Um olhar dos professores sobre o Intérprete Educacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188439 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Letras Libras |
id |
UFSC_9beae9fc630e16b8b4e1419788d4c797 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/188439 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Um olhar dos professores sobre o Intérprete EducacionalIntérprete Educacional, Surdos, Língua de sinais, Prática docente, EducaçãoTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Letras LibrasEste trabalho que tem como título “Um olhar dos professores sobre o intérprete educacional", tem como objetivo principal verificar se professores que trabalham com a inclusão de alunos surdos, conhecem a função do intérprete educacional em sala de aula. O tema nos leva a pensarmos sobre a inclusão escolar de alunos surdos, onde neste contexto é comum alguns equívocos acontecerem, por isso importância de discorrer sobre as funções do intérprete educacional no processo de escolarização de alunos surdos, que precisam do intérprete educacional como acessibilidade para que possam receber as informações e conhecimentos repassados pelos professores das disciplinas. Para isso foi pesquisado sobre os três grupos envolvidos no ato interpretativo, para que se perceba que ambos estão constantemente em contato, Esta pesquisa conta com quatro capítulos, onde no primeiro capítulo, apresenta-se aspectos referentes a temática e contextualização, objetivo geral e específicos, a justificativa e a delimitação do tema. No segundo capítulo discorre-se sobre os surdos, intérpretes e educadores, professores, inclusão. No terceiro capítulo falaremos sobre a metodologia, onde destaca-se, abordagem da pesquisa, realizada de forma qualitativa através de questionário respondido por professores de uma escola X do ensino médio. E no quarto capítulo será feito a análise dos dados onde percebe-se que realmente falta informação acerca do profissional intérprete e sua função. Para embasamento das informações usou-se pesquisa de referencial bibliográfico. Conclui-se que este trabalho auxiliará aos professores leitores entenderem a função do intérprete diminuindo equívocos, ou questionamentos. Sabe-se que interpretar ou traduzir não é simples repasse de línguas, vai muito além disso, será o intérprete que fará a comunicação entre surdos e ouvintes, por isso requer estudos, atenção e dedicação total desse profissional, e principalmente estar sempre se atualizando, em respeito ao surdo.Florianópolis, SCSchmitt, DeonísioSerpa, Laura Dias de SouzaUniversidade Federal de Santa CatarinaVeiga, Silvana Fátima2018-07-19T12:49:13Z2018-07-19T12:49:13Z2018-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis55application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188439info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2018-07-19T12:49:13Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/188439Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-07-19T12:49:13Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um olhar dos professores sobre o Intérprete Educacional |
title |
Um olhar dos professores sobre o Intérprete Educacional |
spellingShingle |
Um olhar dos professores sobre o Intérprete Educacional Veiga, Silvana Fátima Intérprete Educacional, Surdos, Língua de sinais, Prática docente, Educação |
title_short |
Um olhar dos professores sobre o Intérprete Educacional |
title_full |
Um olhar dos professores sobre o Intérprete Educacional |
title_fullStr |
Um olhar dos professores sobre o Intérprete Educacional |
title_full_unstemmed |
Um olhar dos professores sobre o Intérprete Educacional |
title_sort |
Um olhar dos professores sobre o Intérprete Educacional |
author |
Veiga, Silvana Fátima |
author_facet |
Veiga, Silvana Fátima |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Schmitt, Deonísio Serpa, Laura Dias de Souza Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veiga, Silvana Fátima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Intérprete Educacional, Surdos, Língua de sinais, Prática docente, Educação |
topic |
Intérprete Educacional, Surdos, Língua de sinais, Prática docente, Educação |
description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Letras Libras |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-19T12:49:13Z 2018-07-19T12:49:13Z 2018-06-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188439 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188439 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
55 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652382254399488 |