Matemática ensinada: um estudo nos cadernos da escola Vera Cruz (1960- 1990)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185845 |
Resumo: | Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/viewFile/88/68 |
id |
UFSC_a240efb5a04a49e926d635752b717d5a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/185845 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Matemática ensinada: um estudo nos cadernos da escola Vera Cruz (1960- 1990)Cadernos escolaresHistória da educação matemáticaEnsino primárioDisponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/viewFile/88/68Tratamos nesse trabalho sobre a matemática ensina na escola Vera Cruz Vera Cruz (SP - 1970/1990), instituição que durante a década de 1970 atuou como polo de formação de professores em novas metodologias baseada nos estudos de Zoltan Dienes. Temos como principal objetivo analisar os saberes matemáticos presentes no conjunto de cadernos das séries iniciais. Ancorado em estudos da história da educação e da história cultural, essa análise tem como norte a questão: o que revela o conjunto de cadernos sobre a matemática ensinada nas séries iniciais da Escola Vera Cruz (1970-1990)? Concluímos que, influenciados pela Psicologia Cognitiva e o Estruturalismo, o ensino passou a explorar a Matemática como estrutura única, procurando desenvolver uma nova metodologia e, consequentemente, outra organização da matemática escolar, baseada na exploração de estruturas matemáticas simples, participação do aluno, utilização de material concreto estruturado e respeito aos tempos e espaços necessários para a construção dos conceitos, abstrações, generalizações e da axiomatização. Logo, era necessário ao professor além de entender a nova abordagem, elaborar uma metodologia adequada à especificidade do ensino nas séries iniciais, com maior atenção às atividades que precediam as abstrações e generalizações, objetivando a emancipação e autonomia do aluno.REMATEC2018-04-25T01:27:24Z2018-04-25T01:27:24Z2017-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFRANÇA, D.M.; SANCHEZ, L. B. . Matemática ensinada: um estudo nos cadernos da Escola Vera Cruz (1960-1990). Revista de Matemática, Ensino e Cultura, v. 1, p. 39-51, 2017.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185845França, Denise Medina de Almeidaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-16T15:04:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/185845Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-04-16T15:04:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Matemática ensinada: um estudo nos cadernos da escola Vera Cruz (1960- 1990) |
title |
Matemática ensinada: um estudo nos cadernos da escola Vera Cruz (1960- 1990) |
spellingShingle |
Matemática ensinada: um estudo nos cadernos da escola Vera Cruz (1960- 1990) França, Denise Medina de Almeida Cadernos escolares História da educação matemática Ensino primário |
title_short |
Matemática ensinada: um estudo nos cadernos da escola Vera Cruz (1960- 1990) |
title_full |
Matemática ensinada: um estudo nos cadernos da escola Vera Cruz (1960- 1990) |
title_fullStr |
Matemática ensinada: um estudo nos cadernos da escola Vera Cruz (1960- 1990) |
title_full_unstemmed |
Matemática ensinada: um estudo nos cadernos da escola Vera Cruz (1960- 1990) |
title_sort |
Matemática ensinada: um estudo nos cadernos da escola Vera Cruz (1960- 1990) |
author |
França, Denise Medina de Almeida |
author_facet |
França, Denise Medina de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
França, Denise Medina de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cadernos escolares História da educação matemática Ensino primário |
topic |
Cadernos escolares História da educação matemática Ensino primário |
description |
Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/viewFile/88/68 |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04 2018-04-25T01:27:24Z 2018-04-25T01:27:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FRANÇA, D.M.; SANCHEZ, L. B. . Matemática ensinada: um estudo nos cadernos da Escola Vera Cruz (1960-1990). Revista de Matemática, Ensino e Cultura, v. 1, p. 39-51, 2017. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185845 |
identifier_str_mv |
FRANÇA, D.M.; SANCHEZ, L. B. . Matemática ensinada: um estudo nos cadernos da Escola Vera Cruz (1960-1990). Revista de Matemática, Ensino e Cultura, v. 1, p. 39-51, 2017. |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185845 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
REMATEC |
publisher.none.fl_str_mv |
REMATEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652403804733440 |