Análise do desempenho de insertos de PETG em moldes híbridos na injeção de peças em PP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Lucas Remor
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197275
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Automotiva.
id UFSC_c7ba7e6303e516f500adca04fd1498a5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/197275
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Análise do desempenho de insertos de PETG em moldes híbridos na injeção de peças em PPMolde híbridoMoldagem por injeçãoModelagem por fusão e deposiçãoFDMInjeção de plásticoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Automotiva.Em 2017 o Brasil alcançou a marca de 6,13 milhões de toneladas na produção de termoplásticos, demonstrando uma retomada de crescimento de 2,5% comparado com o ano de 2016. Desses o processo de moldagem por injeção é a técnica mais importante para a transformação de produtos plásticos, alcançando 36% do volume de mercado em 2015. No entanto, com a redução do ciclo de vida dos produtos e a demanda por redução do tempo de desenvolvimento para novos lançamentos o processo de produção de moldagem por injeção enfrenta um gargalo na etapa de fabricação do ferramental, com altos custos e longos períodos para entrega. Nesse contexto a aplicação de técnicas de manufatura aditiva para o desenvolvimento de moldes híbridos surge como solução para aplicação em baixos volumes e prototipagem, antecipando o lançamento de novos produtos. Dessa forma o presente trabalho utilizou a modelagem por fusão e deposição de material (FDM) na construção de um inserto em PETG com o objetivo de investigar o desempenho do molde na injeção de PP e a qualidade dos produtos moldados. No estudo estão descritos as etapas realizadas até a obtenção do moldado e as decisões tomatadas ao longo do desenvolvimento. Como resultado concluiu-se que a utilização de moldes híbridos é aplicável para lotes pequenos, mas é necessário realizar uma investigação para melhoria dos parâmetros de construção dos insertos em função do desgaste acelerado dos canais de alimentação e afastamento dos filetes provenientes do método de fabricação (FDM) que afetam na qualidade do produto final e na capacidade produtiva do processo de injeção com moldes híbridos.In 2017 the Brazil reached 6,13 million tons of thermoplastic production, retaking the growing of 2,5% compared with the year of 2016. From all production techniques the injection molding is the most important to obtain plastics products, representing 36% of the 2015’s market volume. Although, with the reduced product life cycle and the demand for faster product development times the injection molding process faces a bottleneck in the tooling, with high costs and long times of production. In this context, the utilization of additive manufacturing techniques for hybrid molds development come up as a solution for low volumes and prototyping application, reducing the time to market. Therefore the present research draw on fused deposition modeling (FDM) in PETG for the cavity construction with the objective to investigate the performance of hybrid molds on PP injection and the quality of the molded products. In this thesis is described the phases done until the molded product and the decisions made during the research progress. As result, it was concluded that hybrid molds are applicable for low volume production, although it is required to make an investigation to improve the construction parameters of the mold, due to the fast deterioration of the feed channels and the increasing distance of the filaments, FDM production characteristics, that affect the quality of the final product and the production capacity of the injection molding process with hybrid molds.Joinville, SCSacchelli, Carlos MaurícioUniversidade Federal de Santa CatarinaCosta, Lucas Remor2019-07-09T18:10:53Z2019-07-09T18:10:53Z2019-07-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis53 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197275info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-07-09T18:10:54Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/197275Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-09T18:10:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do desempenho de insertos de PETG em moldes híbridos na injeção de peças em PP
title Análise do desempenho de insertos de PETG em moldes híbridos na injeção de peças em PP
spellingShingle Análise do desempenho de insertos de PETG em moldes híbridos na injeção de peças em PP
Costa, Lucas Remor
Molde híbrido
Moldagem por injeção
Modelagem por fusão e deposição
FDM
Injeção de plástico
title_short Análise do desempenho de insertos de PETG em moldes híbridos na injeção de peças em PP
title_full Análise do desempenho de insertos de PETG em moldes híbridos na injeção de peças em PP
title_fullStr Análise do desempenho de insertos de PETG em moldes híbridos na injeção de peças em PP
title_full_unstemmed Análise do desempenho de insertos de PETG em moldes híbridos na injeção de peças em PP
title_sort Análise do desempenho de insertos de PETG em moldes híbridos na injeção de peças em PP
author Costa, Lucas Remor
author_facet Costa, Lucas Remor
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sacchelli, Carlos Maurício
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Lucas Remor
dc.subject.por.fl_str_mv Molde híbrido
Moldagem por injeção
Modelagem por fusão e deposição
FDM
Injeção de plástico
topic Molde híbrido
Moldagem por injeção
Modelagem por fusão e deposição
FDM
Injeção de plástico
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Automotiva.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-09T18:10:53Z
2019-07-09T18:10:53Z
2019-07-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197275
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197275
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 53 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Joinville, SC
publisher.none.fl_str_mv Joinville, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652376908759040