A unidade de referência no ensino dos números racionais: um olhar sobre manuais da formação de professores do ensino primário em Portugal (1844-1974)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Candeias, Rui Pedro
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Monteiro, Cecília
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218979
Resumo: Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/359/
id UFSC_ac32de79d9dca8a873c8e42f8db443fb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/218979
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A unidade de referência no ensino dos números racionais: um olhar sobre manuais da formação de professores do ensino primário em Portugal (1844-1974)História da educação matemáticaEnsino primárioFormação de professoresNúmeros racionais não negativosUnidadeDisponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/359/O presente trabalho centra-se na análise do modo como a unidade de referência era abordada no ensino dos números racionais em oito manuais da formação de professores do ensino primário, de diferentes momentos do intervalo de tempo entre 1844 e 1974. Os manuais analisados são de autores de referência na formação de professores em Portugal de diferentes épocas. O estudo é baseado numa análise documental, de natureza descritiva e interpretativa, com uma perspetiva histórica. É possível distinguir dois períodos: de 1884 a 1930 e depois de 1930 até 1974. No primeiro período, os cursos de formação inicial de professores do ensino primário contemplavam disciplinas com conteúdos matemáticos, por exemplo Aritmética e Geometria, e disciplinas de didática e pedagogia. No segundo período, o plano curricular do curso foi reduzido às disciplinas consideradas essenciais para o exercício profissional e as disciplinas com conteúdos de matemática foram retiradas passando os temas de matemática a ser tratados apenas a um nível didático e pedagógico. Verifica-se que, de um modo geral, nos manuais existe o recurso a situações contextualizadas onde se identificam diferentes tipos de grandezas, contínuas e discretas e respetivas unidades de medida, e unidades simples e compostas. No entanto, nos dois manuais do primeiro período cujos autores têm uma formação académica científica, Nunes (1887) e Preto (1903), nota-se uma maior preocupação com a diversidade de unidades escolhidas existindo uma distinção explícita entre grandezas contínuas, como as medidas de comprimento, e grandezas discretas com a apresentação de situações de reconstrução da unidade a partir de uma parte. Nas obras do segundo período é de destacar o trabalho com tarefas de reconstrução da unidade propostas em Gonçalves (1974) e a utilização explícita de diferentes tipos de unidades nos exemplos apresentados por Pimentel Filho (1934) e Gonçalves (1974).História da Educação Matemática2020-12-29T00:55:02Z2020-12-29T00:55:02Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCANDEIAS, R. P.; MONTEIRO, C.. A unidade de referência no ensino dos números racionais: um olhar sobre manuais da formação de professores do ensino primário em Portugal (1844-1974). REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 6, n. 3, p. 174-191, 2020.2447-6447https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218979Candeias, Rui PedroMonteiro, Cecíliaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-29T00:55:02Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/218979Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-12-29T00:55:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A unidade de referência no ensino dos números racionais: um olhar sobre manuais da formação de professores do ensino primário em Portugal (1844-1974)
title A unidade de referência no ensino dos números racionais: um olhar sobre manuais da formação de professores do ensino primário em Portugal (1844-1974)
spellingShingle A unidade de referência no ensino dos números racionais: um olhar sobre manuais da formação de professores do ensino primário em Portugal (1844-1974)
Candeias, Rui Pedro
História da educação matemática
Ensino primário
Formação de professores
Números racionais não negativos
Unidade
title_short A unidade de referência no ensino dos números racionais: um olhar sobre manuais da formação de professores do ensino primário em Portugal (1844-1974)
title_full A unidade de referência no ensino dos números racionais: um olhar sobre manuais da formação de professores do ensino primário em Portugal (1844-1974)
title_fullStr A unidade de referência no ensino dos números racionais: um olhar sobre manuais da formação de professores do ensino primário em Portugal (1844-1974)
title_full_unstemmed A unidade de referência no ensino dos números racionais: um olhar sobre manuais da formação de professores do ensino primário em Portugal (1844-1974)
title_sort A unidade de referência no ensino dos números racionais: um olhar sobre manuais da formação de professores do ensino primário em Portugal (1844-1974)
author Candeias, Rui Pedro
author_facet Candeias, Rui Pedro
Monteiro, Cecília
author_role author
author2 Monteiro, Cecília
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Candeias, Rui Pedro
Monteiro, Cecília
dc.subject.por.fl_str_mv História da educação matemática
Ensino primário
Formação de professores
Números racionais não negativos
Unidade
topic História da educação matemática
Ensino primário
Formação de professores
Números racionais não negativos
Unidade
description Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/359/
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-29T00:55:02Z
2020-12-29T00:55:02Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CANDEIAS, R. P.; MONTEIRO, C.. A unidade de referência no ensino dos números racionais: um olhar sobre manuais da formação de professores do ensino primário em Portugal (1844-1974). REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 6, n. 3, p. 174-191, 2020.
2447-6447
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218979
identifier_str_mv CANDEIAS, R. P.; MONTEIRO, C.. A unidade de referência no ensino dos números racionais: um olhar sobre manuais da formação de professores do ensino primário em Portugal (1844-1974). REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 6, n. 3, p. 174-191, 2020.
2447-6447
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218979
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv História da Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv História da Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652094919409664