Classes de comportamentos a serem desenvolvidas por professores derivadas de dados de observação direta das interações com comportamentos de alunos com deficiência intelectual em sala de aula
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122642 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2013. |
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Classes de comportamentos a serem desenvolvidas por professores derivadas de dados de observação direta das interações com comportamentos de alunos com deficiência intelectual em sala de aulaPsicologiaComportamento -AvaliaçãoProfessores -FormaçãoPsicologia da aprendizagemClasses especiaisEducação especialDisturbios da aprendizagemDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2013.A história da educação especial é marcada por concepções equivocadas acerca do fenômeno "deficiência". Os processos de ensino aprendizagem em contextos de escola especial são influenciados por preconceitos até hoje. Capacitar profissionais para atuar em educação depende, em parte da caracterização das situações com as quais os professores lidam, as respostas apresentadas por eles e as consequências obtidas ao serem apresentadas tais respostas. Identificar as classes de comportamentos a serem desenvolvidas por professores derivadas de dados de observação direta das interações com comportamentos de alunos com deficiência intelectual em sala de aula é uma das condições para propor mudanças nos comportamentos dos professores. Considerando que a proposição de classes de comportamentos profissionais pode derivar de situações reais com as quais o profissional lida foram utilizados anotações de registros cursivos de observações das interações entre professores e alunos realizadas em 2009, em salas de aula de uma escola especial de uma cidade do sul do Brasil. O registro cursivo foi organizado conforme a noção de comportamento (situação antecedente, resposta e situação consequente). A partir da seleção das situações de interação dos professores e alunos, foram identificados comportamentos disruptivos dos alunos por meio da organização das informações registradas de acordo com a noção de comportamento. Foram também identificadas contingências de reforço na interação entre comportamentos de professoras e alunos em sala de aula. A partir da identificação de comportamentos disruptivos dos alunos e contingências de reforço foram elaboradas classes gerais de comportamentos das professoras com provável função aversiva para os alunos. Foram identificadas consequências apresentadas pelas professoras aos comportamentos dos alunos com provável função aversiva e derivadas respostas mais apropriadas das professoras. A partir da derivação de respostas mais apropriadas, foram identificadas classes de comportamentos a serem desenvolvidas pelas professoras na interação com comportamentos dos alunos em sala de aula: 1) consequenciar o desempenho do aluno de acordo com o seu repertório e características do ambiente físico e social; 2) apresentar graus de ajuda ao desempenho do aluno de acordo com o repertório e características físicas e fisiológicas desse aluno; 3) apresentar gradações de ajuda, com tom de voz apropriado, considerando o ambiente social; 4) consequenciar imediata e informativamente o desempenho do aluno; 5) consequenciar positivamente desempenhos individuais quando apresentados em situações sociais ou coletivas (conjunto de pessoas); 6) solicitar desempenhos dos alunos de acordo com o repertório deles; 7) solicitar desempenhos dos alunos de acordo condições físicas e fisiológicas/ ou / criar ou selecionar condições de ensino eficientes/apropriadas para desenvolvimento do repertório de cada aluno.<br>Abstract : The history of special education is marked by misconceptions about the phenomenon known as "handicap". The teaching-learning processes, in the context of a special education school, are influenced by prejudice even today. Enabling professionals to work in special educa-tion depends, at least in part, on the characterization of the situations teachers have to deal with, the responses given by them, and the conse-quences of such responses in the classroom. Identifying the types of behaviors to be developed by teachers, derived from data obtained through direct observation of the interactions with the behaviors of spe-cial education students in the classroom, is one of the conditions for proposing changes in teacher behavior. Considering the fact that the proposition of classes of professional behaviors can derive from real situations with which the professional has to deal with, annotations were made of cursive records of observations of the interactions between teachers and students. These annotations were made in 2009, in class-rooms of a special education school in a city in southern Brazil. The cursive record was organized according to the generally accepted con-cept of behavior. Based on the selection of teacher-student interaction situations, disruptive student behaviors were identified. These was done via the organization of the information recorded, in accordance with the concept of behavior. Also identified were reinforcement contingencies in the teacher-student behavioral interaction in the classroom. Beginning with the identification of disruptive student behavior and reinforcement contingencies, general classes of teacher behaviors with a probable aver-sive consequences for the students were indentified. Also identified were the consequences presented by the teachers for student behavior with probable aversive outcomes for the students. Based on these, more appropriate teacher responses were devised. Using these responses, the following classes of behaviors to be developed by the teachers in their interaction with student behavior in the classroom were identified: 1) Determination of appropriate response to student behavior in accordance with student behavioral repertoire and characteristics of the physical and social environment; 2) Ascertaining of degrees of help relative to stu-dent behavior, in accordance with the repertoire and physical and physi-ological characteristics of each student; 3) Presentation of degrees of help in appropriate tone of voice, taking into consideration the social environment; 4) Provision of immediate and informative response to student behavior;5) Positive response to individual behavior when pre-sented in a group setting; 6) Requesting of student behavior that is in accordance with his repertoire; 7) Requesting of student behavior that is in accordance with existing physical and physiological conditions, or creation/selection of teaching conditions there are effective/appropriate for the development of the student´s repertoire.Kubo, Olga MitsueUniversidade Federal de Santa CatarinaHoffmann, Piera Malena2014-08-06T17:11:06Z2014-08-06T17:11:06Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis181 p.| tabs.application/pdf326689https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122642porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-08-06T17:11:06Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/122642Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-08-06T17:11:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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