Influência dos processos de aprendizagem organizacional na revisão do sistema de avaliação de desempenho
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216704 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2020. |
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Influência dos processos de aprendizagem organizacional na revisão do sistema de avaliação de desempenhoEngenharia de produçãoAvaliação de desempenho organizacionalAprendizagem organizacionalTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2020.A pesquisa sobre o ciclo de vida do Sistema de Avaliação de Desempenho se preocupa com questões referentes à evolução do Sistema para o apoio à gestão dentro de uma organização, com os estágios de concepção/design, implementação, uso e revisão, baseados no alinhamento com a estratégia organizacional. A estratégia é vista como um guia para o estabelecimento do Sistema, assim como o próprio Sistema conduz e direciona para o alcance da estratégia em um fluxo cíclico. A Aprendizagem Organizacional é vista como processo para alcançar a renovação estratégica em uma empresa, onde se institucionalizam nos elementos organizacionais os conhecimentos construídos pelas pessoas. Nesse sentido, considera-se que a Aprendizagem Organizacional vai afetar o Sistema no sentido de tornar necessária a revisão para atualizá-lo às mudanças estratégicas promovidas. Assim, esta tese teve por objetivo compreender como os processos de Aprendizagem Organizacional ? Intuir, Interpretar, Integrar e Institucionalizar ? se manifestam no estágio de revisão do ciclo de vida do Sistema de Avaliação de Desempenho. Para tanto, adotou-se o arcabouço teórico da área da Psicologia, denominado Framework dos 4Is, com o objetivo de aplicá-lo para estudar como os processos de Aprendizagem Organizacional influenciam a revisão de um Sistema de Avaliação de Desempenho em uma organização. Com base nesse arcabouço, desenvolveram-se os construtos da pesquisa, que permitiram a identificação da operacionalização dos processos de aprendizagem nas mudanças realizadas no sistema da empresa. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa e interpretativista, utilizando-se de um estudo de caso, no qual foram coletados dados com base em entrevistas, documentos e observação, avaliados por meio de análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa apontam para a ocorrência dos processos de Aprendizagem Organizacional previstos no Framework dos 4Is ? Intuir, Interpretar, Integrar e Institucionalizar ? nas três mudanças identificadas na estrutura do Sistema de Avaliação de Desempenho existente na unidade de análise selecionada. Em todas as três mudanças sinalizadas no sistema da empresa, foram identificados interações e processos de expansão e compartilhamento de ideias entre as pessoas, havendo a reflexão mútua, as quais caracterizam o fluxo de construção do conhecimento conjunto para institucionalização nos elementos do Sistema de Avaliação de Desempenho após a execução da revisão. Nesse sentido, é possível afirmar que a tese proposta possui evidências suficientes para suportá-la, de que o Sistema de Avaliação de Desempenho Organizacional recebe influências dos processos de Aprendizagem Organizacional por meio da incorporação do conhecimento construído em conjunto pelas pessoas nos elementos constitutivos do sistema para se adequar aos direcionamentos estratégicos mutáveis da organização.Abstract: The research about the Performance Management System life cycle is concerned with issues related to the evolution of systems to support management within an organization, from the conception, implementation, use and review stages, based on alignment with the organizational strategy. The strategy is seen as a guide for the establishment of the system, just as the system itself leads and directs towards the achievement of the strategy, in a cyclical flow. Organizational Learning is seen as a process to achieve strategic renovation, where the knowledge built by people is institutionalized in the organizational elements. In this sense, we consider that Organizational Learning will affect the System, because it will be necessary to update the system to suit the strategic changes promoted. Thus, this thesis aims to understand how Organizational Learning processes - Intuiting, Interpreting, Integrating and Institutionalizing - are manifested in the review stage of the Performance Management System life cycle. Therefore, we adopted a theoretical framework from the psychology field, called the 4I Framework, intending to study how the Organizational Learning processes influence the Performance Management System review in the company. Based on this framework, the research constructs were developed, which allowed the identification of the learning process operationalization in the changes made in the company's system. The research followed a qualitative and interpretive approach, using a case study, in which data were collected based on interviews, documents and observation, assessed through content analysis. The research results point to the occurrence of the Organizational Learning processes predicted in the 4I Framework - Intuiting, Interpreting, Integrating and Institutionalizing - in the three changes identified in the Performance Management System structure existing in the analysis´s selected unit. We have identified interactions and processes for expanding ideas between the company´s individuals, with mutual reflection, in all the three changes identified that have taken place in the company's system. These reflections characterize the knowledge construction flow for institutionalization in the Performance Management System elements after the review´s execution. In conclusion, we affirm the proposed thesis has sufficient evidence to support it, that the organizational Performance Management System receives influences from the Organizational Learning processes through the incorporation of knowledge built in group by the people in the system?s constitutive elements, to suit the changing strategic guidelines of the organization.Ensslin, Sandra RolimUniversidade Federal de Santa CatarinaMatos, Lucas dos Santos2020-10-21T21:32:59Z2020-10-21T21:32:59Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis172 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf370184https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216704porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-26T15:34:22Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/216704Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-07-26T15:34:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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