Inclusão na educação infantil: a experiência de uma criança com Síndrome de Down.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Speroto, Juciele Luisa Michalak
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130510
Resumo: Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - primeira Edição – Polo Chapecó, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil.
id UFSC_1b96a29459db9a6c721e3f2cd5d120e4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/130510
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Inclusão na educação infantil: a experiência de uma criança com Síndrome de Down.Educação infantilcriança com deficiênciainclusãoTrabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - primeira Edição – Polo Chapecó, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil.A Educação infantil tem papel fundamental no desenvolvimento da criança. Esta é uma afirmação que tem reflexos, também, na educação da criança com deficiência. No entanto, conhecemos pouco sobre o processo da inclusão na Educação Infantil. Logo, é em torno desta problemática que este trabalho é construído. Buscou-se conhecer e analisar como ocorre o processo de inclusão da criança com deficiência nesta etapa da Educação Básica. Para tanto, ocorreu um processo de observação de uma turma de Educação Infantil, maternal II, na qual estava presente uma criança de três anos, com Síndrome de Down. Durante quarenta horas, foram observados aspectos inerentes ao processo de inclusão desta criança. Através do Diário de Campo, puderam ser registradas características gerais da escola, e, especialmente, a rotina desta criança no ambiente escolar. Foram observadas as condições de possibilidade existentes para que a criança pudesse interagir e se desenvolver no ambiente escolar, bem como os desafios que advém desta situação. Outro recurso utilizado para conhecer os processos pedagógicos voltados à criança com deficiência foi a realização de uma entrevista semi-estruturada com a professora da turma observada. Os materiais construídos durante a interação com a escola escolhida apontam para a importância da criança com deficiência estar na escola de Educação Infantil, e apresentam esta situação como um desafio que demanda, entre outros aspectos, a formação do professor.Florianópolis, SCCarlesso, DarianeUniversidade Federal de Santa CatarinaSperoto, Juciele Luisa Michalak2015-03-12T12:04:11Z2015-03-12T12:04:11Z2012-03-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis13 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130510porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-03-12T12:04:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/130510Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-03-12T12:04:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão na educação infantil: a experiência de uma criança com Síndrome de Down.
title Inclusão na educação infantil: a experiência de uma criança com Síndrome de Down.
spellingShingle Inclusão na educação infantil: a experiência de uma criança com Síndrome de Down.
Speroto, Juciele Luisa Michalak
Educação infantil
criança com deficiência
inclusão
title_short Inclusão na educação infantil: a experiência de uma criança com Síndrome de Down.
title_full Inclusão na educação infantil: a experiência de uma criança com Síndrome de Down.
title_fullStr Inclusão na educação infantil: a experiência de uma criança com Síndrome de Down.
title_full_unstemmed Inclusão na educação infantil: a experiência de uma criança com Síndrome de Down.
title_sort Inclusão na educação infantil: a experiência de uma criança com Síndrome de Down.
author Speroto, Juciele Luisa Michalak
author_facet Speroto, Juciele Luisa Michalak
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carlesso, Dariane
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Speroto, Juciele Luisa Michalak
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
criança com deficiência
inclusão
topic Educação infantil
criança com deficiência
inclusão
description Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - primeira Edição – Polo Chapecó, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-19
2015-03-12T12:04:11Z
2015-03-12T12:04:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130510
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130510
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 13 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652182897033216