Diretrizes para elaboração orçamentária em instituição de ensino superior, alicerçadas nos pressupostos do ABC - Activity Based Costing: o caso da Estácio de Sá de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amarante, Fabiane Maria Sapucaia de
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83344
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração.
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spelling Diretrizes para elaboração orçamentária em instituição de ensino superior, alicerçadas nos pressupostos do ABC - Activity Based Costing: o caso da Estácio de Sá de Santa CatarinaAdministraçãoUniversidades e faculdadesDotações e dispêndiosOrçamentoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração.O presente estudo tem como objetivo a definição de diretrizes a serem observadas na proposta orçamentária em uma IES, considerados os princípios do ABC - Custeio Baseado em Atividades, através da qual as organizações melhoram serviços e definem com maior precisão os custos das atividades realizadas. Esta concepção orienta a tomada de decisões nas IES, tornando-as mais competitivas na prestação de seus serviços, principalmente frente as mudanças e desafios impostos pela competitividade do setor no Brasil , particularmente em Santa Catarina. Como Instituição de referência para a elaboração do estudo, foi selecionada a Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina, por oferecer a oportunidade de cumprir, nos trabalhos desenvolvidos, todas as orientações metodológicas pertinentes a uma observação participante, na qual o investigador, além de dispor das informações necessárias para o cumprimento dos objetivos de pesquisa, deve poder interagir no processo de execução das atividades em análise. A metodologia utilizada permite confrontar a prática atualmente desenvolvida pela IES com o modelo teórico apresentado por Kaplan e Cooper (2000), que recomendam o cumprimento de um conjunto de etapas que tornam mais consistente a implementação do planejamento orçamentário por atividades. Como conclusão da experiência vivida na Instituição, são apresentadas diretrizes que devem ser incorporadas ao modelo teórico tomado por referência e que levam em consideração a particularidade da relação vivida pela IES com sua Mantenedora, que adota modelo gerencial essencialmente centralizador. Estas diretrizes tem por destaque a necessidade de compatibilização do processo orçamentário adotado na prática, simultaneamente ao desenvolvimento do orçamento proposto, baseado em atividades.Florianópolis, SCBeuren, Ilse MariaUniversidade Federal de Santa CatarinaAmarante, Fabiane Maria Sapucaia de2012-10-19T23:07:20Z2012-10-19T23:07:20Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis123 f.| il., tabs.application/pdf189562http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83344porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-10-19T23:07:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/83344Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732012-10-19T23:07:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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