incorporada a projetos de Design, usabilidade, experiência do usuário e Design instrucional. A partir de uma análise dos currículos dos cursos de Bacharelado em Design do Estado do Rio Grande do Sul, foram selecionadas instituições que contém em seus currículos disciplinas específicas sobre a Teoria das cores. Desta forma classificou-se estes conteúdos, segundo sua aplicação projetual. Com base na categorização dos conteúdos, foram selecionados aplicativos mobile, disponíveis no mercado (lojas virtuais). Estes aplicativos foram avaliados por meio de Heurísticas móveis, o método Affect Grid e os Princípios para o Design de materiais educacionais multimídia. Com base nos resultados das avaliações, foi possível descrever quais aplicações digitais móveis, disponíveis no mercado, mais contribuem com o ensino/aprendizagem da teoria das cores, especialmente, nos processos de projeto em Design. A partir da descrição das aplicações móveis, foram propostos atributos essenciais para o desenvolvimento de aplicações digitais sobre teoria das cores, para uso em disciplinas de projeto em Design. |
id |
URGS_d218d91f0a1a07ee68ec1b24c0de0861 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165149 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Thomazi, Patricia ThormannSilva, Regio Pierre da2017-08-11T02:38:16Z2017http://hdl.handle.net/10183/165149001044813O contexto educacional contemporâneo considera a tecnologia móvel como parte do cenário acadêmico. O uso de dispositivos móveis e aplicações digitais em cursos, bacharelado em Design, faz parte do cotidiano das salas de aula. Considerando o potencial das ferramentas tecnológicas, este projeto de pesquisa busca a conexão entre o conteúdo de teoria das cores (disciplina que pertence aos cursos Bacharelado em Design no Rio Grande do Sul) e aplicações digitais sobre teoria das cores, disponíveis no mercado. O estudo descrito nesta dissertação abrange conhecimentos sobre a teoria das cores incorporada a projetos de Design, usabilidade, experiência do usuário e Design instrucional. A partir de uma análise dos currículos dos cursos de Bacharelado em Design do Estado do Rio Grande do Sul, foram selecionadas instituições que contém em seus currículos disciplinas específicas sobre a Teoria das cores. Desta forma classificou-se estes conteúdos, segundo sua aplicação projetual. Com base na categorização dos conteúdos, foram selecionados aplicativos mobile, disponíveis no mercado (lojas virtuais). Estes aplicativos foram avaliados por meio de Heurísticas móveis, o método Affect Grid e os Princípios para o Design de materiais educacionais multimídia. Com base nos resultados das avaliações, foi possível descrever quais aplicações digitais móveis, disponíveis no mercado, mais contribuem com o ensino/aprendizagem da teoria das cores, especialmente, nos processos de projeto em Design. A partir da descrição das aplicações móveis, foram propostos atributos essenciais para o desenvolvimento de aplicações digitais sobre teoria das cores, para uso em disciplinas de projeto em Design.The contemporary educational context considers mobile technology as part of the academic landscape. The use of mobile devices and digital applications in courses, a baccalaureate in Design, is part of the everyday classroom. Considering the potential of technological tools, this research project seeks the connection between the content of color theory (a discipline that belongs to the Bachelor of Design courses in Rio Grande do Sul) and digital applications on color theory, available in the market. The study described in this dissertation covers knowledge about color theory embodied in design projects, usability, user experience and instructional design. From an analysis of the curricular of the courses of Bachelor of Design in the State of Rio Grande do Sul, institutions were selected that contain in their curricula specific subjects in the Theory of colors. In this way, these contents were classified according to their design application. Based on the categorization of contents, mobile applications were selected, available in the market (virtual stores). These applications were evaluated using mobile heuristics, the Affect Grid method, and the Principles for Designing Multimedia Educational Materials. Based on the results of the evaluations, it was possible to describe which mobile digital applications, available in the market, most contribute to the teaching / learning of color theory, especially in the design processes of Design. From the description of the mobile applications, essential attributes were proposed for the development of digital applications in color theory, for use in project disciplines in Design.application/pdfporDesignTeoria das coresDesign instrucionalDispositivos móveisDesign and TechnologyMobile educational applicationsTheory of colorsAplicações educacionais mobile : a teoria das cores no processo de projeto em designinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pós-Graduação em DesignPorto Alegre, BR-RS2017mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001044813.pdf001044813.pdfTexto completoapplication/pdf16708763http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165149/1/001044813.pdf401a2d3a44a69fd67437713a16f7325fMD51TEXT001044813.pdf.txt001044813.pdf.txtExtracted Texttext/plain274902http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165149/2/001044813.pdf.txt9027c2bd6617d8e8a7d1badf1f277d27MD52THUMBNAIL001044813.pdf.jpg001044813.