POLÍTICA PÚBLICA PARA O ENSINO SUPERIOR E CAPACITAÇÃO: A REALIDADE DE UMA IFES
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201741 |
Resumo: | O artigo tem por objeto a Universidade Federal da Bahia, analisando, com base em documentos institucionais, as contribuições do modelo de capacitação implantado a partir da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP), na IFES, para a construção do perfil dos TAE, no período 2009-2017, a partir de documentos institucionais. Os resultados apontam que a implantação do modelo promoveu mudanças do perfil de escolaridade e níveis de capacitação na carreira dos TAE. Em relação ao modelo em si, destaca-se o avanço da IFES na busca por mais aderência à política pública estudada, com caráter generalista das temáticas abordadas fruto do pouco planejamento estratégico, da oferta tardia de ações de educação formal, das mudanças na metodologia dos LNC, da oscilação no número de capacitados e na execução orçamentária. O artigo possui como limitação principal o fato de não se ter feito a escuta a atores envolvidos na operacionalização da política pública da PNDP na UFBA. Tal limitação pode ser superada com a realização de estudos que analisem a percepção dos atores institucionais envolvidos na operacionalização do modelo de capacitação, sob a política pública da PNDP, contribuindo assim, para o entendimento do fenômeno da implementação de práticas da APG e de políticas públicas gerencialistas nas IFES. |
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POLÍTICA PÚBLICA PARA O ENSINO SUPERIOR E CAPACITAÇÃO: A REALIDADE DE UMA IFESO artigo tem por objeto a Universidade Federal da Bahia, analisando, com base em documentos institucionais, as contribuições do modelo de capacitação implantado a partir da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP), na IFES, para a construção do perfil dos TAE, no período 2009-2017, a partir de documentos institucionais. Os resultados apontam que a implantação do modelo promoveu mudanças do perfil de escolaridade e níveis de capacitação na carreira dos TAE. Em relação ao modelo em si, destaca-se o avanço da IFES na busca por mais aderência à política pública estudada, com caráter generalista das temáticas abordadas fruto do pouco planejamento estratégico, da oferta tardia de ações de educação formal, das mudanças na metodologia dos LNC, da oscilação no número de capacitados e na execução orçamentária. O artigo possui como limitação principal o fato de não se ter feito a escuta a atores envolvidos na operacionalização da política pública da PNDP na UFBA. Tal limitação pode ser superada com a realização de estudos que analisem a percepção dos atores institucionais envolvidos na operacionalização do modelo de capacitação, sob a política pública da PNDP, contribuindo assim, para o entendimento do fenômeno da implementação de práticas da APG e de políticas públicas gerencialistas nas IFES.INPEAU/UFSC2019-11-25T22:07:00Z2019-11-25T22:07:00Z2019-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-07-3https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201741FILHO, ANTONIO RAIMUNDO CARDOSO TEIXEIRAALMEIDA, DENISE RIBEIRO DEALMEIDA, LEONARDO RIBEIRO DEporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-25T22:07:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/201741Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-11-25T22:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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