Framework conceitual de representação do conhecimento sobre o 'modelo de graduação dual'
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240902 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2022. |
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Framework conceitual de representação do conhecimento sobre o 'modelo de graduação dual'Engenharia e gestão do conhecimentoEducação cooperativaEnsino profissionalFrameworksTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2022.A finalidade maior dos modelos de graduação dual é a integração organizacional, social e curricular dos estudos ao trabalho, resultando em aprendizado híbrido, com conhecimento baseado na experiência. Estes modelos combinam uma fase teórico-prática de aprendizado nas instituições de educação superior a uma fase prática desenvolvida dentro das empresas parceiras, com foco no desenvolvimento de problemas reais, promovendo a cooperação entre instituições acadêmicas e negócios. São modelos educacionais que partem da ideia de que o que os alunos aprendem começa na sala de aula, mas requer que estes conhecimentos sejam aplicados em um trabalho compatível aos seus objetivos educacionais. Além da Alemanha, países como Áustria, Dinamarca Finlândia, França, Holanda e Suíça são os que possuem o maior número de programas de formação dual implementados. Com base na literatura, o modelo dual tem grande aderência para o Brasil, já que existe no país um modelo consolidado de formação profissional por meio da Educação Profissional e Tecnológica, que é um tipo de modalidade que foca na educação para o mundo do trabalho, conforme preconiza a legislação vigente, com um amplo programa de extensão curricularizado que traz o viés social preconizado no modelo. Neste sentido, o presente estudo tem por objetivo propor um framework conceitual de representação do conhecimento sobre o modelo de graduação dual, à luz do modelo alemão de estudo dual. Para tanto, o percurso metodológico da pesquisa foi conduzido por meio do Design Science Research Methodology (DSRM), sendo a etapa de intervenção dividida em três fases, a saber: 1) foco na identificação de dimensões, categorias e indicadores que pudessem nortear a construção do framework conceitual, com a validação de especialistas de domínio; 2) foco na descoberta de conhecimento em texto, por meio da mineração dos textos, para identificação do corpus do estudo; e 3) consolidação dos conhecimentos a partir da identificação dos elementos constitutivos que compõe o framework conceitual. O modelo possui nove atividades chave subdivididas em categorias, que por sua vez conduzem a seleção dos indicadores norteadores das questões importantes, que foram acoplados em quatro distintas capacidades (definir, implantar, monitorar e aprimorar), com níveis crescentes de aplicabilidade. As questões foram validadas por um grupo experimental composto por cinco experts na construção de itens. Um instrumento de avaliação foi estruturado no Excel 365® e passou por aplicação piloto, sendo as categorias validadas pelos gestores da IES e da Empresa, que avaliaram a usabilidade do instrumento, a construção dos itens, a abordagem das questões e a organização das capacidades. Considerando-se a estrutura do framework conceitual e a síntese da representação dos conhecimentos sobre o modelo de graduação dual, correlacionados com o projeto piloto, concluísse que os elementos constitutivos resultantes da proposição do framework conceitual fornecem todo o suporte para IES e Empresa na implantação de cursos superiores de tecnologia, permitindo assim um olhar mais específico para as diferentes realidades vivenciadas pelos dois stakeholders.Abstract: The dual graduation models have as their main focus the organizational, social, and curricular integration of studies toward work, resulting in hybrid learning, with knowledge based on experience. These models aim for the cooperation between higher education institutions and partner company(s) (university-company relationship), combining a theoretical-practical phase of the learning process, mediated by real problems. The educational models are structured by the idea of what the students learn starting in the classroom but is required that this knowledge be applied in work compatible with their educational objectives. In addition to Germany, countries such as Austria, Denmark, Finland, France, the Netherlands, and Switzerland have the largest number of dual education programs implemented. Based on the literature, the dual model has great adherence to Brazil, since there is a consolidated model of professional training in the country through Vocational and Technological Education, which is a type of modality that focuses on education for the world of work, as recommended by the current legislation, with a broad curricular extension program that brings the social bias recommended in the model. In this sense, the present study aims to propose a conceptual framework of knowledge representation on the dual undergraduate model, having as a model the German dual study. Therefore, the methodological course of the research was conducted through the Design Science Research Methodology (DSRM), with the intervention stage divided into three phases, as follows: 1) focus on identifying dimensions, categories, and indicators that could guide the construction of the conceptual framework, with validation by domain experts; 2) focus on the discovery of knowledge in text, through text mining, to identify the study corpus; and 3) consolidation of knowledge based on the identification of the constitutive elements that compose the conceptual framework. The model has nine key activities subdivided into categories, which in turn lead to the selection of indicators that guide the important issues, which were coupled into four distinct capacities (define, implement, monitor, and improve), with increasing levels of applicability. The questions were validated by an experimental group composed of five experts in the construction of items. An assessment instrument was built in Excel 365® and had a pilot application, being the categories validated by the managers of the HEIs and the Company, who evaluated the usability of the instrument, the construction of the items, the questions approach, and the capabilities. Considering the structure of the conceptual framework and the synthesis of the representation of knowledge about the dual undergraduate model, correlated with the pilot project, it was concluded that the constitutive elements resulting from the proposition of the conceptual framework provide all the support for HEIs and Companies in the implementation of higher technology courses, thus allowing a more specific look at the different realities experienced by the two stakeholders.Bastos, Rogerio CidMacedo, MarceloUniversidade Federal de Santa CatarinaCanto, Cleunisse Aparecida Rauen De Luca2022-10-21T16:51:49Z2022-10-21T16:51:49Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis249 p.| il., gráfs.application/pdf378326https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240902porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-21T16:51:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/240902Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-10-21T16:51:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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