As orientações para o ensino de matemática nos Relatórios das Delegacias Regionais de São Paulo, período de 1930 a 1940

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Martha Raíssa Iane Santana da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204990
Resumo: Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/index.php/educacao/article/view/1977
id UFSC_9e3f167dd3cb539b9c3f8212f5c546b6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/204990
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling As orientações para o ensino de matemática nos Relatórios das Delegacias Regionais de São Paulo, período de 1930 a 1940AritméticaFormação de professoresPrática de EnsinoDisponível em: https://periodicos.set.edu.br/index.php/educacao/article/view/1977No presente trabalho analisamos as orientações contidas nos relatórios das delegacias regionais de ensino, para o ensino de matemática. Tais relatórios foram produzidos em tempos nos quais o modelo de escola paulista se organizou e se comprometeu em dar visibilidade às práticas que deveriam constituir referência para as demais escolas do país, possibilitando, assim, a imitabilidade, ao mesmo tempo que produziam mecanismos que garantissem a vigilância dessas práticas, e de todos os aspectos que deveriam compor a escola ideal. As análises empreendidas referem-se a questões de metodologia, concepção de ensino e de formação de professores, observa-se uma centralidade concedida à matéria de Aritmética, e a existência de mecanismos acionados para o enfrentamento de problemas pela crescente reprovação nessa matéria, condicionando, assim, a organização de currículos, concepção de ensino, exames, etcInterfaces Científicas2020-03-30T18:54:38Z2020-03-30T18:54:38Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, Martha Raíssa Santana da. As orientações para o ensino de matemática nos relatórios das delegacias regionais de São Paulo, período de 1930 a 1940. Interfaces Científicas - Educação, v. 3, p. 97-107, 2015.2316-3828https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204990Silva, Martha Raíssa Iane Santana daporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-30T18:54:38Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/204990Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-30T18:54:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv As orientações para o ensino de matemática nos Relatórios das Delegacias Regionais de São Paulo, período de 1930 a 1940
title As orientações para o ensino de matemática nos Relatórios das Delegacias Regionais de São Paulo, período de 1930 a 1940
spellingShingle As orientações para o ensino de matemática nos Relatórios das Delegacias Regionais de São Paulo, período de 1930 a 1940
Silva, Martha Raíssa Iane Santana da
Aritmética
Formação de professores
Prática de Ensino
title_short As orientações para o ensino de matemática nos Relatórios das Delegacias Regionais de São Paulo, período de 1930 a 1940
title_full As orientações para o ensino de matemática nos Relatórios das Delegacias Regionais de São Paulo, período de 1930 a 1940
title_fullStr As orientações para o ensino de matemática nos Relatórios das Delegacias Regionais de São Paulo, período de 1930 a 1940
title_full_unstemmed As orientações para o ensino de matemática nos Relatórios das Delegacias Regionais de São Paulo, período de 1930 a 1940
title_sort As orientações para o ensino de matemática nos Relatórios das Delegacias Regionais de São Paulo, período de 1930 a 1940
author Silva, Martha Raíssa Iane Santana da
author_facet Silva, Martha Raíssa Iane Santana da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Martha Raíssa Iane Santana da
dc.subject.por.fl_str_mv Aritmética
Formação de professores
Prática de Ensino
topic Aritmética
Formação de professores
Prática de Ensino
description Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/index.php/educacao/article/view/1977
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2020-03-30T18:54:38Z
2020-03-30T18:54:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Martha Raíssa Santana da. As orientações para o ensino de matemática nos relatórios das delegacias regionais de São Paulo, período de 1930 a 1940. Interfaces Científicas - Educação, v. 3, p. 97-107, 2015.
2316-3828
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204990
identifier_str_mv SILVA, Martha Raíssa Santana da. As orientações para o ensino de matemática nos relatórios das delegacias regionais de São Paulo, período de 1930 a 1940. Interfaces Científicas - Educação, v. 3, p. 97-107, 2015.
2316-3828
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204990
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Interfaces Científicas
publisher.none.fl_str_mv Interfaces Científicas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652233573662720