POLÍTICA PÚBLICA PARA O ENSINO SUPERIOR E CAPACITAÇÃO: A REALIDADE DE UMA IFES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FILHO, ANTONIO RAIMUNDO CARDOSO TEIXEIRA
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: ALMEIDA, DENISE RIBEIRO DE, ALMEIDA, LEONARDO RIBEIRO DE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201741
Resumo: O artigo tem por objeto a Universidade Federal da Bahia, analisando, com base em documentos institucionais, as contribuições do modelo de capacitação implantado a partir da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP), na IFES, para a construção do perfil dos TAE, no período 2009-2017, a partir de documentos institucionais. Os resultados apontam que a implantação do modelo promoveu mudanças do perfil de escolaridade e níveis de capacitação na carreira dos TAE. Em relação ao modelo em si, destaca-se o avanço da IFES na busca por mais aderência à política pública estudada, com caráter generalista das temáticas abordadas fruto do pouco planejamento estratégico, da oferta tardia de ações de educação formal, das mudanças na metodologia dos LNC, da oscilação no número de capacitados e na execução orçamentária. O artigo possui como limitação principal o fato de não se ter feito a escuta a atores envolvidos na operacionalização da política pública da PNDP na UFBA. Tal limitação pode ser superada com a realização de estudos que analisem a percepção dos atores institucionais envolvidos na operacionalização do modelo de capacitação, sob a política pública da PNDP, contribuindo assim, para o entendimento do fenômeno da implementação de práticas da APG e de políticas públicas gerencialistas nas IFES.
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