Construção de uma perspectiva curricular intercultural e inclusiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181394 |
Resumo: | A sociedade brasileira vem assumindo a necessidade de se promover o convívio social e a inserção profissional de pessoas diferenciadas, seja por identidades culturais, seja por limitações físicas e mentais. Isto pressupõe a implementação de processos educativos apropriados, assim como a formação dos educadores para trabalharem com a diversidade biocultural dos estudantes. Nesta direção, o Serviço Social da Indústria de Santa Catarina (SESI-SC) desenvolveu um projeto de formação de educadores que atuam em projetos de inclusão educacional de jovens e adultos com deficiências visuais, auditivas, motoras e mentais. Após um curso intensivo que permitiu o conhecimento das especificidades e as necessidades educacionais das pessoas com deficiências, realizou-se um processo de reflexão sobre a prática de algumas unidades de educação inclusiva de jovens e adultos do SESI em Santa Catarina. Partiu-se da caracterização preliminar dos objetivos, dos desafios principais, assim como das condições e necessidades educacionais dos estudantes e dos profissionais que constituem estas unidades operacionais. Realizou-se um encontro presencial em que foi se construindo dialogicamente a representação simbólica da prática educacional vivida. Construiu-se a partir das informações da prática, uma representação da organização curricular que serve como “mapa”, ou referência para cada unidade orientar sua reflexão e suas decisões educacionais cotidianas. Tal construção delineia princípios metodológicos e epistemológicos pertinentes à investigação-açãoeducativa dialógica e complexa. |
id |
UFSC_9e39d226226ccc37002180e6142baa92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/181394 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Construção de uma perspectiva curricular intercultural e inclusivaEducação InclusivaFormação de professoresInterculturalidadeA sociedade brasileira vem assumindo a necessidade de se promover o convívio social e a inserção profissional de pessoas diferenciadas, seja por identidades culturais, seja por limitações físicas e mentais. Isto pressupõe a implementação de processos educativos apropriados, assim como a formação dos educadores para trabalharem com a diversidade biocultural dos estudantes. Nesta direção, o Serviço Social da Indústria de Santa Catarina (SESI-SC) desenvolveu um projeto de formação de educadores que atuam em projetos de inclusão educacional de jovens e adultos com deficiências visuais, auditivas, motoras e mentais. Após um curso intensivo que permitiu o conhecimento das especificidades e as necessidades educacionais das pessoas com deficiências, realizou-se um processo de reflexão sobre a prática de algumas unidades de educação inclusiva de jovens e adultos do SESI em Santa Catarina. Partiu-se da caracterização preliminar dos objetivos, dos desafios principais, assim como das condições e necessidades educacionais dos estudantes e dos profissionais que constituem estas unidades operacionais. Realizou-se um encontro presencial em que foi se construindo dialogicamente a representação simbólica da prática educacional vivida. Construiu-se a partir das informações da prática, uma representação da organização curricular que serve como “mapa”, ou referência para cada unidade orientar sua reflexão e suas decisões educacionais cotidianas. Tal construção delineia princípios metodológicos e epistemológicos pertinentes à investigação-açãoeducativa dialógica e complexa.2017-11-26T00:18:28Z2017-11-26T00:18:28Z2009-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfFLEURI, R. M. Conferência de encerramento Temática: Interculturalidade: Conceitos e desafios In: II Seminário de Educação: INTERCULTURALIDADE, POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO ESCOLAR., 2009, Rolim de Moura. II Seminário de Educação: INTERCULTURALIDADE, POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO ESCOLAR. , 2009.https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181394FLEURI, Reinaldoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-26T00:18:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/181394Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-11-26T00:18:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção de uma perspectiva curricular intercultural e inclusiva |
title |
Construção de uma perspectiva curricular intercultural e inclusiva |
spellingShingle |
Construção de uma perspectiva curricular intercultural e inclusiva FLEURI, Reinaldo Educação Inclusiva Formação de professores Interculturalidade |
title_short |
Construção de uma perspectiva curricular intercultural e inclusiva |
title_full |
Construção de uma perspectiva curricular intercultural e inclusiva |
title_fullStr |
Construção de uma perspectiva curricular intercultural e inclusiva |
title_full_unstemmed |
Construção de uma perspectiva curricular intercultural e inclusiva |
title_sort |
Construção de uma perspectiva curricular intercultural e inclusiva |
author |
FLEURI, Reinaldo |
author_facet |
FLEURI, Reinaldo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FLEURI, Reinaldo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Inclusiva Formação de professores Interculturalidade |
topic |
Educação Inclusiva Formação de professores Interculturalidade |
description |
A sociedade brasileira vem assumindo a necessidade de se promover o convívio social e a inserção profissional de pessoas diferenciadas, seja por identidades culturais, seja por limitações físicas e mentais. Isto pressupõe a implementação de processos educativos apropriados, assim como a formação dos educadores para trabalharem com a diversidade biocultural dos estudantes. Nesta direção, o Serviço Social da Indústria de Santa Catarina (SESI-SC) desenvolveu um projeto de formação de educadores que atuam em projetos de inclusão educacional de jovens e adultos com deficiências visuais, auditivas, motoras e mentais. Após um curso intensivo que permitiu o conhecimento das especificidades e as necessidades educacionais das pessoas com deficiências, realizou-se um processo de reflexão sobre a prática de algumas unidades de educação inclusiva de jovens e adultos do SESI em Santa Catarina. Partiu-se da caracterização preliminar dos objetivos, dos desafios principais, assim como das condições e necessidades educacionais dos estudantes e dos profissionais que constituem estas unidades operacionais. Realizou-se um encontro presencial em que foi se construindo dialogicamente a representação simbólica da prática educacional vivida. Construiu-se a partir das informações da prática, uma representação da organização curricular que serve como “mapa”, ou referência para cada unidade orientar sua reflexão e suas decisões educacionais cotidianas. Tal construção delineia princípios metodológicos e epistemológicos pertinentes à investigação-açãoeducativa dialógica e complexa. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-01 2017-11-26T00:18:28Z 2017-11-26T00:18:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FLEURI, R. M. Conferência de encerramento Temática: Interculturalidade: Conceitos e desafios In: II Seminário de Educação: INTERCULTURALIDADE, POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO ESCOLAR., 2009, Rolim de Moura. II Seminário de Educação: INTERCULTURALIDADE, POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO ESCOLAR. , 2009. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181394 |
identifier_str_mv |
FLEURI, R. M. Conferência de encerramento Temática: Interculturalidade: Conceitos e desafios In: II Seminário de Educação: INTERCULTURALIDADE, POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO ESCOLAR., 2009, Rolim de Moura. II Seminário de Educação: INTERCULTURALIDADE, POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO ESCOLAR. , 2009. |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181394 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651984436199424 |