O Mar Como Material: escultura e poesia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/209777 |
Resumo: | Il Mare come Materiale é um poema de Giorgio Caproni, presente na coletânea Il Conte di Kevenhüller (1986) e é dedicado ao escultor Mario Ceroli. Escrito na "fase final" do poeta, este é um poema cujos versos se movimentam no branco da página: no início, temos um mar calmo... reticente.... Que então vai se agitando, e ocupando a página com seu movimento, quebrando os versos, encadeando as frases; o movimento se dá também pela constante ação, exposta pelos verbos que, por vezes, se repetem: scolpire, scolpire, filarne, fissarne — e aqui podemos ainda destacar a partícula partitiva "ne", como se, de fato, fosse possível separar um pedaço de mar, reinventá-lo, reformulá-lo, transferi-lo para um verso numa página em branco, ou para um pedaço de madeira numa escultura; como se o mar pudesse ser reinventado —, lignificare, scolpire, e por fim, dire. Um movimento que cessa (no poema, reticente) no limite do impossível: a (re)invenção do mar enquanto novo material, poético e artístico. O mar enquanto palavra, enquanto peça de madeira ou vidro, moldáveis. |
id |
UFSC_a625e5cf33459388a9a753318b662713 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/209777 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa CatarinaNúcleo de Estudos Contemporâneos de Literatura Italiana (NECLIT)Ghisi, AgnesLiteratura Italiana TraduzidaLiteratura Italiana Traduzida2020-07-28T17:21:17Z2020-07-28T17:21:17Z2020-06-09GHISI, Agnes. O Mar Como Material: escultura e poesia. In Literatura Italiana Traduzida, v.1., n.6, jun. 2020.267543632675-4363https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/209777Il Mare come Materiale é um poema de Giorgio Caproni, presente na coletânea Il Conte di Kevenhüller (1986) e é dedicado ao escultor Mario Ceroli. Escrito na "fase final" do poeta, este é um poema cujos versos se movimentam no branco da página: no início, temos um mar calmo... reticente.... Que então vai se agitando, e ocupando a página com seu movimento, quebrando os versos, encadeando as frases; o movimento se dá também pela constante ação, exposta pelos verbos que, por vezes, se repetem: scolpire, scolpire, filarne, fissarne — e aqui podemos ainda destacar a partícula partitiva "ne", como se, de fato, fosse possível separar um pedaço de mar, reinventá-lo, reformulá-lo, transferi-lo para um verso numa página em branco, ou para um pedaço de madeira numa escultura; como se o mar pudesse ser reinventado —, lignificare, scolpire, e por fim, dire. Um movimento que cessa (no poema, reticente) no limite do impossível: a (re)invenção do mar enquanto novo material, poético e artístico. O mar enquanto palavra, enquanto peça de madeira ou vidro, moldáveis.poesia italianagiorgio capronitraduçãoO Mar Como Material: escultura e poesiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-841https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/209777/2/license.txt1e303b1a14bc81323996817054a2f762MD52ORIGINALGHISI, Agnes. O Mar Como Material_ escultura e poesia.pdfGHISI, Agnes. O Mar Como Material_ escultura e poesia.pdfapplication/pdf159960https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/209777/1/GHISI%2c%20Agnes.%20O%20Mar%20Como%20Material_%20escultura%20e%20poesia.pdfbee209297dcdf396b11c5492b716c150MD51123456789/2097772020-08-12 13:30:09.722oai:repositorio.ufsc.br:123456789/209777aHR0cHM6Ly9saXRlcmF0dXJhLWl0YWxpYW5hLmJsb2dzcG90LmNvbS8=Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-08-12T16:30:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O Mar Como Material: escultura e poesia |
title |
O Mar Como Material: escultura e poesia |
spellingShingle |
O Mar Como Material: escultura e poesia Ghisi, Agnes poesia italiana giorgio caproni tradução |
title_short |
O Mar Como Material: escultura e poesia |
title_full |
O Mar Como Material: escultura e poesia |
title_fullStr |
O Mar Como Material: escultura e poesia |
title_full_unstemmed |
O Mar Como Material: escultura e poesia |
title_sort |
O Mar Como Material: escultura e poesia |
author |
Ghisi, Agnes |
author_facet |
Ghisi, Agnes Literatura Italiana Traduzida |
author_role |
author |
author2 |
Literatura Italiana Traduzida |
author2_role |
author |
dc.contributor.editor.none.fl_str_mv |
Literatura Italiana Traduzida |
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina Núcleo de Estudos Contemporâneos de Literatura Italiana (NECLIT) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ghisi, Agnes Literatura Italiana Traduzida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
poesia italiana giorgio caproni tradução |
topic |
poesia italiana giorgio caproni tradução |
description |
Il Mare come Materiale é um poema de Giorgio Caproni, presente na coletânea Il Conte di Kevenhüller (1986) e é dedicado ao escultor Mario Ceroli. Escrito na "fase final" do poeta, este é um poema cujos versos se movimentam no branco da página: no início, temos um mar calmo... reticente.... Que então vai se agitando, e ocupando a página com seu movimento, quebrando os versos, encadeando as frases; o movimento se dá também pela constante ação, exposta pelos verbos que, por vezes, se repetem: scolpire, scolpire, filarne, fissarne — e aqui podemos ainda destacar a partícula partitiva "ne", como se, de fato, fosse possível separar um pedaço de mar, reinventá-lo, reformulá-lo, transferi-lo para um verso numa página em branco, ou para um pedaço de madeira numa escultura; como se o mar pudesse ser reinventado —, lignificare, scolpire, e por fim, dire. Um movimento que cessa (no poema, reticente) no limite do impossível: a (re)invenção do mar enquanto novo material, poético e artístico. O mar enquanto palavra, enquanto peça de madeira ou vidro, moldáveis. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-07-28T17:21:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-07-28T17:21:17Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-06-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GHISI, Agnes. O Mar Como Material: escultura e poesia. In Literatura Italiana Traduzida, v.1., n.6, jun. 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/209777 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
26754363 2675-4363 |
identifier_str_mv |
GHISI, Agnes. O Mar Como Material: escultura e poesia. In Literatura Italiana Traduzida, v.1., n.6, jun. 2020. 26754363 2675-4363 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/209777 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/209777/2/license.txt https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/209777/1/GHISI%2c%20Agnes.%20O%20Mar%20Como%20Material_%20escultura%20e%20poesia.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1e303b1a14bc81323996817054a2f762 bee209297dcdf396b11c5492b716c150 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805033771335680 |