A influência da cultura da organização na aprendizagem de executivos: o caso da Tigre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Possamai, Fabíola
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102783
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_a3ad8d1546746ffd293ab06b319d3cc4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/102783
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A influência da cultura da organização na aprendizagem de executivos: o caso da TigreEngenharia de produçãoCultura organizacionalExecutivosAprendizagemExecutivosTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Os objetos de estudo desta tese são a aprendizagem gerencial no ambiente de trabalho e o modo como a cultura da organização, compreendida como a construção de significados compartilhados expressos nos elementos simbólicos ou práticas organizacionais capazes de formar a identidade da organização, influencia sua aprendizagem, a partir de seu próprio ponto de vista. Tem como objetivo geral compreender o processo da aprendizagem dos executivos de uma empresa e sua relação com a cultura da organização. A relevância da pesquisa encontra-se no fato de que estudos realizados pela Universidade Federal de Santa Catarina, na Engenharia de Produção, bem como outras pesquisas no Brasil e no exterior, têm apontado para a necessidade de estudar a aprendizagem dos executivos relacionada à cultura da organização, dada a constatação da sua importância na formação ou aprendizagem de executivos. As seguintes perguntas de pesquisa nortearam essa investigação: a) Como os executivos de uma empresa do setor plástico (tubos e conexões) aprendem a exercer as atividades, atribuições e responsabilidades do cargo gerencial? b) O que os gerentes aprendem para exercer atividades, atribuições e responsabilidades no cargo gerencial? c) Como a cultura organizacional influencia na aprendizagem desses executivos? Trata-se de uma pesquisa empírica com abordagem qualitativa básica, realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas com sete executivos em uma organização de tubos e plásticos de Joinville, reconhecida pela sua forte marca e liderança no mercado brasileiro e colocada entre as cinco maiores do mundo na produção de tubos e conexões de PVC. Os resultados mostram que a aprendizagem dos executivos da Tigre ocorre no ambiente de trabalho, implementando mudanças de ordem técnica e comportamental. Consideram-se aprendizes e conhecem as formas pelas quais aprendem. Sua aprendizagem é eminentemente informal, autodirecionada, continuada, com foco no que ocorre diariamente, e está estreitamente ligada à cultura da organização, que encerra valores fortes e vibrantes, como o respeito às pessoas e a ética, que impulsiona para a inovação e a liderança no mercado. Como barreiras à aprendizagem apontam o modelo conservador da organização de lidar com as finanças e o bairrismo caracterizado pela cautela na estratégia. Essas características são vistas como contradições com as quais se pode conviver. This thesis has as study object the managerial learning in the work environment and as the organizational culture, understood as the construction of shared meanings expressed in the symbolic or organizational practices, which are capable to form the identity of the organization, influences its learning, from its own point of view. It has the understanding of a company executives' learning processes and their relation with the organizational culture as general objective. The relevance of the research is in the fact that the studies carried out by the Federal University of Santa Catarina, in the Engineering Processes, as well as other researches in Brazil and abroad, have pointed at the need of studying the executives' learning related to the culture of the organization, given its importance in the formation and learning of the executives. The following research questions guided this investigation: a) How do executives of a plastic sector (tubes and connections) company's employees learn to perform the activities, attributions and responsibilities of the managerial position? What do the managers learn to perform their activities, attributions and responsibilities of the managerial position? How does the organizational culture influence in these executives' learning? It is an empirical research with a basic qualitative approach carried out through semi structured interviews with seven executives in a tubes and plastic organization of Joinville, recognized for its strong brand and leadership in the Brazilian market and placed among the five biggest of the world in the production of PVC tubes and connections. Results have shown that Tigre's executives' learning happens in the work environment implementing changes of technical and behavioral order. They consider themselves learners and know the ways through which they learn. Their learning is eminently informal, self-directed, continuous, with focus on what occurs daily. Their learning is closely linked to the culture of the organization which embodies strong and vibrant values like respect to people and ethics, which leads to innovation and leadership in the market. As barriers to learning they point out the organization's conservative model of dealing with finances and the districthood that is characterized by the care in the strategy. These characteristics are seen as contradictions with whom oneself can live.Florianópolis, SCCunha, Cristiano Jose Castro de AlmeidaUniversidade Federal de Santa CatarinaPossamai, Fabíola2013-07-16T01:54:34Z2013-07-16T01:54:34Z20052005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf225996http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102783porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-08-27T20:10:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/102783Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-08-27T20:10:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A influência da cultura da organização na aprendizagem de executivos: o caso da Tigre
title A influência da cultura da organização na aprendizagem de executivos: o caso da Tigre
spellingShingle A influência da cultura da organização na aprendizagem de executivos: o caso da Tigre
Possamai, Fabíola
Engenharia de produção
Cultura organizacional
Executivos
Aprendizagem
Executivos
title_short A influência da cultura da organização na aprendizagem de executivos: o caso da Tigre
title_full A influência da cultura da organização na aprendizagem de executivos: o caso da Tigre
title_fullStr A influência da cultura da organização na aprendizagem de executivos: o caso da Tigre
title_full_unstemmed A influência da cultura da organização na aprendizagem de executivos: o caso da Tigre
title_sort A influência da cultura da organização na aprendizagem de executivos: o caso da Tigre
author Possamai, Fabíola
author_facet Possamai, Fabíola
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cunha, Cristiano Jose Castro de Almeida
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Possamai, Fabíola
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Cultura organizacional
Executivos
Aprendizagem
Executivos
topic Engenharia de produção
Cultura organizacional
Executivos
Aprendizagem
Executivos
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005
2013-07-16T01:54:34Z
2013-07-16T01:54:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 225996
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102783
identifier_str_mv 225996
url http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102783
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652161001717760