A influência da cocriação de valor por meio de um experimento: Produto Simples X Complexo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Vanessa Rocha dos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166438
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
id UFSC_a828f978afbf021a3f294e389a03c295
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/166438
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaSantos, Vanessa Rocha dosPetroll, Martin de La Martinière2016-08-12T23:40:07Z2016-08-12T23:40:07Z2016-08-12https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166438TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.São muitas as empresas que utilizam processos de cocriação de valor em sua estratégia, porém os materiais encontrados na literatura empírica no Brasil são escassos, com maior parte dos estudos encontrados fora do país. Destes, a maioria está concentrada no consumidor participante da cocriação, sendo poucos os que abordam as percepções do consumidor que não cocriou diante de um produto cocriado. Com a finalidade de preencher essa lacuna, o presente artigo teve como objetivo verificar como a cocriação de valor tem influência nas percepções do consumidor não participante. Para isso, foi realizado um experimento contendo anúncios de produtos cocriados por um consumidor ou expert, que se diferiam devido sua complexidade apresentada. Os achados mostram que, quando um produto complexo é cocriado por um expert ele tem aumento na intenção de compra e qualidade do produto percebida. Por outro lado, a atitude e orientação da marca para o consumidor é mais bem avaliada quando um consumidor é incluído na cocriação, sendo o produto simples ou complexo.There are many companies that use process of co-creation of value in their strategy, but the materials found in the empirical literature in Brazil are scarse, with most studies found internationally. Of these, most are concentrated in the participant's consumer co-creation, with few that address consumer perceptions that do not co-created towards a co-created products. In order to fill this gap, this study aimed to verify how the co-creation of value has influence on nonparticipating consumer perceptions. For this, an experiment was conducted containing co-created product announcements by a consumer or expert, which differ due to their complexity presented. The findings show that when a complex product is co-created by an expert it has increased purchase intent and perceived quality of the product. On the other hand, the attitude and the orientation of the brand to the consumer is best evaluated when a consumer is included in the co-creation being the product simple or complex.Florianópolis, SCCocriação de valor. Complexidade do produto. Expert. Consumidor.A influência da cocriação de valor por meio de um experimento: Produto Simples X Complexoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTC - Vanessa Rocha dos Santos.pdfTC - Vanessa Rocha dos Santos.pdfapplication/pdf1036299https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/166438/1/TC%20-%20Vanessa%20Rocha%20dos%20Santos.pdfffdec87ddfd61707a8838a19f3c72318MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/166438/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52123456789/1664382016-08-12 20:40:07.724oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-08-12T23:40:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A influência da cocriação de valor por meio de um experimento: Produto Simples X Complexo
title A influência da cocriação de valor por meio de um experimento: Produto Simples X Complexo
spellingShingle A influência da cocriação de valor por meio de um experimento: Produto Simples X Complexo
Santos, Vanessa Rocha dos
Cocriação de valor. Complexidade do produto. Expert. Consumidor.
title_short A influência da cocriação de valor por meio de um experimento: Produto Simples X Complexo
title_full A influência da cocriação de valor por meio de um experimento: Produto Simples X Complexo
title_fullStr A influência da cocriação de valor por meio de um experimento: Produto Simples X Complexo
title_full_unstemmed A influência da cocriação de valor por meio de um experimento: Produto Simples X Complexo
title_sort A influência da cocriação de valor por meio de um experimento: Produto Simples X Complexo
author Santos, Vanessa Rocha dos
author_facet Santos, Vanessa Rocha dos
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Vanessa Rocha dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Petroll, Martin de La Martinière
contributor_str_mv Petroll, Martin de La Martinière
dc.subject.por.fl_str_mv Cocriação de valor. Complexidade do produto. Expert. Consumidor.
topic Cocriação de valor. Complexidade do produto. Expert. Consumidor.
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-12T23:40:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-08-12T23:40:07Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-08-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166438
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166438
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/166438/1/TC%20-%20Vanessa%20Rocha%20dos%20Santos.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/166438/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ffdec87ddfd61707a8838a19f3c72318
11ee89cd31d893362820eab7c4d46734
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805268549599232