O Mar Como Material: escultura e poesia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ghisi, Agnes
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Literatura Italiana Traduzida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/209777
Resumo: Il Mare come Materiale é um poema de Giorgio Caproni, presente na coletânea Il Conte di Kevenhüller (1986) e é dedicado ao escultor Mario Ceroli. Escrito na "fase final" do poeta, este é um poema cujos versos se movimentam no branco da página: no início, temos um mar calmo... reticente.... Que então vai se agitando, e ocupando a página com seu movimento, quebrando os versos, encadeando as frases; o movimento se dá também pela constante ação, exposta pelos verbos que, por vezes, se repetem: scolpire, scolpire, filarne, fissarne — e aqui podemos ainda destacar a partícula partitiva "ne", como se, de fato, fosse possível separar um pedaço de mar, reinventá-lo, reformulá-lo, transferi-lo para um verso numa página em branco, ou para um pedaço de madeira numa escultura; como se o mar pudesse ser reinventado —, lignificare, scolpire, e por fim, dire. Um movimento que cessa (no poema, reticente) no limite do impossível: a (re)invenção do mar enquanto novo material, poético e artístico. O mar enquanto palavra, enquanto peça de madeira ou vidro, moldáveis.
id UFSC_a625e5cf33459388a9a753318b662713
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/209777
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaNúcleo de Estudos Contemporâneos de Literatura Italiana (NECLIT)Ghisi, AgnesLiteratura Italiana TraduzidaLiteratura Italiana Traduzida2020-07-28T17:21:17Z2020-07-28T17:21:17Z2020-06-09GHISI, Agnes. O Mar Como Material: escultura e poesia. In Literatura Italiana Traduzida, v.1., n.6, jun. 2020.267543632675-4363https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/209777Il Mare come Materiale é um poema de Giorgio Caproni, presente na coletânea Il Conte di Kevenhüller (1986) e é dedicado ao escultor Mario Ceroli. Escrito na "fase final" do poeta, este é um poema cujos versos se movimentam no branco da página: no início, temos um mar calmo... reticente.... Que então vai se agitando, e ocupando a página com seu movimento, quebrando os versos, encadeando as frases; o movimento se dá também pela constante ação, exposta pelos verbos que, por vezes, se repetem: scolpire, scolpire, filarne, fissarne — e aqui podemos ainda destacar a partícula partitiva "ne", como se, de fato, fosse possível separar um pedaço de mar, reinventá-lo, reformulá-lo, transferi-lo para um verso numa página em branco, ou para um pedaço de madeira numa escultura; como se o mar pudesse ser reinventado —, lignificare, scolpire, e por fim, dire. Um movimento que cessa (no poema, reticente) no limite do impossível: a (re)invenção do mar enquanto novo material, poético e artístico. O mar enquanto palavra, enquanto peça de madeira ou vidro, moldáveis.poesia italianagiorgio capronitraduçãoO Mar Como Material: escultura e poesiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-841https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/209777/2/license.txt1e303b1a14bc81323996817054a2f762MD52ORIGINALGHISI, Agnes. O Mar Como Material_ escultura e poesia.pdfGHISI, Agnes. O Mar Como Material_ escultura e poesia.pdfapplication/pdf159960https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/209777/1/GHISI%2c%20Agnes.%20O%20Mar%20Como%20Material_%20escultura%20e%20poesia.pdfbee209297dcdf396b11c5492b716c150MD51123456789/2097772020-08-12 13:30:09.722oai:repositorio.ufsc.br:123456789/209777aHR0cHM6Ly9saXRlcmF0dXJhLWl0YWxpYW5hLmJsb2dzcG90LmNvbS8=Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-08-12T16:30:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O Mar Como Material: escultura e poesia
title O Mar Como Material: escultura e poesia
spellingShingle O Mar Como Material: escultura e poesia
Ghisi, Agnes
poesia italiana
giorgio caproni
tradução
title_short O Mar Como Material: escultura e poesia
title_full O Mar Como Material: escultura e poesia
title_fullStr O Mar Como Material: escultura e poesia
title_full_unstemmed O Mar Como Material: escultura e poesia
title_sort O Mar Como Material: escultura e poesia
author Ghisi, Agnes
author_facet Ghisi, Agnes
Literatura Italiana Traduzida
author_role author
author2 Literatura Italiana Traduzida
author2_role author
dc.contributor.editor.none.fl_str_mv Literatura Italiana Traduzida
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
Núcleo de Estudos Contemporâneos de Literatura Italiana (NECLIT)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ghisi, Agnes
Literatura Italiana Traduzida
dc.subject.por.fl_str_mv poesia italiana
giorgio caproni
tradução
topic poesia italiana
giorgio caproni
tradução
description Il Mare come Materiale é um poema de Giorgio Caproni, presente na coletânea Il Conte di Kevenhüller (1986) e é dedicado ao escultor Mario Ceroli. Escrito na "fase final" do poeta, este é um poema cujos versos se movimentam no branco da página: no início, temos um mar calmo... reticente.... Que então vai se agitando, e ocupando a página com seu movimento, quebrando os versos, encadeando as frases; o movimento se dá também pela constante ação, exposta pelos verbos que, por vezes, se repetem: scolpire, scolpire, filarne, fissarne — e aqui podemos ainda destacar a partícula partitiva "ne", como se, de fato, fosse possível separar um pedaço de mar, reinventá-lo, reformulá-lo, transferi-lo para um verso numa página em branco, ou para um pedaço de madeira numa escultura; como se o mar pudesse ser reinventado —, lignificare, scolpire, e por fim, dire. Um movimento que cessa (no poema, reticente) no limite do impossível: a (re)invenção do mar enquanto novo material, poético e artístico. O mar enquanto palavra, enquanto peça de madeira ou vidro, moldáveis.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-28T17:21:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-07-28T17:21:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-06-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GHISI, Agnes. O Mar Como Material: escultura e poesia. In Literatura Italiana Traduzida, v.1., n.6, jun. 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/209777
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 26754363
2675-4363
identifier_str_mv GHISI, Agnes. O Mar Como Material: escultura e poesia. In Literatura Italiana Traduzida, v.1., n.6, jun. 2020.
26754363
2675-4363
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/209777
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/209777/2/license.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/209777/1/GHISI%2c%20Agnes.%20O%20Mar%20Como%20Material_%20escultura%20e%20poesia.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1e303b1a14bc81323996817054a2f762
bee209297dcdf396b11c5492b716c150
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805033771335680