Alteridades (In)visíveis na educação de surdos: intérpretes educacionais em construção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Diego Machado da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229447
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Letras LIBRAS.
id UFSC_a0eb19b629d62fd9091b001791c8f625
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/229447
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Alteridades (In)visíveis na educação de surdos: intérpretes educacionais em construçãoFormação continuadaAlteridade surdaSurdo com deficiênciaLibrasIntérprete educacionalTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Letras LIBRAS.Neste trabalho, apresenta-se uma reflexão sobre a formação e a atuação de intérpretes educacionais de Libras-Português com estudantes surdos com deficiência(s). Como, muitas vezes, a formação para atuar com os estudantes surdos com deficiência(s) não faz parte da formação dos intérpretes de Libras-Português, buscamos compreender melhor o perfil, a atuação e a formação desses profissionais. Partimos do pressuposto de que a interpretação, no âmbito educacional com estudantes surdos com deficiência(s), é muito específica e exige que os intérpretes dominem conhecimentos didáticos e pedagógicos requeridos pelo contexto educacional, assim como conhecimentos sobre a especificidade do estudante surdo com deficiência(s) para quem interpreta. Nesse sentido, a pesquisa de abordagem qualitativa e quantitativa, aqui apresentada, contou com uma coleta de dados realizada por meio da elaboração e aplicação de um questionário on-line, via Google Forms, com perguntas e respostas prioritariamente objetivas. Contamos com 43 participantes inicialmente, mas, após a filtragem, selecionamos 35 respondentes que se encaixaram no perfil esperado. Após a coleta de dados, procedeu-se à sua sistematização e análise, amparada em uma literatura especializada. Os dados sinalizam que os intérpretes reconhecem a diferença que existe na interpretação educacional para surdos sem deficiência(s) em relação àquela feita para surdos com deficiência, reconhecendo a importância de uma formação continuada que os capacite como especialistas nesse tipo de atuação. Como resultado, constatou-se que os participantes evidenciam que sua formação atual não contempla a complexidade da atuação do intérprete educacional, inclusive quando esta ocorre com surdos com deficiência(s) associadas. Além disso, vimos que os intérpretes sentir-se-iam mais seguros com o trabalho em dupla e com apoio multidisciplinar da escola.Florianópolis, SCRodrigues, Carlos HenriqueUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Diego Machado da2021-10-20T11:31:48Z2021-10-20T11:31:48Z2019-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis51f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229447info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-10-20T11:31:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/229447Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-10-20T11:31:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Alteridades (In)visíveis na educação de surdos: intérpretes educacionais em construção
title Alteridades (In)visíveis na educação de surdos: intérpretes educacionais em construção
spellingShingle Alteridades (In)visíveis na educação de surdos: intérpretes educacionais em construção
Silva, Diego Machado da
Formação continuada
Alteridade surda
Surdo com deficiência
Libras
Intérprete educacional
title_short Alteridades (In)visíveis na educação de surdos: intérpretes educacionais em construção
title_full Alteridades (In)visíveis na educação de surdos: intérpretes educacionais em construção
title_fullStr Alteridades (In)visíveis na educação de surdos: intérpretes educacionais em construção
title_full_unstemmed Alteridades (In)visíveis na educação de surdos: intérpretes educacionais em construção
title_sort Alteridades (In)visíveis na educação de surdos: intérpretes educacionais em construção
author Silva, Diego Machado da
author_facet Silva, Diego Machado da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Carlos Henrique
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Diego Machado da
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada
Alteridade surda
Surdo com deficiência
Libras
Intérprete educacional
topic Formação continuada
Alteridade surda
Surdo com deficiência
Libras
Intérprete educacional
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Letras LIBRAS.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-13
2021-10-20T11:31:48Z
2021-10-20T11:31:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229447
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229447
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 51f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652084755562496