Raciocínio geográfico, pensamento espacial e cartografia na educação geográfica brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Ronaldo Goulart
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Vanzella Castellar, Sonia Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3833
Resumo: Neste artigo o nosso objetivo será analisar a centralidade do desenvolvimento do raciocínio geográfico no currículo de Geografia da escola básica brasileira. Compreendemos essa modalidade cognitiva como um sistema de pensamento que põe em movimento articulado os conceitos e princípios da Ciência Geográfica em conexão à capacidade de pensar espacialmente, notadamente com o apoio da linguagem cartográfica. Essa cognição geográfica é mobilizada por perguntas geográficas e estas, por sua vez, estão contextualizadas por situações geográficas selecionadas ou construídas pelos professores dessa matéria escolar. A Cartografia Escolar é, nesse sistema, simultaneamente um conteúdo e uma metodologia e o pensamento espacial é um conteúdo procedimental que compõe o raciocínio geográfico. Entendemos que essa tarefa é de imensa importância para os profissionais vinculados à Educação Geográfica, comungando do princípio de que esse é um caminho robusto para assegurar relevância social e pertinência desse componente curricular para a formação cidadã no país.
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