EFL readers' text comprehension: assessing the effectiveness of illustrations
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94026 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente, Florianópolis, 2010 |
id |
UFSC_a804c7e838baf5e6a7ecbeeaa61c8875 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/94026 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
EFL readers' text comprehension: assessing the effectiveness of illustrationsLiteraturaLingua inglesa -Estudo e ensino - Estudantes estrangeirosCompreensao na leituraLingua inglesaIlustraçõesDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente, Florianópolis, 2010Este estudo empírico investigou o efeito facilitador de ilustrações na compreensão de texto para leitores de inglês como língua estrangeira. O estudo foi motivado pela necessidade de maior entendimento do tema, tendo em vista ser um assunto atualmente abordado por vários pesquisadores do campo de Linguística Aplicada. A metodologia adotada envolveu a coleta de dados de 13 participantes do curso de inglês extracurricular da Universidade Federal de Santa Catarina, com nível básico de proficiência, correspondente ao terceiro semestre do curso, o qual é composto por seis semestres. Os participantes foram divididos em três grupos pequenos e cada grupo leu o mesmo texto com uma abordagem diferente: O Pre-Reading Group realizou uma atividade pré-leitura com figuras antes de ler o texto; O With-Picture Group leu o texto com as imagens; e o No-Picture Group leu o texto sem imagens. As atividades realizadas pelos participantes consistiram em uma leitura de texto, uma arefa de recordação de conteúdo imediatamente após a leitura, uma tarefa de múltipla escolha, um questionário retrospectivo; uma segunda tarefa de recordação do conteúdo foi realizada uma semana após o primeiro encontro. Os dados foram analisados tanto quantitativamente quanto qualitativamente, examinando-se os resultados das tarefas de recordação do conteúdo lido, os dados da tarefa de múltipla escolha e o questionário retrospectivo. Os achados deste estudo indicam um efeito facilitador das ilustrações na compreensão de leitura quando levado em consideração o uso das imagens como suporte na atividade de pré-leitura. O grupo WPG mostrou melhores resultados no delayed recall quando comparado com o immediate recall. Os resultados gerais sugerem que o efeito facilitador do uso de ilustrações pode auxiliar os leitores de segunda língua (inglês) na seleção de informação relevante, o que pode ajudar na compreensão de texto para alunos/leitores com nível básico de proficiência.Tomitch, Leda Maria BragaTumolo, Celso Henrique SoufenUniversidade Federal de Santa CatarinaClaro, Rita de Cássia Sobreira2012-10-25T05:41:53Z2012-10-25T05:41:53Z2012-10-25T05:41:53Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxiv, 76 p.| il., grafs., tabs.application/pdf289913http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94026engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T23:09:34Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/94026Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T23:09:34Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EFL readers' text comprehension: assessing the effectiveness of illustrations |
title |
EFL readers' text comprehension: assessing the effectiveness of illustrations |
spellingShingle |
EFL readers' text comprehension: assessing the effectiveness of illustrations Claro, Rita de Cássia Sobreira Literatura Lingua inglesa - Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros Compreensao na leitura Lingua inglesa Ilustrações |
title_short |
EFL readers' text comprehension: assessing the effectiveness of illustrations |
title_full |
EFL readers' text comprehension: assessing the effectiveness of illustrations |
title_fullStr |
EFL readers' text comprehension: assessing the effectiveness of illustrations |
title_full_unstemmed |
EFL readers' text comprehension: assessing the effectiveness of illustrations |
title_sort |
EFL readers' text comprehension: assessing the effectiveness of illustrations |
author |
Claro, Rita de Cássia Sobreira |
author_facet |
Claro, Rita de Cássia Sobreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tomitch, Leda Maria Braga Tumolo, Celso Henrique Soufen Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Claro, Rita de Cássia Sobreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura Lingua inglesa - Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros Compreensao na leitura Lingua inglesa Ilustrações |
topic |
Literatura Lingua inglesa - Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros Compreensao na leitura Lingua inglesa Ilustrações |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente, Florianópolis, 2010 |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10-25T05:41:53Z 2012-10-25T05:41:53Z 2012-10-25T05:41:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
289913 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94026 |
identifier_str_mv |
289913 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94026 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
xiv, 76 p.| il., grafs., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652181157445632 |