Clubes de Cartas e a Profissionalidade Docente: a produção de conhecimento docente a partir de um ambiente não acadêmico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Naomi Neri
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240230
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Ciências Sociais.
id UFSC_9d6573851f3397d6b248817fde650b51
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/240230
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Clubes de Cartas e a Profissionalidade Docente: a produção de conhecimento docente a partir de um ambiente não acadêmicoClube de cartas.Saberes profissionais dos/as professores.Profissionalidade docente.Pen pal club.Teachers' professional knowledge.Teaching professionalism.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Ciências Sociais.Este artigo investiga a produção de conhecimento docente no clube de cartas, a definição do que é um clube de cartas e como é sua dinâmica de funcionamento, mais especificamente do clube O Envelope de Papel. A presente pesquisa também analisa de que modo a participação de professoras e professores nesse espaço colabora com a profissionalidade desses/as docentes, tendo em vista que o Clube de carta pode ser entendido como um espaço informal de contribuição à profissionalidade docente baseado na definição de Maurice Tardif (2000). A metodologia foi baseada em entrevistas guiadas por questionários semi estruturados e para a análise dos discursos, as professoras foram organizadas em tipos sociais. Resultados mostram que a existência de tipos indica que cada docente possui sua forma de se expressar e que a construção da profissionalidade docente é multifacetada.This article investigates the production of teaching knowledge in the pen pal club, the definition of what a pen pal club is and how it works, more specifically the O Envelope de Papel club. The present research also analyzes how the participation of teachers in this space collaborates with the professionalism of these teachers, considering that the pen pal club can be understood as an informal space for contribution to teaching professionalism based on Maurice's definition Tardif (2000). The methodology was based on interviews guided by semi-structured questionnaires and for the analysis of discourses, the teachers were organized into social types. Results show that the existence of types indicates that each teacher has their own way of expressing themselves and that the construction of teaching professionalism is multifaceted.Florianópolis, SC.Brunetta, Antonio AlbertoUniversidade Federal de Santa Catarina.Santana, Naomi Neri2022-09-28T17:20:37Z2022-09-28T17:20:37Z2022-09-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis49fapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240230Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-09-28T17:20:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/240230Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-09-28T17:20:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Clubes de Cartas e a Profissionalidade Docente: a produção de conhecimento docente a partir de um ambiente não acadêmico
title Clubes de Cartas e a Profissionalidade Docente: a produção de conhecimento docente a partir de um ambiente não acadêmico
spellingShingle Clubes de Cartas e a Profissionalidade Docente: a produção de conhecimento docente a partir de um ambiente não acadêmico
Santana, Naomi Neri
Clube de cartas.
Saberes profissionais dos/as professores.
Profissionalidade docente.
Pen pal club.
Teachers' professional knowledge.
Teaching professionalism.
title_short Clubes de Cartas e a Profissionalidade Docente: a produção de conhecimento docente a partir de um ambiente não acadêmico
title_full Clubes de Cartas e a Profissionalidade Docente: a produção de conhecimento docente a partir de um ambiente não acadêmico
title_fullStr Clubes de Cartas e a Profissionalidade Docente: a produção de conhecimento docente a partir de um ambiente não acadêmico
title_full_unstemmed Clubes de Cartas e a Profissionalidade Docente: a produção de conhecimento docente a partir de um ambiente não acadêmico
title_sort Clubes de Cartas e a Profissionalidade Docente: a produção de conhecimento docente a partir de um ambiente não acadêmico
author Santana, Naomi Neri
author_facet Santana, Naomi Neri
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brunetta, Antonio Alberto
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Naomi Neri
dc.subject.por.fl_str_mv Clube de cartas.
Saberes profissionais dos/as professores.
Profissionalidade docente.
Pen pal club.
Teachers' professional knowledge.
Teaching professionalism.
topic Clube de cartas.
Saberes profissionais dos/as professores.
Profissionalidade docente.
Pen pal club.
Teachers' professional knowledge.
Teaching professionalism.
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Ciências Sociais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-28T17:20:37Z
2022-09-28T17:20:37Z
2022-09-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240230
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 49f
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652359918682112