Formação docente para educação infantil no Brasil: configurações curriculares nos cursos de pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Moema Helena Koche de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107236
Resumo: Tese [doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Florianópolis, 2013
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spelling Formação docente para educação infantil no Brasil: configurações curriculares nos cursos de pedagogiaEducaçãoProfessores -FormaçãoEducação infantilEnsinoCurriculosEducacao -Estudo e ensinoTese [doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Florianópolis, 2013A presente pesquisa, em nível de doutorado, teve como objetivo analisar os currículos dos cursos de Pedagogia das Universidades Públicas Federais no Brasil considerando a promulgação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Pedagogia em 2005. Na etapa de investigação e exploração da quantidade de universidades públicas federais, foi possível contabilizar um total de cinqüenta e sete universidades distribuídas pelas cinco regiões do país. Entre essas universidades quarenta e sete unidades ofereciam o curso de Graduação em Pedagogia e trinta e três delas compuseram o corpus de análise da pesquisa, em função da disponibilidade das informações. O recurso metodológico utilizado para categorização foi a Análise de Conteúdo dos programas de disciplinas e suas respectivas ementas, e, em alguns casos, das bibliografias e distribuição da carga horária no contexto das áreas de conhecimentos presentes na estrutura geral do curso. A organização dos dados se deu a partir do agrupamento das disciplinas de acordo com sua definição semântica e por uma aproximação das ementas. Essa tomada de decisão propiciou a apresentação de um panorama extremamente diversificado e complexo do ponto de vista da organização curricular, uma vez que, historicamente a estrutura curricular de base que orientava os cursos de Pedagogia definia-se a partir de três eixos: Fundamentos Teóricos, Metodologias e Prática. Diante da ampliação das áreas de conhecimento que buscam uma interlocução com a Pedagogia e vice-versa, somado às novas dimensões disciplinares que buscam delimitar o que é específico da formação docente para a infância, fez-se necessário uma proposição de outra estrutura curricular, mantendo a orientação de três grandes eixos, mas com a diferença conceitual que se revela na substituição dos termos: Fundamentos Gerais; Formação Pedagógica; Crianças, Infância e Educação. Buscou-se analisar os currículos para compreender o percurso de formação de professores para crianças pequenas, em atendimento à especificidade dessa docência. Analisar a configuração atual dos currículos de Pedagogia para a formação específica da docência para a Educação Infantil, implicou em dar visibilidade ao lugar que as crianças e a infância ocupam no seu interior. A análise destes conteúdos buscou identificar ainda a existência de diálogos interdisciplinares para tratar da infância e suas consequências para a consolidação conceitual e a orientação das ações pedagógicas com as crianças na educação infantil. Espera-se que este estudo possa alimentar o debate teórico sobre as funções socioeducativas dos sistemas públicos para as crianças pequenas, considerando que cada vez mais a população infantil compartilha sua infância em espaços institucionais de educação como creches, pré-escolas e escolas <br>Abstract: The current research at the doctoral level, aimed to analyze the curricula of Pedagogy of the Federal Public Universities in Brazil considering the promulgation of the new National Curriculum Guidelines for Pedagogy courses in 2005. In the stage of research and exploration of the amount of federal public universities, it was possible to account for a total of fifty-seven universities distributed across five regions of the country. Among these forty-seven universities offering the course units Pedagogy Undergraduate and thirty-three of them formed the corpus of research analysis, depending on the availability of information. The methodological approach used to categorize was Content Analysis of programs, courses and their respective notes, and in some cases, bibliographies and distribution of the workload in the context of the areas of knowledge present in the overall course structure. The organization of the data was the grouping of subjects according to their semantic definition and an approximation of the menus. This decisionmaking led to the presentation of an extremely diverse and complex panorama from the standpoint of curriculum organization, since historically the basic curriculum structure that guided the course of Pedagogy was defined from three axes: Theoretical Foundations, Methods and Practice. Given the expansion of knowledge areas that seek a dialogue with the Pedagogy and vice versa, together with new dimensions disciplinary seeking to delimit what is specific teacher training for children, it was necessary a proposition from another curriculum structure, keeping the guidance of three major axes, but with the conceptual difference that is revealed in the substitution of terms: Fundamentals General, Teacher Training, Children, Childhood and Education. We sought to analyze the curriculum to understand the journey of teacher education for young children, attending the specificity of this teaching. Analyze the current setting of curricula for specific training pedagogy of teaching for Early Childhood Education, resulted in giving visibility to the place that children and childhood occupy inside. The analysis sought to identify these contents even the existence of interdisciplinary dialogues to treat childhood and its consequences for the consolidation and conceptual orientation of pedagogical actions with children in early childhood education. It is hoped that this study can feed the theoretical debate about the social and educational functions of public systems for small children, where as increasing child population shares his childhood in institutional spaces for education as childcare, pre-schools and schools.Rocha, Eloisa Acires CandalUniversidade Federal de Santa CatarinaAlbuquerque, Moema Helena Koche de2013-12-05T23:34:33Z2013-12-05T23:34:33Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis198 p.| il., grafs., tabs.application/pdf319867https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107236porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-12T02:19:02Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/107236Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-12T02:19:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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