A construção de conhecimentos sociológicos em ambientes colaborativos de aprendizagem: uma interação tecnometodológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Eunice Léa de
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79492
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Computação.
id UFSC_a80279c3c3dd38fd21b1ac555667b110
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/79492
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A construção de conhecimentos sociológicos em ambientes colaborativos de aprendizagem: uma interação tecnometodológicaInformaticaComputaçãoSociologiaEstudo e ensino (Segundo grau)Ensino auxiliado por computadorTecnologia educacionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Computação.O projeto desenvolvido enfocou a questão da construção coletiva do conhecimento de Sociologia no Ensino Médio, através da integração de tecnologia computacional, metodologia e atividades de aprendizagem.A pesquisa foi categorizada como uma pesquisa qualitativa através da qual estruturou-se uma experiência didático-metodológica, de construção de conhecimentos de Sociologia em Ambiente de Aprendizagem Colaborativo, com apoio do computador.A proposta metodológica que se implementou, com apoio do computador, tem como foco a construção do conhecimento pelos sujeitos envolvidos no processo de aprendizagem.Embasa - se na abordagem sociointeracionista, no pensamento de Paulo Freire e Vygotsky. O modelo criado de modelagem do Ambiente de Aprendizagem Colaborativo de Sociologia do Ensino Médio, denominado - ACASEM - é uma grande teia que interliga vários ambientes, formando um imenso hipertexto. Este ambiente é composto pela agenda de estudos, aula expositiva, lista de discussão, home page, dúvidas. Estes associados entre si formam os elos da teia e criam outros ambientes conectados mutuamente, constituindo novos elos de ligação ao ambiente central - ACASEM. Os cinco ambientes são acessados no menu principal, possibilitando penetrar nos diversos assuntos sociológicos, de acordo com as orientações das temáticas geradoras construídas na sala de aula, além de pesquisa, cadastro de endereços, trocas, debates, arquivo das aulas, construção coletiva.Deste modo, os conteúdos sociológicos, serão os resultados de um processo dialógico que desperta nos sujeitos envolvidos uma outra maneira de relacionar-se com a experiência vivida. As interações entre os diversos ambientes do ACASEM acontecem a partir das conexões que o aluno estabelece na sua participação em construir o conhecimento.Florianópolis, SCKomosinski, Leandro JoseUniversidade Federal de Santa CatarinaMoraes, Eunice Léa de2012-10-18T04:36:50Z2012-10-18T04:36:50Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis105 f.| il.application/pdf181771http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79492porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T22:09:04Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/79492Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T22:09:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção de conhecimentos sociológicos em ambientes colaborativos de aprendizagem: uma interação tecnometodológica
title A construção de conhecimentos sociológicos em ambientes colaborativos de aprendizagem: uma interação tecnometodológica
spellingShingle A construção de conhecimentos sociológicos em ambientes colaborativos de aprendizagem: uma interação tecnometodológica
Moraes, Eunice Léa de
Informatica
Computação
Sociologia
Estudo e ensino (Segundo grau)
Ensino auxiliado por computador
Tecnologia educacional
title_short A construção de conhecimentos sociológicos em ambientes colaborativos de aprendizagem: uma interação tecnometodológica
title_full A construção de conhecimentos sociológicos em ambientes colaborativos de aprendizagem: uma interação tecnometodológica
title_fullStr A construção de conhecimentos sociológicos em ambientes colaborativos de aprendizagem: uma interação tecnometodológica
title_full_unstemmed A construção de conhecimentos sociológicos em ambientes colaborativos de aprendizagem: uma interação tecnometodológica
title_sort A construção de conhecimentos sociológicos em ambientes colaborativos de aprendizagem: uma interação tecnometodológica
author Moraes, Eunice Léa de
author_facet Moraes, Eunice Léa de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Komosinski, Leandro Jose
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Eunice Léa de
dc.subject.por.fl_str_mv Informatica
Computação
Sociologia
Estudo e ensino (Segundo grau)
Ensino auxiliado por computador
Tecnologia educacional
topic Informatica
Computação
Sociologia
Estudo e ensino (Segundo grau)
Ensino auxiliado por computador
Tecnologia educacional
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Computação.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2001
2012-10-18T04:36:50Z
2012-10-18T04:36:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 181771
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79492
identifier_str_mv 181771
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79492
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 105 f.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652032347734016