As tecnologias digitais nas escolas do campo: contextos, desafios e possibilidades
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129546 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2014. |
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As tecnologias digitais nas escolas do campo: contextos, desafios e possibilidadesEducaçãoEscolas ruraisTecnologia educacionalTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2014.O objetivo geral desta pesquisa é refletir sobre o papel das tecnologias digitais nas escolas do campo no Brasil contemporâneo, buscando constituir referências iniciais para futuras pesquisas sobre o tema na área da Educação do Campo. As abordagens teóricas propostas na pesquisa refletem sobre uma educação do campo pensada também por quem vive nas zonas rurais: camponeses, quilombolas, trabalhadores empobrecidos, que radicalizam suas ações em busca de condições básicas de sobrevivência, terra, teto, saúde, educação. Ao levar em conta esses "outros sujeitos" (ARROYO), a tese não descola a reflexão sobre educação e tecnologias digitais da crítica a toda uma lógica colonialista de mercado e de ciência predominante na sociedade contemporânea. O trabalho se apoia também nos Estudos Pós-coloniais (QUIJANO; SAID;SANTOS; MENESES), em sua crítica ao eurocentrismo nas concepções de ciência, poder e saber, e nas referências da Educação do Campo no Brasil (ARROYO; CALDART; FERNANDES; MUNARIM). Propõem se condições para políticas públicas de educação e tecnologias digitais que promovam o exercício da cidadania, a partir dos estudos sobre mídia-educação (BONILLA; OLIVEIRA; BUCKINGHAM; FANTIN; GIRARDELLO; OROFINO; JENKINS; KELLNER; SHARE; RIVOLTELLA; SILVERSTONE; ZANCHETTA JR.). A tese se constituiu a partir de dois diferentes conjuntos de evidências: 1) o que faz referência a sujeitos que vivem no campo, atuam ou refletem sobre as escolas do campo. 2) o que faz referência a dois programas de governo para a ?inclusão digital? das escolas do campo: Escola Ativa e Pronacampo. No primeiro conjunto reflete-se sobre visitas a escolas do campo no interior das cidades de Blumenau e Brusque (SC) entrevistas formais e informais com professores e funcionários das secretarias de educação daqueles munícipios e também de municípios em vários outros estados que participaram dos módulos de formação do programa Escola Ativa e com ativistas, educadores e pesquisadores ligados ao Movimento Sem Terra, à Licenciatura em Educação do Campo (UFSC) e a escolas do campo de Santa Catarina e Paraná. Evidencia-se neste trabalho a importância de uma educação que proporcione aos professores e estudantes momentos de conhecimento e reflexão sobre as mídias e tecnologias digitais, e de que estes se reconheçam enquanto atores críticos em seus contextos. Avalia-se que as escolas do campo, ao tensionar formas hegemônicas de pensar e fazer a educação, tornam-se um espaço privilegiado para novas experimentações pedagógicas. Conclui-se que é importante problematizar o formato e a ideologia das propostas de inserção de tecnologias digitais nas escolas do campo, considerando em que medida elas apenas têm como foco a melhoria da aprendizagem de uma população supostamente carente de saberes, ou se, por outro lado, além de proporcionar o acesso ao conhecimento produzido pela humanidade, elas propõem espaços de comunicação e criação de redes que fortaleçam as reivindicações dos sujeitos do campo.<br>Abstract : The general objective of this study is to reflect on the role of digital technologies in rural schools in Brazil today, to establish the initial references for future studies about this issue in the field of rural education. The theoretical approaches proposed in the study reflect on a rural education as it is considered by those who live in rural areas: including farmworkers, residents of quilombos and poor workers who radicalize their actions in search of basic conditions for survival, land, housing, healthcare and education. By considering these "other subjects" the thesis does not separate its reflection on education and digital technologies from a criticism of the colonialist market perspective and scientistic ideology that are predominant in contemporary society. The work is also supported by Colonial Studies thinkers and their criticism of Eurocentric concepts of science, power and knowledge, and by studies of rural education in Brazil. It proposes conditions for public education and digital technology policies that promote an exercise of citizenship based on media-education studies. The thesis is organized around two different empirical foci. The first refers to subjects who live in rural areas or who act or reflect on rural schools. The second involves two government "digital inclusion" programs: the Escola Ativa [Active School] and Pronacampo [National Rural Program].The first focus reflects on visits to rural schools in the municipalities of Blumenau and Brusque (SC), where formal and informal interviews were conducted with teachers and employees of the secretariats of education in those municipalities and in municipalities in various other states that participate in the educational modules of the Escola Ativa program and with activists, educators and researchers linked to the Landless Movement (MST), to the teacher certification in rural education program at the Federal University at Santa Catarina and to rural schools in Santa Catarina and Paraná. The work reveals the importance of education that provides teachers and students moments of knowledge and reflection about digital media and technologies, and that students and teachers see themselves as critical actors in their contexts. It understands that because rural schools manifest contradictions in hegemonic forms of thinking about and conducting education, they become key spaces for new pedagogical experimentation. The thesis concludes that it is essential to analyze the format and ideology of proposals for the insertion of digital technology in rural schools, considering to what degree they go beyond simply providing access to knowledge to create spaces for communication and the establishment of networks that meet the needs of rural subjects.Girardello, GilkaUniversidade Federal de Santa CatarinaMunarim, Iracema2015-02-05T21:13:26Z2015-02-05T21:13:26Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis184 p.| il.application/pdf327574https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129546porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-05T21:13:26Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/129546Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-05T21:13:26Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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