A influência da cultura da organização na aprendizagem de executivos: o caso da Tigre
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102783 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
id |
UFSC_a3ad8d1546746ffd293ab06b319d3cc4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/102783 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A influência da cultura da organização na aprendizagem de executivos: o caso da TigreEngenharia de produçãoCultura organizacionalExecutivosAprendizagemExecutivosTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Os objetos de estudo desta tese são a aprendizagem gerencial no ambiente de trabalho e o modo como a cultura da organização, compreendida como a construção de significados compartilhados expressos nos elementos simbólicos ou práticas organizacionais capazes de formar a identidade da organização, influencia sua aprendizagem, a partir de seu próprio ponto de vista. Tem como objetivo geral compreender o processo da aprendizagem dos executivos de uma empresa e sua relação com a cultura da organização. A relevância da pesquisa encontra-se no fato de que estudos realizados pela Universidade Federal de Santa Catarina, na Engenharia de Produção, bem como outras pesquisas no Brasil e no exterior, têm apontado para a necessidade de estudar a aprendizagem dos executivos relacionada à cultura da organização, dada a constatação da sua importância na formação ou aprendizagem de executivos. As seguintes perguntas de pesquisa nortearam essa investigação: a) Como os executivos de uma empresa do setor plástico (tubos e conexões) aprendem a exercer as atividades, atribuições e responsabilidades do cargo gerencial? b) O que os gerentes aprendem para exercer atividades, atribuições e responsabilidades no cargo gerencial? c) Como a cultura organizacional influencia na aprendizagem desses executivos? Trata-se de uma pesquisa empírica com abordagem qualitativa básica, realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas com sete executivos em uma organização de tubos e plásticos de Joinville, reconhecida pela sua forte marca e liderança no mercado brasileiro e colocada entre as cinco maiores do mundo na produção de tubos e conexões de PVC. Os resultados mostram que a aprendizagem dos executivos da Tigre ocorre no ambiente de trabalho, implementando mudanças de ordem técnica e comportamental. Consideram-se aprendizes e conhecem as formas pelas quais aprendem. Sua aprendizagem é eminentemente informal, autodirecionada, continuada, com foco no que ocorre diariamente, e está estreitamente ligada à cultura da organização, que encerra valores fortes e vibrantes, como o respeito às pessoas e a ética, que impulsiona para a inovação e a liderança no mercado. Como barreiras à aprendizagem apontam o modelo conservador da organização de lidar com as finanças e o bairrismo caracterizado pela cautela na estratégia. Essas características são vistas como contradições com as quais se pode conviver. This thesis has as study object the managerial learning in the work environment and as the organizational culture, understood as the construction of shared meanings expressed in the symbolic or organizational practices, which are capable to form the identity of the organization, influences its learning, from its own point of view. It has the understanding of a company executives' learning processes and their relation with the organizational culture as general objective. The relevance of the research is in the fact that the studies carried out by the Federal University of Santa Catarina, in the Engineering Processes, as well as other researches in Brazil and abroad, have pointed at the need of studying the executives' learning related to the culture of the organization, given its importance in the formation and learning of the executives. The following research questions guided this investigation: a) How do executives of a plastic sector (tubes and connections) company's employees learn to perform the activities, attributions and responsibilities of the managerial position? What do the managers learn to perform their activities, attributions and responsibilities of the managerial position? How does the organizational culture influence in these executives' learning? It is an empirical research with a basic qualitative approach carried out through semi structured interviews with seven executives in a tubes and plastic organization of Joinville, recognized for its strong brand and leadership in the Brazilian market and placed among the five biggest of the world in the production of PVC tubes and connections. Results have shown that Tigre's executives' learning happens in the work environment implementing changes of technical and behavioral order. They consider themselves learners and know the ways through which they learn. Their learning is eminently informal, self-directed, continuous, with focus on what occurs daily. Their learning is closely linked to the culture of the organization which embodies strong and vibrant values like respect to people and ethics, which leads to innovation and leadership in the market. As barriers to learning they point out the organization's conservative model of dealing with finances and the districthood that is characterized by the care in the strategy. These characteristics are seen as contradictions with whom oneself can live.Florianópolis, SCCunha, Cristiano Jose Castro de AlmeidaUniversidade Federal de Santa CatarinaPossamai, Fabíola2013-07-16T01:54:34Z2013-07-16T01:54:34Z20052005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf225996http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102783porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-08-27T20:10:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/102783Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-08-27T20:10:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência da cultura da organização na aprendizagem de executivos: o caso da Tigre |
title |
A influência da cultura da organização na aprendizagem de executivos: o caso da Tigre |
spellingShingle |
A influência da cultura da organização na aprendizagem de executivos: o caso da Tigre Possamai, Fabíola Engenharia de produção Cultura organizacional Executivos Aprendizagem Executivos |
title_short |
A influência da cultura da organização na aprendizagem de executivos: o caso da Tigre |
title_full |
A influência da cultura da organização na aprendizagem de executivos: o caso da Tigre |
title_fullStr |
A influência da cultura da organização na aprendizagem de executivos: o caso da Tigre |
title_full_unstemmed |
A influência da cultura da organização na aprendizagem de executivos: o caso da Tigre |
title_sort |
A influência da cultura da organização na aprendizagem de executivos: o caso da Tigre |
author |
Possamai, Fabíola |
author_facet |
Possamai, Fabíola |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cunha, Cristiano Jose Castro de Almeida Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Possamai, Fabíola |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Cultura organizacional Executivos Aprendizagem Executivos |
topic |
Engenharia de produção Cultura organizacional Executivos Aprendizagem Executivos |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2005 2013-07-16T01:54:34Z 2013-07-16T01:54:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
225996 http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102783 |
identifier_str_mv |
225996 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102783 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652161001717760 |