CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO PARA A REDUÇÃO DA EVASÃO EM CURSOS A DISTÂNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sihler, Anelise Pereira
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Silva, Ana Paula Costa e Silva, Ferreira, Sandra Mara Bessa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113102
Resumo: Neste trabalho, relata-se uma pesquisa de campo desenvolvida através da aplicação de questionários, realizada com alunos de três cursos de Pós-graduação ministrados na modalidade a distância, por uma Instituição de Ensino Superior de Brasília. Foram analisadas contribuições da gestão para a redução da evasão em cursos a distância e a importância da afetividade desenvolvida entre os atores de um curso, no processo. Dentre alguns aspectos analisados, constatou-se que ações que privilegiam a interação dos estudantes com seus respectivos colegas e professores e promovem o sentimento de “pertencer” ao grupo, podem desenvolver vínculos afetivos e estimular a permanência do mesmo até o final do curso. As respostas permitem afirmar que as ferramentas utilizadas no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, assim como o material pedagógico são de grande importância para a manutenção do aluno até o término do curso. No entanto, as ações de uma gestão preocupada com a satisfação dos estudantes em conjunto com o professor e focada na interação e mediação são fatores preponderantes entre os demais.
id UFSC_a16b9d93238538b6100a96000711ae3a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/113102
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO PARA A REDUÇÃO DA EVASÃO EM CURSOS A DISTÂNCIANeste trabalho, relata-se uma pesquisa de campo desenvolvida através da aplicação de questionários, realizada com alunos de três cursos de Pós-graduação ministrados na modalidade a distância, por uma Instituição de Ensino Superior de Brasília. Foram analisadas contribuições da gestão para a redução da evasão em cursos a distância e a importância da afetividade desenvolvida entre os atores de um curso, no processo. Dentre alguns aspectos analisados, constatou-se que ações que privilegiam a interação dos estudantes com seus respectivos colegas e professores e promovem o sentimento de “pertencer” ao grupo, podem desenvolver vínculos afetivos e estimular a permanência do mesmo até o final do curso. As respostas permitem afirmar que as ferramentas utilizadas no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, assim como o material pedagógico são de grande importância para a manutenção do aluno até o término do curso. No entanto, as ações de uma gestão preocupada com a satisfação dos estudantes em conjunto com o professor e focada na interação e mediação são fatores preponderantes entre os demais.2013-12-10T20:18:00Z2013-12-10T20:18:00Z2013-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-987-1896-22-6https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113102Sihler, Anelise PereiraSilva, Ana Paula Costa e SilvaFerreira, Sandra Mara Bessaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-10T20:18:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/113102Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-12-10T20:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO PARA A REDUÇÃO DA EVASÃO EM CURSOS A DISTÂNCIA
title CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO PARA A REDUÇÃO DA EVASÃO EM CURSOS A DISTÂNCIA
spellingShingle CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO PARA A REDUÇÃO DA EVASÃO EM CURSOS A DISTÂNCIA
Sihler, Anelise Pereira
title_short CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO PARA A REDUÇÃO DA EVASÃO EM CURSOS A DISTÂNCIA
title_full CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO PARA A REDUÇÃO DA EVASÃO EM CURSOS A DISTÂNCIA
title_fullStr CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO PARA A REDUÇÃO DA EVASÃO EM CURSOS A DISTÂNCIA
title_full_unstemmed CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO PARA A REDUÇÃO DA EVASÃO EM CURSOS A DISTÂNCIA
title_sort CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO PARA A REDUÇÃO DA EVASÃO EM CURSOS A DISTÂNCIA
author Sihler, Anelise Pereira
author_facet Sihler, Anelise Pereira
Silva, Ana Paula Costa e Silva
Ferreira, Sandra Mara Bessa
author_role author
author2 Silva, Ana Paula Costa e Silva
Ferreira, Sandra Mara Bessa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sihler, Anelise Pereira
Silva, Ana Paula Costa e Silva
Ferreira, Sandra Mara Bessa
description Neste trabalho, relata-se uma pesquisa de campo desenvolvida através da aplicação de questionários, realizada com alunos de três cursos de Pós-graduação ministrados na modalidade a distância, por uma Instituição de Ensino Superior de Brasília. Foram analisadas contribuições da gestão para a redução da evasão em cursos a distância e a importância da afetividade desenvolvida entre os atores de um curso, no processo. Dentre alguns aspectos analisados, constatou-se que ações que privilegiam a interação dos estudantes com seus respectivos colegas e professores e promovem o sentimento de “pertencer” ao grupo, podem desenvolver vínculos afetivos e estimular a permanência do mesmo até o final do curso. As respostas permitem afirmar que as ferramentas utilizadas no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, assim como o material pedagógico são de grande importância para a manutenção do aluno até o término do curso. No entanto, as ações de uma gestão preocupada com a satisfação dos estudantes em conjunto com o professor e focada na interação e mediação são fatores preponderantes entre os demais.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-10T20:18:00Z
2013-12-10T20:18:00Z
2013-11-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-987-1896-22-6
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113102
identifier_str_mv 978-987-1896-22-6
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652298776215552