Proposta de um modelo de gestão para a Universidade Aberta do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos , Andrey Anderson dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219563
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2020.
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spelling Proposta de um modelo de gestão para a Universidade Aberta do BrasilAdministraçãoEnsino à distânciaUniversidades e faculdadesDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2020.O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) foi criado para desenvolver a Educação a Distância (EAD), com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País. Na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), os primeiros cursos ofertados por meio da UAB iniciaram suas ofertas em 2008. A partir do custeio dos projetos e pagamento de bolsas, a Fundação Coordenadoria de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (CAPES) fomenta a realização de cursos na modalidade a distância pela UAB. Em 2019, pressões de órgãos de controle, como o Tribunal de Contas da União (TCU), questionaram à CAPES e à UFSC a respeito da transparência no processo de pagamento de bolsas e uso de recursos. Somado a esse fator e visando otimizar e padronizar os processos de pagamento, a gestão de pessoas e aperfeiçoar o controle e a transparência, o objetivo desse estudo é propor um modelo de gestão para a UAB/UFSC. Por meio da sequência metodológica do Design Science Research (DSR), a proposta foi desenvolvida em três dimensões: a) gestão de atendimento, b) gestão de pessoas e c) controle e transparência. Aplicou-se um sistema de gestão de chamados, o qual centraliza demandas e oferece suporte e publicidade às dúvidas frequentes recebidas pelo setor. Os editais para seleção de bolsistas UAB/CAPES foram centralizados. Os pagamentos de bolsas UAB/CAPES foram vinculados ao procedimento de prestação de contas e todos os valores desembolsados foram disponibilizados na web. Os papeis foram definidos de acordo com a normativa vigente e a seleção de pessoas priorizou agregar valor à modalidade a distância. O modelo de gestão foi avaliado com especialistas por meio de aplicação de questionários e validação teórica conforme os princípios da administração pública. O modelo teve impacto positivo na UAB em termos de gestão de processos, gestão de pessoas e transparência. Fazendo jus aos Recursos Educacionais Abertos (REA), os materiais produzidos objetivando a capacitação em EAD foram licenciados de acordo com os tipos de Creative Commons. A mesma Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) que viabiliza a mediação pedagógica na EAD demonstrou-se apta para aperfeiçoar o nível de transparência da gestão do setor. Também foram desenvolvidos processos de seleção de pessoas e de pagamento, aos quais foi dada publicidade no portal da UAB/UFSC. A observância dessas ações proporciona o estabelecimento de uma conduta previsível aos stakeholders e à sociedade. A eficácia do modelo está pautada na observância dos princípios da administração pública e na aplicabilidade de mecanismos a outras instituições. As limitações da pesquisa circundam-se ao tipo de fomento envolvido e à gestão administrativa em nível meso.Abstract: The Open University of Brazil System (UAB) was created to develop Distance Education, with the purpose of expanding and internalizing the offer of higher education courses and programs in the country. At the Federal University of Santa Catarina (UFSC), the first courses offered through UAB started in 2008. Based on the cost of projects and the payment of scholarships, the Coordination Foundation for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) promotes the realization of distance courses by UAB. In 2019, pressure from control agencies, such as the Federal Audit Court (TCU), questioned CAPES and UFSC about transparency in the process of using public resources. In addition to this factor and aiming to optimize and standardize the payment of processes, people management and improve control and transparency, the objective of this study is to propose a management model for UAB / UFSC. This study follows Design Science Research (DSR). The proposal was developed in three dimensions: a) service management, b) people management and c) control and transparency. An Open Ticket Request System (OTRS) was applied, which centralizes demands and offers support and publicity to the frequently asked questions received by the sector. The calls for selection of UAB / CAPES staff were centralized. UAB / CAPES scholarship payments were linked to the accountability procedure and all amounts disbursed were made available on the web. The roles were defined in according to the current regulations and the selection of people prioritized adding value to the distance modality. The model was evaluated by specialists through the application of questionnaires and theoretical validation based on the principles of public administration. The model had a positive impact on UAB in terms of process management, people management and transparency. Thereby, the Open Educational Resources (OER), the materials produced for training in distance learning were licensed according to the types of Creative Commons. The same Information and Communication Technology (ICT) that enables pedagogical mediation in distance learning proved to be able to improve the level of transparency in the sector's management. People selection and payment processes were also developed, which were advertised on the UAB / UFSC portal. The observance of these actions provides for the establishment of a predictable conduct for stakeholders and society. The effectiveness of the model is based on compliance with the principles of Public Administration and the applicability of mechanisms to other institutions. The limitations of the research are related to the type of funding involved and to administrative management at the medium level.Bianchi, Isaías ScalabrinUniversidade Federal de Santa CatarinaSantos , Andrey Anderson dos2021-01-14T18:12:24Z2021-01-14T18:12:24Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis135 p.| il., gráfs.application/pdf370941https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219563porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-14T18:12:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/219563Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-01-14T18:12:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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