Dimensionamento de um pavimento utilizando a técnica de pavimentação perpétua para um trecho da rodovia BR-282/SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grillo, Alexandre Henrique Hahn Franco
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133806
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil.
id UFSC_a216ca8814b2041a1c3c970f5c9d7e54
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/133806
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Dimensionamento de um pavimento utilizando a técnica de pavimentação perpétua para um trecho da rodovia BR-282/SCPavimento perpétuoPavimentos flexíveisComparação de estruturasTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil.A necessidade de uma abordagem ambiental no século XXI da construção civil tem fomentado o campo de pesquisas para encontrar métodos inovadores e duradouros para a construção. Neste cenário, a pavimentação perpétua vem suprir esta carência. No Brasil, os pavimentos são dimensionados para uma vida útil de projeto de 10 anos. No entanto, é comum o aparecimento precoce de patologias e de degradações, de modo que a vida útil não é alcançada. Os pavimentos perpétuos são dimensionados para durarem 50 anos, minimizando os intervalos de restauração. Este trabalho apresenta uma comparação da estrutura de um pavimento dimensionado com uma vida útil de 10 anos frente a um pavimento perpétuo, cuja vida útil é de 50 anos. Foi adotado, para o dimensionamento da estrutura do pavimento perpétuo, o controle de dois critérios de desempenho, a deformação permanente e também o surgimento de fenda com origem na superfície. Com o auxílio do software PerRoad, versão 3.5, foi realizado o dimensionamento da estrutura do pavimento perpétuo. Ainda, foram utilizadas curvas de fadiga para misturas asfálticas com elevada resistência à deformação permanente e fadiga, com aplicação da análise empírico-mecanicista de dimensionamento. Com a estrutura do pavimento perpétuo obtida do software foi possível observar o aumento no uso do cimento asfáltico de petróleo na etapa de construção do pavimento comparado ao uso deste material para o pavimento tradicional brasileiro. O estudo comparativo entre as estruturas e, utilizando um horizonte de 50 anos, mostrou que houve uma economia em volume de todos os materiais que irão compor a estrutura do pavimento perpétuo.The need for an environmental approach in the construction field through the XXI century has fostered the research for innovative and lasting techniques. In the road paving area the perpetual pavement has come to supply that need. In Brazil the pavements are designed to last 10 years. However the early appearance of road pathologies and degradation make the lifetime of the road last less than expected. The perpetual pavements are designed to last 50 years, minimizing the restauration intervals. This work presents a comparison between pavements structures designed to last 10 years with a perpetual pavement, whose lifetime will be designed to last 50 years. It was adopted for the perpetual pavement design two performances criteria, wheel track rutting and top-down fatigue. With the assistance of the software PerRoad, version 3.5, the perpetual pavement structure was designed. It was used the fatigue curves with elevated resistance for rutting and fatigue, applying the mechanistic-empirical design method. With the perpetual pavement structure obtained from the software, was possible to notice the increase of asphalt binder usage during the construction stage compared with the Brazilian traditional pavement. However, comparing these structures using a 50 years project horizon showed that there is a material volume economy of all the components that will be used to build and maintain the perpetual pavement structure.Thives, Liseane PadilhaUniversidade Federal de Santa CatarinaGrillo, Alexandre Henrique Hahn Franco2015-07-20T13:30:51Z2015-07-20T13:30:51Z2015-07-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis78 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133806porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-20T13:30:51Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/133806Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-07-20T13:30:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Dimensionamento de um pavimento utilizando a técnica de pavimentação perpétua para um trecho da rodovia BR-282/SC
title Dimensionamento de um pavimento utilizando a técnica de pavimentação perpétua para um trecho da rodovia BR-282/SC
spellingShingle Dimensionamento de um pavimento utilizando a técnica de pavimentação perpétua para um trecho da rodovia BR-282/SC
Grillo, Alexandre Henrique Hahn Franco
Pavimento perpétuo
Pavimentos flexíveis
Comparação de estruturas
title_short Dimensionamento de um pavimento utilizando a técnica de pavimentação perpétua para um trecho da rodovia BR-282/SC
title_full Dimensionamento de um pavimento utilizando a técnica de pavimentação perpétua para um trecho da rodovia BR-282/SC
title_fullStr Dimensionamento de um pavimento utilizando a técnica de pavimentação perpétua para um trecho da rodovia BR-282/SC
title_full_unstemmed Dimensionamento de um pavimento utilizando a técnica de pavimentação perpétua para um trecho da rodovia BR-282/SC
title_sort Dimensionamento de um pavimento utilizando a técnica de pavimentação perpétua para um trecho da rodovia BR-282/SC
author Grillo, Alexandre Henrique Hahn Franco
author_facet Grillo, Alexandre Henrique Hahn Franco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Thives, Liseane Padilha
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Grillo, Alexandre Henrique Hahn Franco
dc.subject.por.fl_str_mv Pavimento perpétuo
Pavimentos flexíveis
Comparação de estruturas
topic Pavimento perpétuo
Pavimentos flexíveis
Comparação de estruturas
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-20T13:30:51Z
2015-07-20T13:30:51Z
2015-07-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133806
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133806
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 78 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652081470373888