SENTIDOS E SIGNIFICADOS DO TRABALHO PARA TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS E DOCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Thiago Soares
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Gonçalves, Júlia, Schweitzer, Lucas, Tolfo, Suzana da Rosa, Espinosa, Leonor María Cantera
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181192
Resumo: Os sentidos e significados do trabalho são a forma como os indivíduos, a partir de suas experiências e percepções, compreendem a sua atividade laboral. Nesse artigo objetiva-se identificar os sentidos e significados do trabalho para servidores docentes e técnico-administrativos da Universidade Federal de Santa Catarina. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva. Utilizou-se um questionário online, em que participaram 151 servidores da UFSC. Através da análise de conteúdo os dados foram sistematizados em três categorias de análise, que representam os sentidos e significados atribuídos ao trabalho pelos participantes. De um lado, no polo positivo o trabalho mostrou-se relacionado, principalmente, a uma função social, ao orgulho da instituição, ao gostar do que se faz e a possibilidade de crescimento profissional e/ou pessoal. Enquanto sentido instrumental destacou-se os que relacionam o trabalho a salário e a estabilidade. Por fim, no polo negativo o trabalho é compreendido como decepção, adoecimento, desmotivação e fardo. Estes significados podem influenciar no comprometimento, adesão e o trabalho do servidor. Portanto, cabe à gestão observar e desenvolver estratégias para minimizar os sentidos instrumentais e negativos.
id UFSC_a40d25ca675fda3baac2e3a490192737
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/181192
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling SENTIDOS E SIGNIFICADOS DO TRABALHO PARA TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS E DOCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINASentido e significadoTrabalhoServidor públicoUniversidadeOs sentidos e significados do trabalho são a forma como os indivíduos, a partir de suas experiências e percepções, compreendem a sua atividade laboral. Nesse artigo objetiva-se identificar os sentidos e significados do trabalho para servidores docentes e técnico-administrativos da Universidade Federal de Santa Catarina. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva. Utilizou-se um questionário online, em que participaram 151 servidores da UFSC. Através da análise de conteúdo os dados foram sistematizados em três categorias de análise, que representam os sentidos e significados atribuídos ao trabalho pelos participantes. De um lado, no polo positivo o trabalho mostrou-se relacionado, principalmente, a uma função social, ao orgulho da instituição, ao gostar do que se faz e a possibilidade de crescimento profissional e/ou pessoal. Enquanto sentido instrumental destacou-se os que relacionam o trabalho a salário e a estabilidade. Por fim, no polo negativo o trabalho é compreendido como decepção, adoecimento, desmotivação e fardo. Estes significados podem influenciar no comprometimento, adesão e o trabalho do servidor. Portanto, cabe à gestão observar e desenvolver estratégias para minimizar os sentidos instrumentais e negativos.2017-11-17T18:41:53Z2017-11-17T18:41:53Z2017-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-03-5https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181192Nunes, Thiago SoaresGonçalves, JúliaSchweitzer, LucasTolfo, Suzana da RosaEspinosa, Leonor María Canteraporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-17T18:41:53Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/181192Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-11-17T18:41:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv SENTIDOS E SIGNIFICADOS DO TRABALHO PARA TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS E DOCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
title SENTIDOS E SIGNIFICADOS DO TRABALHO PARA TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS E DOCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
spellingShingle SENTIDOS E SIGNIFICADOS DO TRABALHO PARA TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS E DOCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Nunes, Thiago Soares
Sentido e significado
Trabalho
Servidor público
Universidade
title_short SENTIDOS E SIGNIFICADOS DO TRABALHO PARA TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS E DOCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
title_full SENTIDOS E SIGNIFICADOS DO TRABALHO PARA TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS E DOCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
title_fullStr SENTIDOS E SIGNIFICADOS DO TRABALHO PARA TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS E DOCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
title_full_unstemmed SENTIDOS E SIGNIFICADOS DO TRABALHO PARA TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS E DOCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
title_sort SENTIDOS E SIGNIFICADOS DO TRABALHO PARA TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS E DOCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
author Nunes, Thiago Soares
author_facet Nunes, Thiago Soares
Gonçalves, Júlia
Schweitzer, Lucas
Tolfo, Suzana da Rosa
Espinosa, Leonor María Cantera
author_role author
author2 Gonçalves, Júlia
Schweitzer, Lucas
Tolfo, Suzana da Rosa
Espinosa, Leonor María Cantera
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Thiago Soares
Gonçalves, Júlia
Schweitzer, Lucas
Tolfo, Suzana da Rosa
Espinosa, Leonor María Cantera
dc.subject.por.fl_str_mv Sentido e significado
Trabalho
Servidor público
Universidade
topic Sentido e significado
Trabalho
Servidor público
Universidade
description Os sentidos e significados do trabalho são a forma como os indivíduos, a partir de suas experiências e percepções, compreendem a sua atividade laboral. Nesse artigo objetiva-se identificar os sentidos e significados do trabalho para servidores docentes e técnico-administrativos da Universidade Federal de Santa Catarina. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva. Utilizou-se um questionário online, em que participaram 151 servidores da UFSC. Através da análise de conteúdo os dados foram sistematizados em três categorias de análise, que representam os sentidos e significados atribuídos ao trabalho pelos participantes. De um lado, no polo positivo o trabalho mostrou-se relacionado, principalmente, a uma função social, ao orgulho da instituição, ao gostar do que se faz e a possibilidade de crescimento profissional e/ou pessoal. Enquanto sentido instrumental destacou-se os que relacionam o trabalho a salário e a estabilidade. Por fim, no polo negativo o trabalho é compreendido como decepção, adoecimento, desmotivação e fardo. Estes significados podem influenciar no comprometimento, adesão e o trabalho do servidor. Portanto, cabe à gestão observar e desenvolver estratégias para minimizar os sentidos instrumentais e negativos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-17T18:41:53Z
2017-11-17T18:41:53Z
2017-11-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-03-5
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181192
identifier_str_mv 978-85-68618-03-5
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181192
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652039920549888