A Re-Construção do Professor para Atuar no Ensino a Distância: Um Estudo de Caso.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83042 |
Resumo: | Este artigo traz dados, reflexões e sentimentos de uma realidade vivenciada nos primeiros contatos efetivos do professor com o ensino a distância, quer na sua formação ou na sua mudança de paradigmas quanto a sua relação de ensinar, resultante de uma ação da gestão institucional a fim de atender uma nova demanda de mercado. Para entender este construir de uma nova prática docente, buscou-se refletir sobre os caminhos da sociedade tecnológica atual, a formação do professor para lidar com as novas tecnologias e metodologias de ensinar e avaliar contemplando o atendimento a heterogeneidade do perfil de aluno a distância, a partir da observação participante de uma formação continuada docente envolvendo o tema. Por fim, são apresentadas as etapas desta construção de um “novo” professor e a os relatos de experiência de docentes que experenciaram a EaD. |
id |
UFSC_a30f6faca4d3af9053ac3dba3eefc690 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83042 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A Re-Construção do Professor para Atuar no Ensino a Distância: Um Estudo de Caso.Este artigo traz dados, reflexões e sentimentos de uma realidade vivenciada nos primeiros contatos efetivos do professor com o ensino a distância, quer na sua formação ou na sua mudança de paradigmas quanto a sua relação de ensinar, resultante de uma ação da gestão institucional a fim de atender uma nova demanda de mercado. Para entender este construir de uma nova prática docente, buscou-se refletir sobre os caminhos da sociedade tecnológica atual, a formação do professor para lidar com as novas tecnologias e metodologias de ensinar e avaliar contemplando o atendimento a heterogeneidade do perfil de aluno a distância, a partir da observação participante de uma formação continuada docente envolvendo o tema. Por fim, são apresentadas as etapas desta construção de um “novo” professor e a os relatos de experiência de docentes que experenciaram a EaD.INPEAU2012-10-19T20:28:58Z2012-10-19T20:28:58Z2007-12-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83042Dias, Marco Antonio HarmsDias, Raquel Gastaldiporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T20:59:51Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/83042Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T20:59:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Re-Construção do Professor para Atuar no Ensino a Distância: Um Estudo de Caso. |
title |
A Re-Construção do Professor para Atuar no Ensino a Distância: Um Estudo de Caso. |
spellingShingle |
A Re-Construção do Professor para Atuar no Ensino a Distância: Um Estudo de Caso. Dias, Marco Antonio Harms |
title_short |
A Re-Construção do Professor para Atuar no Ensino a Distância: Um Estudo de Caso. |
title_full |
A Re-Construção do Professor para Atuar no Ensino a Distância: Um Estudo de Caso. |
title_fullStr |
A Re-Construção do Professor para Atuar no Ensino a Distância: Um Estudo de Caso. |
title_full_unstemmed |
A Re-Construção do Professor para Atuar no Ensino a Distância: Um Estudo de Caso. |
title_sort |
A Re-Construção do Professor para Atuar no Ensino a Distância: Um Estudo de Caso. |
author |
Dias, Marco Antonio Harms |
author_facet |
Dias, Marco Antonio Harms Dias, Raquel Gastaldi |
author_role |
author |
author2 |
Dias, Raquel Gastaldi |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Marco Antonio Harms Dias, Raquel Gastaldi |
description |
Este artigo traz dados, reflexões e sentimentos de uma realidade vivenciada nos primeiros contatos efetivos do professor com o ensino a distância, quer na sua formação ou na sua mudança de paradigmas quanto a sua relação de ensinar, resultante de uma ação da gestão institucional a fim de atender uma nova demanda de mercado. Para entender este construir de uma nova prática docente, buscou-se refletir sobre os caminhos da sociedade tecnológica atual, a formação do professor para lidar com as novas tecnologias e metodologias de ensinar e avaliar contemplando o atendimento a heterogeneidade do perfil de aluno a distância, a partir da observação participante de uma formação continuada docente envolvendo o tema. Por fim, são apresentadas as etapas desta construção de um “novo” professor e a os relatos de experiência de docentes que experenciaram a EaD. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-29 2012-10-19T20:28:58Z 2012-10-19T20:28:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83042 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83042 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652322553724928 |