Desempenho de insertos de PLA em moldes híbridos na injeção de peças em polipropileno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Leticia
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248346
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Engenharia Automotiva.
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spelling Desempenho de insertos de PLA em moldes híbridos na injeção de peças em polipropilenoMolde HíbridoMoldes de injeçãoFDMPLAPPTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Engenharia Automotiva.Os componentes obtidos pelo processo de injeção estão sendo utilizados cada vez mais, principalmente na indústria automotiva por ter como objetivo contribuir para a redução do peso dos veículos. Os processos envolvidos no projeto e na fabricação dos moldes ganharam atenção devido à grande complexidade e necessidade de baixo custo e curto tempo de manufatura, por isso, existe a necessidade de procurar tecnologias alternativas que respondam essas exigências. A utilização de técnicas de ferramental rápido (Rapid Tooling - RT) e prototipagem rápida (Rapid Prototyping - RP) são apresentadas como opção viável para a rápida obtenção de peças injetadas para pequenos lotes. Porém, um dos desafios presentes na utilização dessas técnicas é garantir que as peças resultantes atendam as características solicitadas para a sua aplicação, como também identificar qual a técnica de RP adequada, considerando aspectos de custos e qualidade do produto. Desta maneira o objetivo principal desse trabalho é analisar o desempenho do PLA (Poliácido lático) em cavidades de moldes híbridos de injeção. As geometrias dos canais de alimentação foram definidas com o apoio de simulação computacional, a construção foi realizada pela técnica de deposição fundida (FDM) utilizando os materiais PLA e PLA com adição de fibra de carbono. As amostras obtidas foram analisadas com relação a suas propriedades mecânicas (resistência a tração) e geométrica(dimensional). Como conclusões têm se que a utilização de moldes híbridos pode ser aplicável para lotes pequenos com baixa precisão dimensional, devido ao desgaste prematuro do canal de alimentação e a qualidade superficial dos produtos moldados faz-se necessário realizar uma investigação para melhoria dos parâmetros de construção dos insertos e processo de moldagem.Joinville, SC.Sacchelli, Carlos MaurícioUniversidade Federal de Santa Catarina.Vasconcelos, Leticia2023-07-07T19:06:01Z2023-07-07T19:06:01Z2020-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis82application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248346Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-07-07T19:06:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/248346Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-07-07T19:06:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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