Inclusão na educação infantil: a experiência de uma criança com Síndrome de Down.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130510 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - primeira Edição – Polo Chapecó, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil. |
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Inclusão na educação infantil: a experiência de uma criança com Síndrome de Down.Educação infantilcriança com deficiênciainclusãoTrabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - primeira Edição – Polo Chapecó, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil.A Educação infantil tem papel fundamental no desenvolvimento da criança. Esta é uma afirmação que tem reflexos, também, na educação da criança com deficiência. No entanto, conhecemos pouco sobre o processo da inclusão na Educação Infantil. Logo, é em torno desta problemática que este trabalho é construído. Buscou-se conhecer e analisar como ocorre o processo de inclusão da criança com deficiência nesta etapa da Educação Básica. Para tanto, ocorreu um processo de observação de uma turma de Educação Infantil, maternal II, na qual estava presente uma criança de três anos, com Síndrome de Down. Durante quarenta horas, foram observados aspectos inerentes ao processo de inclusão desta criança. Através do Diário de Campo, puderam ser registradas características gerais da escola, e, especialmente, a rotina desta criança no ambiente escolar. Foram observadas as condições de possibilidade existentes para que a criança pudesse interagir e se desenvolver no ambiente escolar, bem como os desafios que advém desta situação. Outro recurso utilizado para conhecer os processos pedagógicos voltados à criança com deficiência foi a realização de uma entrevista semi-estruturada com a professora da turma observada. Os materiais construídos durante a interação com a escola escolhida apontam para a importância da criança com deficiência estar na escola de Educação Infantil, e apresentam esta situação como um desafio que demanda, entre outros aspectos, a formação do professor.Florianópolis, SCCarlesso, DarianeUniversidade Federal de Santa CatarinaSperoto, Juciele Luisa Michalak2015-03-12T12:04:11Z2015-03-12T12:04:11Z2012-03-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis13 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130510porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-03-12T12:04:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/130510Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-03-12T12:04:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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