Escrita e ensino de Língua Portuguesa: algumas reflexões sobre o processo de autoria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Luiz Antonio
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Col, Angelo Alecsandro Dal
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/170
Resumo: ResumoEste artigo trata dos processos envolvidos no ensino-aprendizagem dos diversos gêneros discursivos presentes na sociedade e retratados na escola. Por meio de algumas reflexões, elencamos, neste artigo, algumas metodologias para o aprimoramento do ensino de tais gêneros discursivos nas práticas escolares. Palavras-chave: Ensino de Língua Portuguesa; Práticas escriturais; Gêneros textuais.Portuguese writing and teaching: some considerations about the process of authorshipAbstract This article discusses the teaching/learning processes of the several discursive genres that are present in the society and reflected at school. Through some considerations, we listed in this article some methodologies for improving the teaching of these discursive genres in schools. Key words: Portuguese teaching; Writing practice; Discursive genres.
id UNICID_98589ff76f08f45438a3e5476bd12c7e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/170
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling Escrita e ensino de Língua Portuguesa: algumas reflexões sobre o processo de autoriaEnsino de Língua Portuguesapráticas escrituraisgêneros textuaisResumoEste artigo trata dos processos envolvidos no ensino-aprendizagem dos diversos gêneros discursivos presentes na sociedade e retratados na escola. Por meio de algumas reflexões, elencamos, neste artigo, algumas metodologias para o aprimoramento do ensino de tais gêneros discursivos nas práticas escolares. Palavras-chave: Ensino de Língua Portuguesa; Práticas escriturais; Gêneros textuais.Portuguese writing and teaching: some considerations about the process of authorshipAbstract This article discusses the teaching/learning processes of the several discursive genres that are present in the society and reflected at school. Through some considerations, we listed in this article some methodologies for improving the teaching of these discursive genres in schools. Key words: Portuguese teaching; Writing practice; Discursive genres.Universidade Cidade de São Paulo2017-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/17010.26843/v3.n1.2010.170.p104 - 112Revista @mbienteeducação; v. 3 n. 1 (2010): jan/jun 2010; 104 - 1121982-863210.26843/ae.v3.n1.2010reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/170/426Copyright (c) 2017 Luiz Antonio Ferreira, Angelo Alecsandro Dal Colinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Luiz AntonioCol, Angelo Alecsandro Dal2018-07-04T10:00:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/170Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2018-07-04T10:00:51Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv Escrita e ensino de Língua Portuguesa: algumas reflexões sobre o processo de autoria
title Escrita e ensino de Língua Portuguesa: algumas reflexões sobre o processo de autoria
spellingShingle Escrita e ensino de Língua Portuguesa: algumas reflexões sobre o processo de autoria
Ferreira, Luiz Antonio
Ensino de Língua Portuguesa
práticas escriturais
gêneros textuais
title_short Escrita e ensino de Língua Portuguesa: algumas reflexões sobre o processo de autoria
title_full Escrita e ensino de Língua Portuguesa: algumas reflexões sobre o processo de autoria
title_fullStr Escrita e ensino de Língua Portuguesa: algumas reflexões sobre o processo de autoria
title_full_unstemmed Escrita e ensino de Língua Portuguesa: algumas reflexões sobre o processo de autoria
title_sort Escrita e ensino de Língua Portuguesa: algumas reflexões sobre o processo de autoria
author Ferreira, Luiz Antonio
author_facet Ferreira, Luiz Antonio
Col, Angelo Alecsandro Dal
author_role author
author2 Col, Angelo Alecsandro Dal
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Luiz Antonio
Col, Angelo Alecsandro Dal
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Língua Portuguesa
práticas escriturais
gêneros textuais
topic Ensino de Língua Portuguesa
práticas escriturais
gêneros textuais
description ResumoEste artigo trata dos processos envolvidos no ensino-aprendizagem dos diversos gêneros discursivos presentes na sociedade e retratados na escola. Por meio de algumas reflexões, elencamos, neste artigo, algumas metodologias para o aprimoramento do ensino de tais gêneros discursivos nas práticas escolares. Palavras-chave: Ensino de Língua Portuguesa; Práticas escriturais; Gêneros textuais.Portuguese writing and teaching: some considerations about the process of authorshipAbstract This article discusses the teaching/learning processes of the several discursive genres that are present in the society and reflected at school. Through some considerations, we listed in this article some methodologies for improving the teaching of these discursive genres in schools. Key words: Portuguese teaching; Writing practice; Discursive genres.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/170
10.26843/v3.n1.2010.170.p104 - 112
url https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/170
identifier_str_mv 10.26843/v3.n1.2010.170.p104 - 112
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/170/426
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Luiz Antonio Ferreira, Angelo Alecsandro Dal Col
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Luiz Antonio Ferreira, Angelo Alecsandro Dal Col
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; v. 3 n. 1 (2010): jan/jun 2010; 104 - 112
1982-8632
10.26843/ae.v3.n1.2010
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315141538775040