AS POLÍTICAS DE EXPANSÃO (REUNI) E DE AVALIAÇÃO (ENADE) NO CONTEXTO DA UFPEL: UM OLHAR SOBRE O CURSO DE TURISMO
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114851 |
Resumo: | No Brasil, nos últimos anos, foi implantada uma política de democratização do ensino superior, com aumento no número de cursos e vagas. Nessa perspectiva, foi implantado o Programa de Apoio à Reestruturação e Expansão das Universidades Federais-Reuni, que buscou prover as universidades das condições necessárias para ampliação do acesso e permanência na educação superior. Relacionado a esse contexto, o presente trabalho com foco no Curso de Bacharelado em Turismo/UFPel, traz algumas reflexões sobre a ampliação de vagas e a qualidade do ensino oferecido pelo curso, à luz do olhar do Enade/2009. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo, que utilizou como fonte de dados informações disponibilizadas no site do INEP, documentos de abrangência nacional e de natureza institucional, analisados descritivamente. Os resultados obtidos apontam que, a adesão da UFPel ao Reuni, provocou a ampliação do número de vagas ofertadas pelo Curso de Bacharelado em Turismo, que praticamente dobrou em número. Entretanto, sinalizam para fragilidades, quando o foco diz respeito ao cenário da qualidade do ensino ofertado, gerando dúvidas quanto a questão da eficácia do programa Reuni, no cenário investigado. |
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AS POLÍTICAS DE EXPANSÃO (REUNI) E DE AVALIAÇÃO (ENADE) NO CONTEXTO DA UFPEL: UM OLHAR SOBRE O CURSO DE TURISMONo Brasil, nos últimos anos, foi implantada uma política de democratização do ensino superior, com aumento no número de cursos e vagas. Nessa perspectiva, foi implantado o Programa de Apoio à Reestruturação e Expansão das Universidades Federais-Reuni, que buscou prover as universidades das condições necessárias para ampliação do acesso e permanência na educação superior. Relacionado a esse contexto, o presente trabalho com foco no Curso de Bacharelado em Turismo/UFPel, traz algumas reflexões sobre a ampliação de vagas e a qualidade do ensino oferecido pelo curso, à luz do olhar do Enade/2009. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo, que utilizou como fonte de dados informações disponibilizadas no site do INEP, documentos de abrangência nacional e de natureza institucional, analisados descritivamente. Os resultados obtidos apontam que, a adesão da UFPel ao Reuni, provocou a ampliação do número de vagas ofertadas pelo Curso de Bacharelado em Turismo, que praticamente dobrou em número. Entretanto, sinalizam para fragilidades, quando o foco diz respeito ao cenário da qualidade do ensino ofertado, gerando dúvidas quanto a questão da eficácia do programa Reuni, no cenário investigado.2013-12-18T17:35:46Z2013-12-18T17:35:46Z2013-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-987-1896-22-6https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114851Ramos, Maria da Graça GomesGarcia, Tania Elisa MoralesMuller, DalilaHallal, Dalila Rosaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-12T02:17:33Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/114851Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-12T02:17:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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