Matemática ensinada: um estudo nos cadernos da escola Vera Cruz (1960- 1990)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Denise Medina de Almeida
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185845
Resumo: Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/viewFile/88/68
id UFSC_a240efb5a04a49e926d635752b717d5a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/185845
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Matemática ensinada: um estudo nos cadernos da escola Vera Cruz (1960- 1990)Cadernos escolaresHistória da educação matemáticaEnsino primárioDisponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/viewFile/88/68Tratamos nesse trabalho sobre a matemática ensina na escola Vera Cruz Vera Cruz (SP - 1970/1990), instituição que durante a década de 1970 atuou como polo de formação de professores em novas metodologias baseada nos estudos de Zoltan Dienes. Temos como principal objetivo analisar os saberes matemáticos presentes no conjunto de cadernos das séries iniciais. Ancorado em estudos da história da educação e da história cultural, essa análise tem como norte a questão: o que revela o conjunto de cadernos sobre a matemática ensinada nas séries iniciais da Escola Vera Cruz (1970-1990)? Concluímos que, influenciados pela Psicologia Cognitiva e o Estruturalismo, o ensino passou a explorar a Matemática como estrutura única, procurando desenvolver uma nova metodologia e, consequentemente, outra organização da matemática escolar, baseada na exploração de estruturas matemáticas simples, participação do aluno, utilização de material concreto estruturado e respeito aos tempos e espaços necessários para a construção dos conceitos, abstrações, generalizações e da axiomatização. Logo, era necessário ao professor além de entender a nova abordagem, elaborar uma metodologia adequada à especificidade do ensino nas séries iniciais, com maior atenção às atividades que precediam as abstrações e generalizações, objetivando a emancipação e autonomia do aluno.REMATEC2018-04-25T01:27:24Z2018-04-25T01:27:24Z2017-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFRANÇA, D.M.; SANCHEZ, L. B. . Matemática ensinada: um estudo nos cadernos da Escola Vera Cruz (1960-1990). Revista de Matemática, Ensino e Cultura, v. 1, p. 39-51, 2017.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185845França, Denise Medina de Almeidaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-16T15:04:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/185845Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-04-16T15:04:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Matemática ensinada: um estudo nos cadernos da escola Vera Cruz (1960- 1990)
title Matemática ensinada: um estudo nos cadernos da escola Vera Cruz (1960- 1990)
spellingShingle Matemática ensinada: um estudo nos cadernos da escola Vera Cruz (1960- 1990)
França, Denise Medina de Almeida
Cadernos escolares
História da educação matemática
Ensino primário
title_short Matemática ensinada: um estudo nos cadernos da escola Vera Cruz (1960- 1990)
title_full Matemática ensinada: um estudo nos cadernos da escola Vera Cruz (1960- 1990)
title_fullStr Matemática ensinada: um estudo nos cadernos da escola Vera Cruz (1960- 1990)
title_full_unstemmed Matemática ensinada: um estudo nos cadernos da escola Vera Cruz (1960- 1990)
title_sort Matemática ensinada: um estudo nos cadernos da escola Vera Cruz (1960- 1990)
author França, Denise Medina de Almeida
author_facet França, Denise Medina de Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv França, Denise Medina de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Cadernos escolares
História da educação matemática
Ensino primário
topic Cadernos escolares
História da educação matemática
Ensino primário
description Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/viewFile/88/68
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04
2018-04-25T01:27:24Z
2018-04-25T01:27:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FRANÇA, D.M.; SANCHEZ, L. B. . Matemática ensinada: um estudo nos cadernos da Escola Vera Cruz (1960-1990). Revista de Matemática, Ensino e Cultura, v. 1, p. 39-51, 2017.
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185845
identifier_str_mv FRANÇA, D.M.; SANCHEZ, L. B. . Matemática ensinada: um estudo nos cadernos da Escola Vera Cruz (1960-1990). Revista de Matemática, Ensino e Cultura, v. 1, p. 39-51, 2017.
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185845
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv REMATEC
publisher.none.fl_str_mv REMATEC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652403804733440