CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO PARA A REDUÇÃO DA EVASÃO EM CURSOS A DISTÂNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113102 |
Resumo: | Neste trabalho, relata-se uma pesquisa de campo desenvolvida através da aplicação de questionários, realizada com alunos de três cursos de Pós-graduação ministrados na modalidade a distância, por uma Instituição de Ensino Superior de Brasília. Foram analisadas contribuições da gestão para a redução da evasão em cursos a distância e a importância da afetividade desenvolvida entre os atores de um curso, no processo. Dentre alguns aspectos analisados, constatou-se que ações que privilegiam a interação dos estudantes com seus respectivos colegas e professores e promovem o sentimento de “pertencer” ao grupo, podem desenvolver vínculos afetivos e estimular a permanência do mesmo até o final do curso. As respostas permitem afirmar que as ferramentas utilizadas no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, assim como o material pedagógico são de grande importância para a manutenção do aluno até o término do curso. No entanto, as ações de uma gestão preocupada com a satisfação dos estudantes em conjunto com o professor e focada na interação e mediação são fatores preponderantes entre os demais. |
id |
UFSC_a16b9d93238538b6100a96000711ae3a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/113102 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO PARA A REDUÇÃO DA EVASÃO EM CURSOS A DISTÂNCIANeste trabalho, relata-se uma pesquisa de campo desenvolvida através da aplicação de questionários, realizada com alunos de três cursos de Pós-graduação ministrados na modalidade a distância, por uma Instituição de Ensino Superior de Brasília. Foram analisadas contribuições da gestão para a redução da evasão em cursos a distância e a importância da afetividade desenvolvida entre os atores de um curso, no processo. Dentre alguns aspectos analisados, constatou-se que ações que privilegiam a interação dos estudantes com seus respectivos colegas e professores e promovem o sentimento de “pertencer” ao grupo, podem desenvolver vínculos afetivos e estimular a permanência do mesmo até o final do curso. As respostas permitem afirmar que as ferramentas utilizadas no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, assim como o material pedagógico são de grande importância para a manutenção do aluno até o término do curso. No entanto, as ações de uma gestão preocupada com a satisfação dos estudantes em conjunto com o professor e focada na interação e mediação são fatores preponderantes entre os demais.2013-12-10T20:18:00Z2013-12-10T20:18:00Z2013-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-987-1896-22-6https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113102Sihler, Anelise PereiraSilva, Ana Paula Costa e SilvaFerreira, Sandra Mara Bessaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-10T20:18:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/113102Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-12-10T20:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO PARA A REDUÇÃO DA EVASÃO EM CURSOS A DISTÂNCIA |
title |
CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO PARA A REDUÇÃO DA EVASÃO EM CURSOS A DISTÂNCIA |
spellingShingle |
CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO PARA A REDUÇÃO DA EVASÃO EM CURSOS A DISTÂNCIA Sihler, Anelise Pereira |
title_short |
CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO PARA A REDUÇÃO DA EVASÃO EM CURSOS A DISTÂNCIA |
title_full |
CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO PARA A REDUÇÃO DA EVASÃO EM CURSOS A DISTÂNCIA |
title_fullStr |
CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO PARA A REDUÇÃO DA EVASÃO EM CURSOS A DISTÂNCIA |
title_full_unstemmed |
CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO PARA A REDUÇÃO DA EVASÃO EM CURSOS A DISTÂNCIA |
title_sort |
CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO PARA A REDUÇÃO DA EVASÃO EM CURSOS A DISTÂNCIA |
author |
Sihler, Anelise Pereira |
author_facet |
Sihler, Anelise Pereira Silva, Ana Paula Costa e Silva Ferreira, Sandra Mara Bessa |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Ana Paula Costa e Silva Ferreira, Sandra Mara Bessa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sihler, Anelise Pereira Silva, Ana Paula Costa e Silva Ferreira, Sandra Mara Bessa |
description |
Neste trabalho, relata-se uma pesquisa de campo desenvolvida através da aplicação de questionários, realizada com alunos de três cursos de Pós-graduação ministrados na modalidade a distância, por uma Instituição de Ensino Superior de Brasília. Foram analisadas contribuições da gestão para a redução da evasão em cursos a distância e a importância da afetividade desenvolvida entre os atores de um curso, no processo. Dentre alguns aspectos analisados, constatou-se que ações que privilegiam a interação dos estudantes com seus respectivos colegas e professores e promovem o sentimento de “pertencer” ao grupo, podem desenvolver vínculos afetivos e estimular a permanência do mesmo até o final do curso. As respostas permitem afirmar que as ferramentas utilizadas no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, assim como o material pedagógico são de grande importância para a manutenção do aluno até o término do curso. No entanto, as ações de uma gestão preocupada com a satisfação dos estudantes em conjunto com o professor e focada na interação e mediação são fatores preponderantes entre os demais. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-10T20:18:00Z 2013-12-10T20:18:00Z 2013-11-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-987-1896-22-6 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113102 |
identifier_str_mv |
978-987-1896-22-6 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113102 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652298776215552 |