Desenvolvimento de competências transversais: uma proposta de capacitação para as equipes dos Setores de Assuntos Estudantis da Universidade Federal da Fronteira Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonatto, Maxsuel César
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253276
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2023.
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spelling Desenvolvimento de competências transversais: uma proposta de capacitação para as equipes dos Setores de Assuntos Estudantis da Universidade Federal da Fronteira SulUniversidades e faculdadesGestão por competênciasAdministração universitáriaEstudantesDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2023.Na contemporaneidade, a área de gestão de pessoas ocupa uma posição estratégica nas organizações. No contexto do serviço público brasileiro, a publicação do Decreto n° 5.707/2006 demarcou a inserção do modelo de gestão por competências na administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Embora tenha sido revogado com a publicação do Decreto n° 9.991/2019, manteve-se a finalidade de promover a gestão estratégica de pessoas nesta esfera governamental. Este estudo teve como objetivo geral analisar como desenvolver as competências transversais de servidores que atuam nos Setores de Assuntos Estudantis (SAEs) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Esta pesquisa possui natureza aplicada, de caráter qualitativo e quantitativo e é classificada como descritiva. Apresenta características de uma pesquisa bibliográfica, documental, pesquisa de campo e estudo de caso. Para a coleta de dados, além de análise documental e bibliográfica, fez-se uso de entrevistas semiestruturadas e questionário. No total, foram aplicadas onze entrevistas e quinze questionários. A análise dos dados coletados ocorreu por meio de técnicas de análise de conteúdo e de estatística descritiva. Como resultado, foram mapeados 44 indicadores de competências transversais requeridas aos servidores dos SAEs. Destes, 31 apresentaram lacunas de desenvolvimento com graus de 0,07 a 0,73 ponto, em escala Likert de 5 pontos, indicando lacunas de grau muito fraco. Para tanto, elaborou-se uma proposta de capacitação visando ao desenvolvimento das competências transversais que apresentaram lacunas, a qual foi composta de ações de capacitação nas modalidades curso, palestra, minicurso e workshop. Tais ações de capacitação foram organizadas em oito categorias, sendo sete baseadas nas competências transversais de um setor público de alto desempenho propostas pela ENAP (2021): resolução de problemas com base em dados, foco nos resultados para os cidadãos, independência digital, comunicação, trabalho em equipe, orientação por valores éticos e visão sistêmica, e uma categoria oitava, denominada institucional.Abstract: In contemporary times, the area of people management occupies a strategic position in organizations. In the context of the Brazilian public service, the publication of Decree No. 5.707/2006 marked the insertion of the competency-based management model in direct, autonomous and fundamental federal public administration. Although it was revoked with the publication of Decree No. 9.991/2019, the purpose of promoting the strategic management of people in this government sphere remained. This study had the general objective of analyzing how to develop the transversal skills of employees who work in the Student Affairs Sectors (SAEs) of the Federal University of Fronteira Sul (UFFS). This research is applied in nature, qualitative and quantitative in nature and is often descriptive. It presents characteristics of bibliographical, documentary research, field research and case study. For data collection, in addition to documentary and bibliographic analysis, semi-structured interviews and a questionnaire were used. In total, eleven interviews and fifteen questionnaires were administered. The analysis of the data found occurred using content analysis and descriptive statistics techniques. As a result, 44 indicators of transversal skills required of SAE employees were mapped. Of these, 31 presented development gaps with degrees of 0,07 to 0,73 points, on a 5-point Likert scale, reducing gaps of a very weak degree. To this end, a training proposal was prepared promoting the development of transversal skills that filled gaps, which was composed of training actions in the form of courses, lectures, mini-courses and workshops. Such training actions were organized into eight categories, seven of which are based on the transversal competencies identified by ENAP (2021): data-based problem solving, focus on results for citizens, digital mindset, communication, teamwork, values orientation by ethics and systemic vision, and an eighth category, called institutional.Tosta, Kelly Cristina Benetti TonaniUniversidade Federal de Santa CatarinaBonatto, Maxsuel César2023-12-14T23:29:25Z2023-12-14T23:29:25Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis203 p.| il.application/pdf385432https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253276porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-18T16:00:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/253276Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-01-18T16:00:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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