A Re-Construção do Professor para Atuar no Ensino a Distância: Um Estudo de Caso.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Marco Antonio Harms
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Dias, Raquel Gastaldi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83042
Resumo: Este artigo traz dados, reflexões e sentimentos de uma realidade vivenciada nos primeiros contatos efetivos do professor com o ensino a distância, quer na sua formação ou na sua mudança de paradigmas quanto a sua relação de ensinar, resultante de uma ação da gestão institucional a fim de atender uma nova demanda de mercado. Para entender este construir de uma nova prática docente, buscou-se refletir sobre os caminhos da sociedade tecnológica atual, a formação do professor para lidar com as novas tecnologias e metodologias de ensinar e avaliar contemplando o atendimento a heterogeneidade do perfil de aluno a distância, a partir da observação participante de uma formação continuada docente envolvendo o tema. Por fim, são apresentadas as etapas desta construção de um “novo” professor e a os relatos de experiência de docentes que experenciaram a EaD.
id UFSC_a30f6faca4d3af9053ac3dba3eefc690
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83042
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A Re-Construção do Professor para Atuar no Ensino a Distância: Um Estudo de Caso.Este artigo traz dados, reflexões e sentimentos de uma realidade vivenciada nos primeiros contatos efetivos do professor com o ensino a distância, quer na sua formação ou na sua mudança de paradigmas quanto a sua relação de ensinar, resultante de uma ação da gestão institucional a fim de atender uma nova demanda de mercado. Para entender este construir de uma nova prática docente, buscou-se refletir sobre os caminhos da sociedade tecnológica atual, a formação do professor para lidar com as novas tecnologias e metodologias de ensinar e avaliar contemplando o atendimento a heterogeneidade do perfil de aluno a distância, a partir da observação participante de uma formação continuada docente envolvendo o tema. Por fim, são apresentadas as etapas desta construção de um “novo” professor e a os relatos de experiência de docentes que experenciaram a EaD.INPEAU2012-10-19T20:28:58Z2012-10-19T20:28:58Z2007-12-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83042Dias, Marco Antonio HarmsDias, Raquel Gastaldiporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T20:59:51Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/83042Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T20:59:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A Re-Construção do Professor para Atuar no Ensino a Distância: Um Estudo de Caso.
title A Re-Construção do Professor para Atuar no Ensino a Distância: Um Estudo de Caso.
spellingShingle A Re-Construção do Professor para Atuar no Ensino a Distância: Um Estudo de Caso.
Dias, Marco Antonio Harms
title_short A Re-Construção do Professor para Atuar no Ensino a Distância: Um Estudo de Caso.
title_full A Re-Construção do Professor para Atuar no Ensino a Distância: Um Estudo de Caso.
title_fullStr A Re-Construção do Professor para Atuar no Ensino a Distância: Um Estudo de Caso.
title_full_unstemmed A Re-Construção do Professor para Atuar no Ensino a Distância: Um Estudo de Caso.
title_sort A Re-Construção do Professor para Atuar no Ensino a Distância: Um Estudo de Caso.
author Dias, Marco Antonio Harms
author_facet Dias, Marco Antonio Harms
Dias, Raquel Gastaldi
author_role author
author2 Dias, Raquel Gastaldi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Marco Antonio Harms
Dias, Raquel Gastaldi
description Este artigo traz dados, reflexões e sentimentos de uma realidade vivenciada nos primeiros contatos efetivos do professor com o ensino a distância, quer na sua formação ou na sua mudança de paradigmas quanto a sua relação de ensinar, resultante de uma ação da gestão institucional a fim de atender uma nova demanda de mercado. Para entender este construir de uma nova prática docente, buscou-se refletir sobre os caminhos da sociedade tecnológica atual, a formação do professor para lidar com as novas tecnologias e metodologias de ensinar e avaliar contemplando o atendimento a heterogeneidade do perfil de aluno a distância, a partir da observação participante de uma formação continuada docente envolvendo o tema. Por fim, são apresentadas as etapas desta construção de um “novo” professor e a os relatos de experiência de docentes que experenciaram a EaD.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-29
2012-10-19T20:28:58Z
2012-10-19T20:28:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83042
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83042
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652322553724928