Clubes de Cartas e a Profissionalidade Docente: a produção de conhecimento docente a partir de um ambiente não acadêmico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240230 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Ciências Sociais. |
id |
UFSC_9d6573851f3397d6b248817fde650b51 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/240230 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Clubes de Cartas e a Profissionalidade Docente: a produção de conhecimento docente a partir de um ambiente não acadêmicoClube de cartas.Saberes profissionais dos/as professores.Profissionalidade docente.Pen pal club.Teachers' professional knowledge.Teaching professionalism.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Ciências Sociais.Este artigo investiga a produção de conhecimento docente no clube de cartas, a definição do que é um clube de cartas e como é sua dinâmica de funcionamento, mais especificamente do clube O Envelope de Papel. A presente pesquisa também analisa de que modo a participação de professoras e professores nesse espaço colabora com a profissionalidade desses/as docentes, tendo em vista que o Clube de carta pode ser entendido como um espaço informal de contribuição à profissionalidade docente baseado na definição de Maurice Tardif (2000). A metodologia foi baseada em entrevistas guiadas por questionários semi estruturados e para a análise dos discursos, as professoras foram organizadas em tipos sociais. Resultados mostram que a existência de tipos indica que cada docente possui sua forma de se expressar e que a construção da profissionalidade docente é multifacetada.This article investigates the production of teaching knowledge in the pen pal club, the definition of what a pen pal club is and how it works, more specifically the O Envelope de Papel club. The present research also analyzes how the participation of teachers in this space collaborates with the professionalism of these teachers, considering that the pen pal club can be understood as an informal space for contribution to teaching professionalism based on Maurice's definition Tardif (2000). The methodology was based on interviews guided by semi-structured questionnaires and for the analysis of discourses, the teachers were organized into social types. Results show that the existence of types indicates that each teacher has their own way of expressing themselves and that the construction of teaching professionalism is multifaceted.Florianópolis, SC.Brunetta, Antonio AlbertoUniversidade Federal de Santa Catarina.Santana, Naomi Neri2022-09-28T17:20:37Z2022-09-28T17:20:37Z2022-09-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis49fapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240230Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-09-28T17:20:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/240230Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-09-28T17:20:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Clubes de Cartas e a Profissionalidade Docente: a produção de conhecimento docente a partir de um ambiente não acadêmico |
title |
Clubes de Cartas e a Profissionalidade Docente: a produção de conhecimento docente a partir de um ambiente não acadêmico |
spellingShingle |
Clubes de Cartas e a Profissionalidade Docente: a produção de conhecimento docente a partir de um ambiente não acadêmico Santana, Naomi Neri Clube de cartas. Saberes profissionais dos/as professores. Profissionalidade docente. Pen pal club. Teachers' professional knowledge. Teaching professionalism. |
title_short |
Clubes de Cartas e a Profissionalidade Docente: a produção de conhecimento docente a partir de um ambiente não acadêmico |
title_full |
Clubes de Cartas e a Profissionalidade Docente: a produção de conhecimento docente a partir de um ambiente não acadêmico |
title_fullStr |
Clubes de Cartas e a Profissionalidade Docente: a produção de conhecimento docente a partir de um ambiente não acadêmico |
title_full_unstemmed |
Clubes de Cartas e a Profissionalidade Docente: a produção de conhecimento docente a partir de um ambiente não acadêmico |
title_sort |
Clubes de Cartas e a Profissionalidade Docente: a produção de conhecimento docente a partir de um ambiente não acadêmico |
author |
Santana, Naomi Neri |
author_facet |
Santana, Naomi Neri |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Brunetta, Antonio Alberto Universidade Federal de Santa Catarina. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santana, Naomi Neri |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Clube de cartas. Saberes profissionais dos/as professores. Profissionalidade docente. Pen pal club. Teachers' professional knowledge. Teaching professionalism. |
topic |
Clube de cartas. Saberes profissionais dos/as professores. Profissionalidade docente. Pen pal club. Teachers' professional knowledge. Teaching professionalism. |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Ciências Sociais. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-28T17:20:37Z 2022-09-28T17:20:37Z 2022-09-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240230 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240230 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Open Access. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Open Access. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
49f application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652359918682112 |