Professores de geografia e a cartografia escolar: um diálogo necessário para a educação geográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Augusto Cesar
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250250
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2023.
id UFSC_9e9bfab02bbb3d14dd6c5d29cebb47aa
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/250250
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Professores de geografia e a cartografia escolar: um diálogo necessário para a educação geográficaGeografiaEducaçãoCartografiaProfessores de geografiaRaciocínioDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2023.A linguagem cartográfica é um dos temas que diferencia a Geografia das outras áreas do saber das Ciências Humanas e Sociais e que está presente no currículo escolar no Brasil. Com isso, a presente dissertação procura aprofundar o debate dos saberes cartográficos sobre professores de Geografia das escolas catarinenses. No cerne da pesquisa, o leitor encontrará uma profícua produção acadêmica sobre Cartografia Escolar sendo desenvolvida como método de ensino e pesquisa em Geografia e entenderá a necessidade de melhora em algumas situações. Objetivou-se neste trabalho investigar as dificuldades e os saberes dos professores de Geografia para ensinar Cartografia, segundo os conteúdos da unidade temática ?Formas de representação e pensamento espacial? da componente curricular Geografia nos documentos oficiais da educação brasileira. Como metodologia, a pesquisa adotou o Método Qualitativo, no qual a teoria que fundamenta a pesquisa está em autores como Rosângela Doin de Almeida; Lana de Souza Cavalcanti; Ronaldo Goulart Duarte; Elza Yasuko Passini e Márcia Cristina Urze Risette. Para caracterizar uma análise dos saberes e dificuldades dos professores em ensinar Cartografia na Educação Geográfica, foi realizada uma pesquisa documental da Base Nacional Comum Curricular e do Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense; em seguida, uma revisão bibliográfica acadêmica da produção da Cartografia Escolar e, por fim, foi empregado um questionário aos professores de Geografia que atuam ou atuaram recentemente nas escolas de Educação Básica de Santa Catarina. Como resultado, obtivemos 103 respostas, o que tornou possível verificar a necessidade de aprofundar as atividades desenvolvidas em Cartografia no Ensino Fundamental, bem como melhorar os currículos universitários da Licenciatura, com um enfoque no ensino da Cartografia Escolar e na produção de recursos didáticos produzidos pelos próprios docentes.Abstract: Cartographic language is what distinguishes Geography from other knowledge areas of Human and Social Sciences, and it is part of the school curriculum in Brazil.That said, this dissertation aims to deepen on the debate about cartographic knowledge of Geography teachers from the schools of the state of Santa Catarina. In this research proper, the reader will be told about a large academic production of school Cartography as a teaching and research method in Geography and may realize the need for improvement in many instances. The theory shaping this research is to be found in authors like Rosângela Doin de Almeida; Lana de Souza Cavalcanti; Ronaldo Goulart Duarte; Elza Yasuko Passini and Márcia Cristina Urze Risette. In order to create a profile of the cartographic knowledge in Geographic education, we made a research of the Brazilian Common National Curriculum Base and as well of the Basic Curriculum of Early Childhood Education in the territory of Santa Catarina. Afterwards, we made a bibliographical academic review of the production concerning school Cartography, and finally we submitted a questionnaire to Geography teachers that work now or have recently worked in primary schools in Santa Catarina. From the responses to the questionnaire we were able to identify the need to increase activities in Cartography in the early years of schooling and to improve graduation curriculums as well, focussing on how teachers-to-be can teach Cartography in school and produce themselves additional educational resources.Nascimento, Rosemy da SilvaUniversidade Federal de Santa CatarinaMendes, Augusto Cesar2023-09-05T23:12:56Z2023-09-05T23:12:56Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis97 p.| il., gráfs.application/pdf383409https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250250porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-05T23:12:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/250250Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-09-05T23:12:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Professores de geografia e a cartografia escolar: um diálogo necessário para a educação geográfica
title Professores de geografia e a cartografia escolar: um diálogo necessário para a educação geográfica
spellingShingle Professores de geografia e a cartografia escolar: um diálogo necessário para a educação geográfica
Mendes, Augusto Cesar
Geografia
Educação
Cartografia
Professores de geografia
Raciocínio
title_short Professores de geografia e a cartografia escolar: um diálogo necessário para a educação geográfica
title_full Professores de geografia e a cartografia escolar: um diálogo necessário para a educação geográfica
title_fullStr Professores de geografia e a cartografia escolar: um diálogo necessário para a educação geográfica
title_full_unstemmed Professores de geografia e a cartografia escolar: um diálogo necessário para a educação geográfica
title_sort Professores de geografia e a cartografia escolar: um diálogo necessário para a educação geográfica
author Mendes, Augusto Cesar
author_facet Mendes, Augusto Cesar
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nascimento, Rosemy da Silva
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Augusto Cesar
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
Educação
Cartografia
Professores de geografia
Raciocínio
topic Geografia
Educação
Cartografia
Professores de geografia
Raciocínio
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2023.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-05T23:12:56Z
2023-09-05T23:12:56Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 383409
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250250
identifier_str_mv 383409
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 97 p.| il., gráfs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652217898500096