Aplicação de um modelo adaptativo de tutores inteligentes para disseminação do conhecimento em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem: Cecilia Estela Giuffra Palomino ; orientadora, Marina Keiko Nakayama, coorientador, Ricardo Azambuja Silveira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palomino, Cecilia Estela Giuffra
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/179009
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2017.
id UFSC_a30e893bcce393d32660c720cd839088
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/179009
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Aplicação de um modelo adaptativo de tutores inteligentes para disseminação do conhecimento em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem: Cecilia Estela Giuffra Palomino ; orientadora, Marina Keiko Nakayama, coorientador, Ricardo Azambuja SilveiraEngenharia e gestão do conhecimentoSistemas tutoriais inteligentesEnsino auxiliado por computadorAmbientes virtuais compartilhadosEnsino à distânciaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2017.Ambientes virtuais de ensino-aprendizagem são utilizados tanto no ensino a distância quanto no presencial e em ambientes corporativos como ferramenta de apoio no processo de compartilhamento de conhecimento. Os professores ou responsáveis pelo espaço da turma adicionam o material relativo ao domínio do conhecimento envolvido e, também, elaboram e propõem atividades de mediação pedagógica para os participantes. Esse processo, de um modo geral, resulta em um espaço que se apresenta da mesma forma para todos os participantes, sem levar em conta as diferenças que existem entre cada um deles, tanto em desempenho quanto em comportamento no ambiente. A proposta deste trabalho é aplicar um modelo de ambiente inteligente adaptativo, baseado em agentes, de modo a permitir a disseminação do conhecimento entre os participantes, utilizando os recursos e ferramentas disponíveis no ambiente, levando em conta os critérios definidos pelos professores ou responsáveis da organização da turma, junto com os dados de desempenho dos estudantes e demais dados obtidos a partir dos acessos ao ambiente. Neste modelo, os recursos e atividades são disponibilizados para os participantes de forma individualizada e adaptativa. Para isso, foi desenvolvido um sistema que utiliza o Moodle como estudo de caso e foi criado um curso de cálculo básico para fazer o estudo de caso com participantes. Foram realizados testes com 12 participantes, 4 deles participaram em uma etapa de pré-testes e 8 em uma etapa final de testes do sistema. Os resultados indicam que o modelo adaptativo funciona como esperado, disponibilizando os materiais de forma diferenciada para os estudantes, e que o modelo proposto é aceito pelos participantes. Além disso, este trabalho inclui também a proposta de uma técnica de design instrucional para ambientes adaptativos, considerando que o professor da turma realiza o papel de designer.<br>Abstract : Virtual learning environments are used in distance and face-to-face learning and in corporate environments as a support tool in the process of knowledge sharing. The teachers or people that is in charge of the class space add the material related to the domain of knowledge involved. Besides that, they elaborate and propose pedagogical mediation activities for the participants. This process, in general, results in a space in wich everything are presented in the same manner to every participants, without taking into account the differences that exist between each of them, both in performance and behavior in the environment. The purpose of this work is to apply an agent-based adaptive intelligent model to allow the dissemination of knowledge among participants using the resources and tools available in the environment, taking into account the criteria defined by the teachers, along with student performance data and other data obtained from the accesses to the environment. In this model, resources and activities are made available to the participants in an individualized and adaptive way. For this, a system was developed that uses Moodle as a case study and a basic calculus course designed to evaluate the proposed model observing real undergraduate students using the learning environment. The evaluation was performed with 12 participants, 4 of them participated in a pre-test stage and 8 in a final stage of system tests. The results indicate that the adaptive model works as expected, making materials available adaptively to the students and that the proposed model is accepted by the participants. In addition, this work also includes the proposal of an instructional design technique for adaptive environments, recognizing the classroom teacher as the designer.Nakayama, Marina KeikoSilveira, Ricardo AzambujaUniversidade Federal de Santa CatarinaPalomino, Cecilia Estela Giuffra2017-09-05T04:15:26Z2017-09-05T04:15:26Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis163 p.| il., gráfs.application/pdf350133https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/179009porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-05T04:15:26Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/179009Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-09-05T04:15:26Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação de um modelo adaptativo de tutores inteligentes para disseminação do conhecimento em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem: Cecilia Estela Giuffra Palomino ; orientadora, Marina Keiko Nakayama, coorientador, Ricardo Azambuja Silveira
title Aplicação de um modelo adaptativo de tutores inteligentes para disseminação do conhecimento em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem: Cecilia Estela Giuffra Palomino ; orientadora, Marina Keiko Nakayama, coorientador, Ricardo Azambuja Silveira
spellingShingle Aplicação de um modelo adaptativo de tutores inteligentes para disseminação do conhecimento em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem: Cecilia Estela Giuffra Palomino ; orientadora, Marina Keiko Nakayama, coorientador, Ricardo Azambuja Silveira
Palomino, Cecilia Estela Giuffra
Engenharia e gestão do conhecimento
Sistemas tutoriais inteligentes
Ensino auxiliado por computador
Ambientes virtuais compartilhados
Ensino à distância
title_short Aplicação de um modelo adaptativo de tutores inteligentes para disseminação do conhecimento em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem: Cecilia Estela Giuffra Palomino ; orientadora, Marina Keiko Nakayama, coorientador, Ricardo Azambuja Silveira
title_full Aplicação de um modelo adaptativo de tutores inteligentes para disseminação do conhecimento em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem: Cecilia Estela Giuffra Palomino ; orientadora, Marina Keiko Nakayama, coorientador, Ricardo Azambuja Silveira
title_fullStr Aplicação de um modelo adaptativo de tutores inteligentes para disseminação do conhecimento em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem: Cecilia Estela Giuffra Palomino ; orientadora, Marina Keiko Nakayama, coorientador, Ricardo Azambuja Silveira
title_full_unstemmed Aplicação de um modelo adaptativo de tutores inteligentes para disseminação do conhecimento em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem: Cecilia Estela Giuffra Palomino ; orientadora, Marina Keiko Nakayama, coorientador, Ricardo Azambuja Silveira
title_sort Aplicação de um modelo adaptativo de tutores inteligentes para disseminação do conhecimento em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem: Cecilia Estela Giuffra Palomino ; orientadora, Marina Keiko Nakayama, coorientador, Ricardo Azambuja Silveira
author Palomino, Cecilia Estela Giuffra
author_facet Palomino, Cecilia Estela Giuffra
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nakayama, Marina Keiko
Silveira, Ricardo Azambuja
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Palomino, Cecilia Estela Giuffra
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia e gestão do conhecimento
Sistemas tutoriais inteligentes
Ensino auxiliado por computador
Ambientes virtuais compartilhados
Ensino à distância
topic Engenharia e gestão do conhecimento
Sistemas tutoriais inteligentes
Ensino auxiliado por computador
Ambientes virtuais compartilhados
Ensino à distância
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-05T04:15:26Z
2017-09-05T04:15:26Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 350133
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/179009
identifier_str_mv 350133
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/179009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 163 p.| il., gráfs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652171060707328