Mas é limpinha: uma poética para Francisco Alvim

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Laíse Ribas
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128705
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2014.
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spelling Mas é limpinha: uma poética para Francisco AlvimLiteraturaPoesia brasileiraTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2014.Este trabalho tem por objetivo investigar a escrita poética de Francisco Alvim a fim de entender a configuração de uma poesia que se faz a partir da fragilidade, precariedade e tenuidade apreendidas no modo de ver o mundo, as coisas do mundo, e da vida. Serão abordados como corpus os poemas publicados desde seu primeiro livro, Sol dos cegos, de 1968, até o mais recente, O metro nenhum, de 2011. O desenvolvimento da pesquisa está estruturado sobre os principais eixos poéticos da dicção de Alvim: as implicações do reconhecimento crítico de sua poesia; a relação com o presente; a apreensão das falas alheias; e a dissimulação dos sujeitos poéticos na poesia. O movimento em torno dessas questões levará à percepção, também, de um dizer poético que conjuga tempo e espaço e se manifesta por meio de procedimentos constitutivos notadamente deixados como cicatrizes modernas na linguagem poética. A consequência da operação poética realizada a partir de tais recursos será uma poesia permanentemente tensionada e suspensa. Desse modo, a poesia, pensada como um modo de ver ainda audaz e impositivo, nos termos de Jean-Luc Nancy e Michel Deguy, implicará astúcia, força e potência.<br>Abstract : The objective of this thesis is to investigate the poetical writing of Francisco Alvim in order to understand the arrangement of a poetry composed by, as well as based on, the fragility, precariousness and tenuity apprehended in the way of seeing the world, the things of the world and of life. The corpus is formed by the poems published since Alvim s first book, Sol dos cegos (1968), until his last book, O metro nenhum (2011). The development of the research is structured on the main poetical issues of Alvim s poetry: the implication of the critical recognition regarding his poetry; the relation with the present; the apprehension of other people s talk; and the subjects dissimulation in the poetry. The movement around these questions allows to perceive a poetical diction that joins time and space, and that is expressed by means of constitutive procedures notedly left as modern scars in the poetical language. The consequence of the poetical operation based on such resources and techniques will be a poetry permanently tensed and suspended. Thus, the poetry, thought as a way of seeing still audacious and imposing, in the words of Jean-Luc Nancy and Michel Deguy, will imply astuteness, force and potency.Camargo, Maria Lucia de BarrosUniversidade Federal de Santa CatarinaBastos, Laíse Ribas2015-02-05T20:15:40Z2015-02-05T20:15:40Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf328280https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128705porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T19:01:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/128705Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T19:01:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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