As contribuições socioantropológicas para o debate sobre deficiência, surdez e a inclusão de Libras na educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248957 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Ciências Sociais. |
id |
UFSC_abe39626f91b4e8bb4fed534aa53c43d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/248957 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
As contribuições socioantropológicas para o debate sobre deficiência, surdez e a inclusão de Libras na educaçãoAntropologia da educaçãoSociologia da educaçãoDeficiênciaLibrasSurdezTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Ciências Sociais.O presente trabalho possui como intuito apresentar as contribuições socioantropológicas para o debate sobre deficiência, surdez e a inclusão de Libras na educação. A metodologia utilizada ocorreu por meio da pesquisa bibliográfica, pautada na abordagem qualitativa. Sendo utilizado livros, sites e demais documentos que abordam a temática, por meio de um resgate histórico entre 1855 até 2021. Trata-se de uma pesquisa descritiva que coleta informações sobre a perspectiva socioantropológica em relação ao debate sobre a deficiência, Libras e o desenvolvimento de políticas públicas para os surdos na educação, visando refletir quais são as contribuições da Sociologia e da Antropologia para esse campo de pesquisa. A discussão sobre a comunidade surda e a inclusão da Libras na educação é fundamental, pois faz parte do campo social e antropológico olhar para as questões de diversidade, identidade e alteridade. Por meio dos dados obtidos, é possível analisar e refletir, através de uma cronologia histórica, a conquista dos surdos na educação brasileira e a análise dos conteúdos do campo de etnografias da deficiência. As contribuições socioantropológicas desempenham um papel importante no debate sobre a deficiência, a surdez e da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na educação. Dispondo de uma perspectiva crítica e situacional que considera as dimensões sociais, culturais e históricas dessas questões. Para tanto, a inclusão do aluno surdo no contexto da educação básica, está marcado por diversas conquistas e legislações que permitem assegurar os direitos da escolarização básica, por meio de uma aprendizagem de qualidade.Florianópolis, SC.Oliveira, AmurabiUniversidade Federal de Santa Catarina.Jesus, Andreia2023-07-17T15:14:58Z2023-07-17T15:14:58Z2023-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis63 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248957Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-07-17T15:14:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/248957Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-07-17T15:14:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As contribuições socioantropológicas para o debate sobre deficiência, surdez e a inclusão de Libras na educação |
title |
As contribuições socioantropológicas para o debate sobre deficiência, surdez e a inclusão de Libras na educação |
spellingShingle |
As contribuições socioantropológicas para o debate sobre deficiência, surdez e a inclusão de Libras na educação Jesus, Andreia Antropologia da educação Sociologia da educação Deficiência Libras Surdez |
title_short |
As contribuições socioantropológicas para o debate sobre deficiência, surdez e a inclusão de Libras na educação |
title_full |
As contribuições socioantropológicas para o debate sobre deficiência, surdez e a inclusão de Libras na educação |
title_fullStr |
As contribuições socioantropológicas para o debate sobre deficiência, surdez e a inclusão de Libras na educação |
title_full_unstemmed |
As contribuições socioantropológicas para o debate sobre deficiência, surdez e a inclusão de Libras na educação |
title_sort |
As contribuições socioantropológicas para o debate sobre deficiência, surdez e a inclusão de Libras na educação |
author |
Jesus, Andreia |
author_facet |
Jesus, Andreia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Amurabi Universidade Federal de Santa Catarina. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jesus, Andreia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Antropologia da educação Sociologia da educação Deficiência Libras Surdez |
topic |
Antropologia da educação Sociologia da educação Deficiência Libras Surdez |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Ciências Sociais. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-17T15:14:58Z 2023-07-17T15:14:58Z 2023-07-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248957 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248957 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Open Access. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Open Access. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
63 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652093664264192 |