DESAFIOS DA GESTÃO UNIVERSITÁRIA PÚBLICA PARA ALÉM DA EDUCAÇÃO DO CAPITAL
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131661 |
Resumo: | Este trabalho constitui uma investigação quanto às habilidades que o gestor universitário público deve apresentar para enfrentar desafios, crises e influências externas provocados pela lógica incorrigível do capitalismo, sob a ótica de Mézsáros. A pesquisa teve por objetivo identificar a opinião dos gestores universitários públicos quanto às suas habilidades específicas, ao maior desafio da democratização do acesso à educação superior e às ações afirmativas como políticas de inclusão, justiça e mobilidade social. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e quantitativo que teve como instrumento de coleta de dados o questionário aplicado a 15 gestores universitários públicos. Os dados foram coletados, analisados e tabulados. Os resultados indicam que o gestor universitário público deve apresentar várias habilidades específicas para enfrentar desafios, dentre elas, a capacidade de tomada de decisão e o maior desafio da democratização do acesso à educação superior é o acompanhamento do desenvolvimento educacional dos alunos oriundos do acesso via ações afirmativas, sendo que estas, são, parcialmente, consideradas políticas de inclusão conforme a opinião dos gestores. |
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DESAFIOS DA GESTÃO UNIVERSITÁRIA PÚBLICA PARA ALÉM DA EDUCAÇÃO DO CAPITALGestão universitária pública. Inclusão social. Acesso e permanência. Ações afirmativas.Este trabalho constitui uma investigação quanto às habilidades que o gestor universitário público deve apresentar para enfrentar desafios, crises e influências externas provocados pela lógica incorrigível do capitalismo, sob a ótica de Mézsáros. A pesquisa teve por objetivo identificar a opinião dos gestores universitários públicos quanto às suas habilidades específicas, ao maior desafio da democratização do acesso à educação superior e às ações afirmativas como políticas de inclusão, justiça e mobilidade social. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e quantitativo que teve como instrumento de coleta de dados o questionário aplicado a 15 gestores universitários públicos. Os dados foram coletados, analisados e tabulados. Os resultados indicam que o gestor universitário público deve apresentar várias habilidades específicas para enfrentar desafios, dentre elas, a capacidade de tomada de decisão e o maior desafio da democratização do acesso à educação superior é o acompanhamento do desenvolvimento educacional dos alunos oriundos do acesso via ações afirmativas, sendo que estas, são, parcialmente, consideradas políticas de inclusão conforme a opinião dos gestores.INPEAU2015-04-06T12:17:23Z2015-04-06T12:17:23Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131661Ribeiro, Fernanda Borges Vazporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-06T12:17:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131661Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-06T12:17:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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Este trabalho constitui uma investigação quanto às habilidades que o gestor universitário público deve apresentar para enfrentar desafios, crises e influências externas provocados pela lógica incorrigível do capitalismo, sob a ótica de Mézsáros. A pesquisa teve por objetivo identificar a opinião dos gestores universitários públicos quanto às suas habilidades específicas, ao maior desafio da democratização do acesso à educação superior e às ações afirmativas como políticas de inclusão, justiça e mobilidade social. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e quantitativo que teve como instrumento de coleta de dados o questionário aplicado a 15 gestores universitários públicos. Os dados foram coletados, analisados e tabulados. Os resultados indicam que o gestor universitário público deve apresentar várias habilidades específicas para enfrentar desafios, dentre elas, a capacidade de tomada de decisão e o maior desafio da democratização do acesso à educação superior é o acompanhamento do desenvolvimento educacional dos alunos oriundos do acesso via ações afirmativas, sendo que estas, são, parcialmente, consideradas políticas de inclusão conforme a opinião dos gestores. |
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