De João à Joana: gênero e brincadeiras - atribuição de significados no contexto da educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, Luciana de Bem
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106640
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2009
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spelling De João à Joana: gênero e brincadeiras - atribuição de significados no contexto da educação infantilPsicologia socialCriançasRelações de gêneroBrincadeirasEducação infantilDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2009O presente trabalho de dissertação constitui-se como um esforço compreensivo em torno das vivências de gênero experimentadas por crianças em situação de brincadeira no contexto da Educação Infantil. Em se tratando de um estudo fundado na perspectiva histórico-cultural, também as vivências dos adultos/educadores tomam parte da compreensão elaborada na dissertação. O materialismo histórico-dialético, conforme presente nos estudos de Lev S. Vigostsky (1896 - 1934) constitui a base epistemológica sob a qual este trabalho de dissertação se sustenta. A idéia de que os seres humanos constituem-se, a um só tempo, a si mesmos e ao mundo a partir de um complexo de relações sociais e mediação do outro, constitui umas das mais importantes contribuições desta referência epistemológica ao desenvolvimento da Psicologia contemporânea. Como tal, ela determina o processamento do presente trabalho onde pode ser verificada uma busca constante em estabelecer diálogo entre o conceito analítico de gênero e a interface gênero e educação-infantil escolar. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede privada de Educação Infantil em Blumenau (SC). Os sujeitos foram 14 alunos - entre 2 e 4 anos de idade - e duas professoras. Os registros foram feitos em 22 encontros, com observações do seu cotidiano, seguidas de filmagens, perfazendo 8 horas de gravações bem como anotações em diário de campo. Após a etapa de videogravação, foi realizada uma descrição detalhada do material filmográfico e construído um inventário das filmagens, que possibilitou selecionar dois (2) episódios gravados - Episódio da escolha dos nomes e Episódio da maquiagem - e um (1) episódio observado - Episódio do lanche - sem o auxílio da câmera e descrito no diário de campo. A abordagem metodológica utilizada para a análise das informações foi a Análise Microetnográfica. Os episódios analisados indicam que as crianças participantes de nossa pesquisa estão expostas às marcas de gênero que organizam a vida cotidiana. Contudo, foi possível observar que nas situações de brincadeira, as crianças encontram espaço e possibilidade para vivenciar marcas de gênero que não necessariamente correspondem aos limites impostos pela cultura e executados pelos adultos. As crianças, no momento da brincadeira, encontram espaço de autoria social e, como isso, ampliam os limites impostos desde as vivências do mundo adulto em relação às marcas de gênero. Considerando o postulado vigotskiano da mediação semiótica do psiquismo humano foi possível perceber em nosso estudo que as marcas de gênero na situação em questão - crianças que freqüentam o ensino infantil - não constituem uma produção inerente ao humano, mas que, a partir dos significados sociais atribuídos aos caracteres sexuais, são constituídas as referências de gênero que as crianças apropriam-se de forma singular. Elas são, sim, construções sociais produzidas historicamente e, como tal, precisam ser consideradas tanto pelos psicólogos quanto por educadores e pais.This dissertation is constructed as a comprehensive effort about the Gender experiences of children at playtime inside the child scholar education. And since it is a study based in a historical-cultural perspective, adults/teachers experiences also take part on the comprehension elaborated on this dissertation. The dialectic and historical Materialism, according to Lev S. Vygotski (1896-1934), constitutes the epistemological base on which this paper sustains itself. The theory in which human beings are building, at the same time, by themselves and to the world, from a complex of relationships that depends on the mediation between them in everything, is one of the most important contributions of this epistemological reference to the development of contemporary Psychology. As such, it drives the present dissertation process and it can be verified on the ceaseless attempts on establishing a dialog between the analytical concept of Gender and the interface Gender and child scholar education. This research took place in a private child school in Blumenau (SC). The subjects were 14 students (aged between 2 and 4 years old) and 2 teachers. The records were made in 22 meetings, with everyday observations followed by footages, in a total of 8 hours of recording as well as notes taken in a field diary. After this stage, a detailed description of the recordings was written, building a filming inventory that resulted in two (2) recorded episodes - The Name Choice Episode and The Make-up Episode - and one (1) observed episode - The Snack Episode - without camera support and described in the field diary. The methodological approach used to analyze the material was the Microethnographic Analysis. The experiences observed through the footages and then analyzed according to the Microethnographic Analysis shows that the children that participated in this research are exposed and understand the Gender characteristics that organize everyday life. Nevertheless, it was possible to percept that in playtime situations, kids find room and possibilities to experience Gender characteristics that not necessarily correspond to the limits set by culture and effectuated by adults. Children, at playtime, find room for social responsibility and hence can expand the limits imposed by the experiences in the adult world related to the Gender characteristics. However, this move is not integral, since the adult interference - in this particular case, the teachers - works as a restrictive feature over the children spontaneous experiences relating to the questions that involve Gender. Considering the Vygotski an definition that the action world defines the language, thoughts and emotional possibilities, it became clear in our study that the Gender characteristics in the present situation - children that attends to a child school - does not constitutes a result that can be comprehended as something intrinsic to the human being. They are, for sure, social constructions produced historically and, as such, need to be considered by psychologists, educators and parents.Toneli, Maria Juracy FilgueirasNuernberg, Adriano HenriqueUniversidade Federal de Santa CatarinaPacheco, Luciana de Bem2013-12-05T21:48:27Z2013-12-05T21:48:27Z2013-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf269445https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106640porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-05T21:48:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/106640Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-12-05T21:48:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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