As contribuições socioantropológicas para o debate sobre deficiência, surdez e a inclusão de Libras na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Andreia
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248957
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Ciências Sociais.
id UFSC_abe39626f91b4e8bb4fed534aa53c43d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/248957
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling As contribuições socioantropológicas para o debate sobre deficiência, surdez e a inclusão de Libras na educaçãoAntropologia da educaçãoSociologia da educaçãoDeficiênciaLibrasSurdezTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Ciências Sociais.O presente trabalho possui como intuito apresentar as contribuições socioantropológicas para o debate sobre deficiência, surdez e a inclusão de Libras na educação. A metodologia utilizada ocorreu por meio da pesquisa bibliográfica, pautada na abordagem qualitativa. Sendo utilizado livros, sites e demais documentos que abordam a temática, por meio de um resgate histórico entre 1855 até 2021. Trata-se de uma pesquisa descritiva que coleta informações sobre a perspectiva socioantropológica em relação ao debate sobre a deficiência, Libras e o desenvolvimento de políticas públicas para os surdos na educação, visando refletir quais são as contribuições da Sociologia e da Antropologia para esse campo de pesquisa. A discussão sobre a comunidade surda e a inclusão da Libras na educação é fundamental, pois faz parte do campo social e antropológico olhar para as questões de diversidade, identidade e alteridade. Por meio dos dados obtidos, é possível analisar e refletir, através de uma cronologia histórica, a conquista dos surdos na educação brasileira e a análise dos conteúdos do campo de etnografias da deficiência. As contribuições socioantropológicas desempenham um papel importante no debate sobre a deficiência, a surdez e da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na educação. Dispondo de uma perspectiva crítica e situacional que considera as dimensões sociais, culturais e históricas dessas questões. Para tanto, a inclusão do aluno surdo no contexto da educação básica, está marcado por diversas conquistas e legislações que permitem assegurar os direitos da escolarização básica, por meio de uma aprendizagem de qualidade.Florianópolis, SC.Oliveira, AmurabiUniversidade Federal de Santa Catarina.Jesus, Andreia2023-07-17T15:14:58Z2023-07-17T15:14:58Z2023-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis63 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248957Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-07-17T15:14:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/248957Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-07-17T15:14:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv As contribuições socioantropológicas para o debate sobre deficiência, surdez e a inclusão de Libras na educação
title As contribuições socioantropológicas para o debate sobre deficiência, surdez e a inclusão de Libras na educação
spellingShingle As contribuições socioantropológicas para o debate sobre deficiência, surdez e a inclusão de Libras na educação
Jesus, Andreia
Antropologia da educação
Sociologia da educação
Deficiência
Libras
Surdez
title_short As contribuições socioantropológicas para o debate sobre deficiência, surdez e a inclusão de Libras na educação
title_full As contribuições socioantropológicas para o debate sobre deficiência, surdez e a inclusão de Libras na educação
title_fullStr As contribuições socioantropológicas para o debate sobre deficiência, surdez e a inclusão de Libras na educação
title_full_unstemmed As contribuições socioantropológicas para o debate sobre deficiência, surdez e a inclusão de Libras na educação
title_sort As contribuições socioantropológicas para o debate sobre deficiência, surdez e a inclusão de Libras na educação
author Jesus, Andreia
author_facet Jesus, Andreia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Amurabi
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Andreia
dc.subject.por.fl_str_mv Antropologia da educação
Sociologia da educação
Deficiência
Libras
Surdez
topic Antropologia da educação
Sociologia da educação
Deficiência
Libras
Surdez
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Ciências Sociais.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-17T15:14:58Z
2023-07-17T15:14:58Z
2023-07-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248957
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248957
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 63 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652093664264192