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1234http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165149/3/001044813.pdf.jpga17d579cb24a942451d69e21a90e9156MD5310183/1651492018-10-22 08:13:51.124oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165149Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-22T11:13:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aplicações educacionais mobile : a teoria das cores no processo de projeto em design |
title |
Aplicações educacionais mobile : a teoria das cores no processo de projeto em design |
spellingShingle |
Aplicações educacionais mobile : a teoria das cores no processo de projeto em design Thomazi, Patricia Thormann Design Teoria das cores Design instrucional Dispositivos móveis Design and Technology Mobile educational applications Theory of colors |
title_short |
Aplicações educacionais mobile : a teoria das cores no processo de projeto em design |
title_full |
Aplicações educacionais mobile : a teoria das cores no processo de projeto em design |
title_fullStr |
Aplicações educacionais mobile : a teoria das cores no processo de projeto em design |
title_full_unstemmed |
Aplicações educacionais mobile : a teoria das cores no processo de projeto em design |
title_sort |
Aplicações educacionais mobile : a teoria das cores no processo de projeto em design |
author |
Thomazi, Patricia Thormann |
author_facet |
Thomazi, Patricia Thormann |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Thomazi, Patricia Thormann |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Regio Pierre da |
contributor_str_mv |
Silva, Regio Pierre da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design Teoria das cores Design instrucional Dispositivos móveis |
topic |
Design Teoria das cores Design instrucional Dispositivos móveis Design and Technology Mobile educational applications Theory of colors |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Design and Technology Mobile educational applications Theory of colors |
description |
O contexto educacional contemporâneo considera a tecnologia móvel como parte do cenário acadêmico. O uso de dispositivos móveis e aplicações digitais em cursos, bacharelado em Design, faz parte do cotidiano das salas de aula. Considerando o potencial das ferramentas tecnológicas, este projeto de pesquisa busca a conexão entre o conteúdo de teoria das cores (disciplina que pertence aos cursos Bacharelado em Design no Rio Grande do Sul) e aplicações digitais sobre teoria das cores, disponíveis no mercado. O estudo descrito nesta dissertação abrange conhecimentos sobre a teoria das cores incorporada a projetos de Design, usabilidade, experiência do usuário e Design instrucional. A partir de uma análise dos currículos dos cursos de Bacharelado em Design do Estado do Rio Grande do Sul, foram selecionadas instituições que contém em seus currículos disciplinas específicas sobre a Teoria das cores. Desta forma classificou-se estes conteúdos, segundo sua aplicação projetual. Com base na categorização dos conteúdos, foram selecionados aplicativos mobile, disponíveis no mercado (lojas virtuais). Estes aplicativos foram avaliados por meio de Heurísticas móveis, o método Affect Grid e os Princípios para o Design de materiais educacionais multimídia. Com base nos resultados das avaliações, foi possível descrever quais aplicações digitais móveis, disponíveis no mercado, mais contribuem com o ensino/aprendizagem da teoria das cores, especialmente, nos processos de projeto em Design. A partir da descrição das aplicações móveis, foram propostos atributos essenciais para o desenvolvimento de aplicações digitais sobre teoria das cores, para uso em disciplinas de projeto em Design. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-08-11T02:38:16Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/165149 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001044813 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/165149 |
identifier_str_mv |
001044813 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165149/1/001044813.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165149/2/001044813.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165149/3/001044813.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
401a2d3a44a69fd67437713a16f7325f 9027c2bd6617d8e8a7d1badf1f277d27 a17d579cb24a942451d69e21a90e9156 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085416119828480 |