Research genres and multiliteracies: channelling the audience's gaze in powerpoint presentations

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Roseli Gonçalves do
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100921
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente.
id UFSC_9d1ac78a3bc77fe9f1b94deac7a45d4b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/100921
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaNascimento, Roseli Gonçalves doHeberle, Viviane MariaMartin, Jim2013-06-25T23:55:17Z2013-06-25T23:55:17Z20122012311498http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100921Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente.PowerPoint-supported presentations have become an important event for creating and sharing scientific knowledge within and across disciplines (LaPorte et al., 2002; Kunkel, 2004; Tardy, 2005; Adams, 2006). Yet little is known about the ways semiotic resources enabled by PowerPoint technology of slide editing and management (e.g. slide dimensions, layout, colour) are combined with conventional resources of "research talks" (Swales, 2005[2004]) and contribute to building presentations that are valued in specific contexts. In order to inform our understanding of how research meanings are multimodally made under the influence of the software, in this thesis I investigate a set of fourteen PowerPoint Research Presentations (PPRPs) from Applied Linguistics. Two planes of cohesion are explored: (1) along the slideshows; and (2) between the slideshows and the performance. Regarding the first plane, the analysis of "periodicity" (Martin and Rose, 2007[2003]) revealed that applied linguists foreground the software's 'modularised logic', construing 'serial expansion' (Martin and Rose (2007[2003]). Others however customise slideshows so as to build 'Design Hierarchies', in which particular slides are assigned higher discursive statuses. These presenters construed a path for their audiences gaze by a configuration of semiotic resources of the display mode - e.g. slide position, background, layout, typography. As for the second plane of cohesion, I propose that slides and performance relate by 'synchronicity'. The tool recontextualizes the system of taxis (Halliday, 2009c; Halliday and Matthiessen, 2004) to account for the semantic interdependency between the displayed discourse and the performative discourse at a given point in PPRPs. In each of the cohesive planes, I set out to identify the software resources that play a role in construing cohesive ties, and evaluate both their "functional specialization" (cf. Halliday, 2009e[1975]; Kress, 2008[2003]; Jewitt and Kress, 2008[2003]) and the demands they impose on presenters and on audiences in terms of genre, discipline, software and multimodal literacies. By indicating some of the ways in which the software influences the "process of semiotic production" (Kress and van Leeuwen, 2001) of such practice, I intend to move beyond prescriptive (e. g. Costa, 2001; Cyphert, 2004; DuFrene and Lehman, 2004; Grant, 2010) as well as technically-focused (e.g. Downing and Garmon, 2002; Jones, 2003) accounts of PowerPoint. As a conclusion, I suggest that descriptions of the meaning potential in PPRPs and its conditions of access should be incorporated in pedagogies of academic multiliteracies (New London Group, 1996; Kope and Kalantizs, 2000).Apresentações de pesquisa com uso de PowerPoint desempenham um papel importante na criação e negociação de conhecimento científico em diferentes disciplinas (LaPorte et al., 2002; Kunkel, 2004; Tardy, 2005; Adams, 2006). Entretanto, pouco sabemos sobre os modos como os recursos semióticos potencializados pela tecnologia PowerPoint para edição e gerenciamento de slides (e.g. dimensões do slide, arranjo, cor) são combinados com recursos convencionais dos "relatos de pesquisa" (Swales, 2005[2004]) e contribuem para construir apresentações valorizadas em contextos específicos. No intuito de informar nosso entendimento sobre como significados de pesquisa são multimodalmente construídos sob a influência do software, nesta tese, investigo um conjunto de quatorze apresentações de pesquisa em PowerPoint (APPP) em Linguística Aplicada. Dois planos coesivos são explorados: (1) ao longo do texto em slides; e (2) entre os slides e a performance. No tocante ao primeiro plano, a análise da "periodicidade" (Martin e Rose, 2007[2003]) da informação revelou que os linguistas aplicados tendem a aderir à 'lógica modularizada' do software, realizando "expansão em série" (Martin e Rose (2007[2003]) do discurso. Outros, porém, 'personalizam' o texto em slides de modo a construir 'Hieraquias de Desenho', as quais atribuem valor de informação superordinada à determinados slides. Esses apresentadores direcionam o olhar de sua audiência por meio de uma configuração de recursos semióticos particulares do modo de exibição (e.g. sequência, fundo, arranjo, tipografia). Quanto ao segundo plano coesivo, proponho que slides e performance se relacionam por 'sincronicidade'. Essa erramenta recontextualiza o sistema de taxe (Halliday, 2009c; Halliday e Matthiessen, 2004) para explicar a interdependência semântica entre o discurso exibido e o discurso performado em um determinado ponto da APPP. Em cada um dos planos coesivos, busco identificar os recursos do software que desempenham função coesiva e avaliar tanto a sua "especialização funcional" (cf. Halliday, 2009e[1975]; Kress, 2008[2003]; Jewitt e Kress, 2008[2003]) quanto as demandas de letramento que impõem nos apresentadores e na audiência no que tange a gênero, disciplina, software e multimodalidade. Ao apontar alguns dos modos pelos quais o software influencia o "processo de produção semiótica" (Kress e van Leeuwen, 2001) dessa prática, pretendo ir além de orientações prescritivas (e. g. Costa, 2001; Cyphert, 2004; DuFrene e Lehman, 2004; Grant, 2010) e focadas em aspectos técnicos (e.g. Downing and Garmon, 2002; Jones, 2003). Sugiro, por fim, que a descrição dos significados potenciais em APPP e suas condições de acesso sejam incorporadas em pedagogias de multiletramentos acadêmicos (New London Group, 1996; Kope e Kalantizs, 2000).231 p.| il., tabs.engFlorianópolisLinguistica aplicadaPesquisaSemioticaSemânticaAnalise do discursoPowerPoint (Programa de computador)Research genres and multiliteracies: channelling the audience's gaze in powerpoint presentationsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL311498.pdfapplication/pdf15706515https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/100921/1/311498.pdff6d490958014812ae73a9bcf43176039MD51123456789/1009212013-06-25 20:55:17.058oai:repositorio.ufsc.br:123456789/100921Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-06-25T23:55:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Research genres and multiliteracies: channelling the audience's gaze in powerpoint presentations
title Research genres and multiliteracies: channelling the audience's gaze in powerpoint presentations
spellingShingle Research genres and multiliteracies: channelling the audience's gaze in powerpoint presentations
Nascimento, Roseli Gonçalves do
Linguistica aplicada
Pesquisa
Semiotica
Semântica
Analise do discurso
PowerPoint (Programa de computador)
title_short Research genres and multiliteracies: channelling the audience's gaze in powerpoint presentations
title_full Research genres and multiliteracies: channelling the audience's gaze in powerpoint presentations
title_fullStr Research genres and multiliteracies: channelling the audience's gaze in powerpoint presentations
title_full_unstemmed Research genres and multiliteracies: channelling the audience's gaze in powerpoint presentations
title_sort Research genres and multiliteracies: channelling the audience's gaze in powerpoint presentations
author Nascimento, Roseli Gonçalves do
author_facet Nascimento, Roseli Gonçalves do
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Roseli Gonçalves do
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Heberle, Viviane Maria
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Martin, Jim
contributor_str_mv Heberle, Viviane Maria
Martin, Jim
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Linguistica aplicada
Pesquisa
Semiotica
Semântica
Analise do discurso
PowerPoint (Programa de computador)
topic Linguistica aplicada
Pesquisa
Semiotica
Semântica
Analise do discurso
PowerPoint (Programa de computador)
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente.
publishDate 2012
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-06-25T23:55:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-06-25T23:55:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100921
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 311498
identifier_str_mv 311498
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100921
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 231 p.| il., tabs.
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/100921/1/311498.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f6d490958014812ae73a9bcf43176039
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805158758449152