A construção de conhecimentos sociológicos em ambientes colaborativos de aprendizagem: uma interação tecnometodológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79492 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Computação. |
id |
UFSC_a80279c3c3dd38fd21b1ac555667b110 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/79492 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A construção de conhecimentos sociológicos em ambientes colaborativos de aprendizagem: uma interação tecnometodológicaInformaticaComputaçãoSociologiaEstudo e ensino (Segundo grau)Ensino auxiliado por computadorTecnologia educacionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Computação.O projeto desenvolvido enfocou a questão da construção coletiva do conhecimento de Sociologia no Ensino Médio, através da integração de tecnologia computacional, metodologia e atividades de aprendizagem.A pesquisa foi categorizada como uma pesquisa qualitativa através da qual estruturou-se uma experiência didático-metodológica, de construção de conhecimentos de Sociologia em Ambiente de Aprendizagem Colaborativo, com apoio do computador.A proposta metodológica que se implementou, com apoio do computador, tem como foco a construção do conhecimento pelos sujeitos envolvidos no processo de aprendizagem.Embasa - se na abordagem sociointeracionista, no pensamento de Paulo Freire e Vygotsky. O modelo criado de modelagem do Ambiente de Aprendizagem Colaborativo de Sociologia do Ensino Médio, denominado - ACASEM - é uma grande teia que interliga vários ambientes, formando um imenso hipertexto. Este ambiente é composto pela agenda de estudos, aula expositiva, lista de discussão, home page, dúvidas. Estes associados entre si formam os elos da teia e criam outros ambientes conectados mutuamente, constituindo novos elos de ligação ao ambiente central - ACASEM. Os cinco ambientes são acessados no menu principal, possibilitando penetrar nos diversos assuntos sociológicos, de acordo com as orientações das temáticas geradoras construídas na sala de aula, além de pesquisa, cadastro de endereços, trocas, debates, arquivo das aulas, construção coletiva.Deste modo, os conteúdos sociológicos, serão os resultados de um processo dialógico que desperta nos sujeitos envolvidos uma outra maneira de relacionar-se com a experiência vivida. As interações entre os diversos ambientes do ACASEM acontecem a partir das conexões que o aluno estabelece na sua participação em construir o conhecimento.Florianópolis, SCKomosinski, Leandro JoseUniversidade Federal de Santa CatarinaMoraes, Eunice Léa de2012-10-18T04:36:50Z2012-10-18T04:36:50Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis105 f.| il.application/pdf181771http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79492porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T22:09:04Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/79492Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T22:09:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção de conhecimentos sociológicos em ambientes colaborativos de aprendizagem: uma interação tecnometodológica |
title |
A construção de conhecimentos sociológicos em ambientes colaborativos de aprendizagem: uma interação tecnometodológica |
spellingShingle |
A construção de conhecimentos sociológicos em ambientes colaborativos de aprendizagem: uma interação tecnometodológica Moraes, Eunice Léa de Informatica Computação Sociologia Estudo e ensino (Segundo grau) Ensino auxiliado por computador Tecnologia educacional |
title_short |
A construção de conhecimentos sociológicos em ambientes colaborativos de aprendizagem: uma interação tecnometodológica |
title_full |
A construção de conhecimentos sociológicos em ambientes colaborativos de aprendizagem: uma interação tecnometodológica |
title_fullStr |
A construção de conhecimentos sociológicos em ambientes colaborativos de aprendizagem: uma interação tecnometodológica |
title_full_unstemmed |
A construção de conhecimentos sociológicos em ambientes colaborativos de aprendizagem: uma interação tecnometodológica |
title_sort |
A construção de conhecimentos sociológicos em ambientes colaborativos de aprendizagem: uma interação tecnometodológica |
author |
Moraes, Eunice Léa de |
author_facet |
Moraes, Eunice Léa de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Komosinski, Leandro Jose Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Eunice Léa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Informatica Computação Sociologia Estudo e ensino (Segundo grau) Ensino auxiliado por computador Tecnologia educacional |
topic |
Informatica Computação Sociologia Estudo e ensino (Segundo grau) Ensino auxiliado por computador Tecnologia educacional |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Computação. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001 2001 2012-10-18T04:36:50Z 2012-10-18T04:36:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
181771 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79492 |
identifier_str_mv |
181771 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79492 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
105 f.| il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652032347734016 |