As orientações para o ensino de matemática nos Relatórios das Delegacias Regionais de São Paulo, período de 1930 a 1940
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204990 |
Resumo: | Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/index.php/educacao/article/view/1977 |
id |
UFSC_9e3f167dd3cb539b9c3f8212f5c546b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/204990 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
As orientações para o ensino de matemática nos Relatórios das Delegacias Regionais de São Paulo, período de 1930 a 1940AritméticaFormação de professoresPrática de EnsinoDisponível em: https://periodicos.set.edu.br/index.php/educacao/article/view/1977No presente trabalho analisamos as orientações contidas nos relatórios das delegacias regionais de ensino, para o ensino de matemática. Tais relatórios foram produzidos em tempos nos quais o modelo de escola paulista se organizou e se comprometeu em dar visibilidade às práticas que deveriam constituir referência para as demais escolas do país, possibilitando, assim, a imitabilidade, ao mesmo tempo que produziam mecanismos que garantissem a vigilância dessas práticas, e de todos os aspectos que deveriam compor a escola ideal. As análises empreendidas referem-se a questões de metodologia, concepção de ensino e de formação de professores, observa-se uma centralidade concedida à matéria de Aritmética, e a existência de mecanismos acionados para o enfrentamento de problemas pela crescente reprovação nessa matéria, condicionando, assim, a organização de currículos, concepção de ensino, exames, etcInterfaces Científicas2020-03-30T18:54:38Z2020-03-30T18:54:38Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, Martha Raíssa Santana da. As orientações para o ensino de matemática nos relatórios das delegacias regionais de São Paulo, período de 1930 a 1940. Interfaces Científicas - Educação, v. 3, p. 97-107, 2015.2316-3828https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204990Silva, Martha Raíssa Iane Santana daporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-30T18:54:38Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/204990Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-30T18:54:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As orientações para o ensino de matemática nos Relatórios das Delegacias Regionais de São Paulo, período de 1930 a 1940 |
title |
As orientações para o ensino de matemática nos Relatórios das Delegacias Regionais de São Paulo, período de 1930 a 1940 |
spellingShingle |
As orientações para o ensino de matemática nos Relatórios das Delegacias Regionais de São Paulo, período de 1930 a 1940 Silva, Martha Raíssa Iane Santana da Aritmética Formação de professores Prática de Ensino |
title_short |
As orientações para o ensino de matemática nos Relatórios das Delegacias Regionais de São Paulo, período de 1930 a 1940 |
title_full |
As orientações para o ensino de matemática nos Relatórios das Delegacias Regionais de São Paulo, período de 1930 a 1940 |
title_fullStr |
As orientações para o ensino de matemática nos Relatórios das Delegacias Regionais de São Paulo, período de 1930 a 1940 |
title_full_unstemmed |
As orientações para o ensino de matemática nos Relatórios das Delegacias Regionais de São Paulo, período de 1930 a 1940 |
title_sort |
As orientações para o ensino de matemática nos Relatórios das Delegacias Regionais de São Paulo, período de 1930 a 1940 |
author |
Silva, Martha Raíssa Iane Santana da |
author_facet |
Silva, Martha Raíssa Iane Santana da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Martha Raíssa Iane Santana da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aritmética Formação de professores Prática de Ensino |
topic |
Aritmética Formação de professores Prática de Ensino |
description |
Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/index.php/educacao/article/view/1977 |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2020-03-30T18:54:38Z 2020-03-30T18:54:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Martha Raíssa Santana da. As orientações para o ensino de matemática nos relatórios das delegacias regionais de São Paulo, período de 1930 a 1940. Interfaces Científicas - Educação, v. 3, p. 97-107, 2015. 2316-3828 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204990 |
identifier_str_mv |
SILVA, Martha Raíssa Santana da. As orientações para o ensino de matemática nos relatórios das delegacias regionais de São Paulo, período de 1930 a 1940. Interfaces Científicas - Educação, v. 3, p. 97-107, 2015. 2316-3828 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204990 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Interfaces Científicas |
publisher.none.fl_str_mv |
Interfaces Científicas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652233573662720 |