Modelo de otimização de contêiner para o carregamento de unidades condensadoras: o caso de uma empresa do norte catarinense
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197258 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia de Transportes e Logística. |
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Modelo de otimização de contêiner para o carregamento de unidades condensadoras: o caso de uma empresa do norte catarinenseTransportesContentorEmbalagemLayout de contêinerTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia de Transportes e Logística.Toda embalagem deve ser adequada ao produto de forma a manter a integridade física evitando danos durante o transporte. Dentre os cuidados e tratamentos específicos da embalagem, inclui-se a forma de layout atribuído ao carregamento. Quando acondicionadas em um contentor, a disposição das embalagens precisa ser avaliada, arranjando-as de forma segura a fim de evitar perdas de valor. Este trabalho trata-se de um estudo de caso em uma empresa multinacional de linha branca localizada em Joinville - Santa Catarina, Brasil. Como objetivo principal, buscou-se a otimização do layout de contêineres e um consequente aumento na saturação do transporte das mercadorias. Para tanto, utilizou-se o método de pesquisa exploratório de abordagem qualitativa cuja aplicação teve por finalidade a elaboração de um procedimento padrão que possa ser aplicado a casos semelhantes. A partir do problema recebido, observou-se o processo de produção, armazenagem e transporte onde foi identificado como ponto falho tanto as embalagens quanto a forma de acondicionamento das mesmas. Por fim, criou-se um procedimento que ao ser aplicado comprovou-se eficiente. Entre os principais resultados alcançados, se destacam o aumento da produtividade do setor, a padronização das embalagens de uma amostra de mercadorias e redução de 50% dos custos logísticos de transporte. Para trabalhos futuros, sugere-se a aplicação do estudo para todas as unidades do setor, afim de padronizar ao máximo o transporte das cargas e otimizar o espaço de armazenagem.Joinville, SCGarcia, Janaina RenataUniversidade Federal de Santa CatarinaPerassa, Mariana Cândido2019-07-09T16:14:39Z2019-07-09T16:14:39Z2019-06-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis32application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197258info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-07-09T16:14:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/197258Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-09T16:14:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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