Raciocínio geográfico, pensamento espacial e cartografia na educação geográfica brasileira
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3833 |
Resumo: | Neste artigo o nosso objetivo será analisar a centralidade do desenvolvimento do raciocínio geográfico no currículo de Geografia da escola básica brasileira. Compreendemos essa modalidade cognitiva como um sistema de pensamento que põe em movimento articulado os conceitos e princípios da Ciência Geográfica em conexão à capacidade de pensar espacialmente, notadamente com o apoio da linguagem cartográfica. Essa cognição geográfica é mobilizada por perguntas geográficas e estas, por sua vez, estão contextualizadas por situações geográficas selecionadas ou construídas pelos professores dessa matéria escolar. A Cartografia Escolar é, nesse sistema, simultaneamente um conteúdo e uma metodologia e o pensamento espacial é um conteúdo procedimental que compõe o raciocínio geográfico. Entendemos que essa tarefa é de imensa importância para os profissionais vinculados à Educação Geográfica, comungando do princípio de que esse é um caminho robusto para assegurar relevância social e pertinência desse componente curricular para a formação cidadã no país. |
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