GESTÃO FEMININA? REFLEXÕES DE GESTORAS SOBRE LIDERANÇA, PODER E GESTÃO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dourado, Priscila Maria De Sousa
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Nascimento, Maria Do Rosario Pessoa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97772
Resumo: Este estudo foi motivado a partir do interesse em suscitar reflexões e contribuir na compreensão do impasse, que ainda persiste no meio acadêmico, se há diferença entre o estilo de gestão feminino e masculino nas instituições de ensino superior (IES). Estabeleceu-se como objetivos específicos: (A) Identificar o perfil das gestoras; (B) Compreender suas estratégias e dificuldades no processo de liderar; (C) Pontuar desafios e resistências encontradas no exercício do poder. O estudo é exploratório e descritivo, de natureza qualitativa, utilizou-se como técnica para tratamento dos dados a Análise de Conteúdo. Os dados foram coletados por meio de questionários, sendo investigadas oito gestoras de instituições de ensino superior em Taguatinga (DF) e Parnaíba (PI). Houve forte alinhamento nas respostas. A maioria expressiva das gestoras é branca, mestre, solteira e está, no momento, sozinha. Todas as gestoras afirmaram que há diferenças entre o modelo de gestão feminino e masculino; identificaram os focos de resistência masculina de maneira mais definida que a feminina e enfatizaram que o sucesso como gestora tem um alto impacto na qualidade de vida. Em relação às políticas de diversidade, a maioria expressiva afirma que percebe poucas ações institucionais formais nas IES, especialmente na promoção e ascensão das mulheres ao poder.
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