A implementação de jogos de regras no cotidiano escolar como forma de estimulação das funções executivas
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92832 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2009 |
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Universidade Federal de Santa CatarinaTaboada, Nina GarciaTakase, Emilio2012-10-24T12:50:52Z2012-10-24T12:50:52Z2012-10-24T12:50:52Z269450http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92832Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2009Diversos autores advindos da Psicologia e Neurociência Cognitiva demonstram que as Funções Executivas são essenciais para o desenvolvimento de habilidades necessárias para uma boa performance escolar. Funções Executivas (F.E.) podem ser compreendidas como um conjunto de habilidades importantes para o estabelecimento e cumprimento de metas, planejamento e resolução de problemas. O presente estudo procurou demonstrar a eficácia dos jogos de regras como método eficaz para o desenvolvimento e aprimoramento das F.E. através da aplicação sistematizada e observações individualizadas de escolares. Foram realizados cerca de 11 encontros com 32 crianças de séries diversificadas (1º ano, terceira e quinta série do Ensino Fundamental), onde jogos de regras foram utilizados. Foi criada uma Ficha de Avaliação Individual (FAI) para que comportamentos indicativos das F.E. pudessem ser avaliados. Foi demonstrado que os encontros auxiliaram no desenvolvimento das F.E. na maioria dos participantes, bem como o fato das FAI´s serem instrumentos úteis para o acompanhamento do desenvolvimento da criança durante as atividades, e até como ferramenta diagnóstica para possíveis dificuldades de aprendizagem. A partir dos resultados encontrados são sugeridos novos estudos, com algumas correções metodológicas necessárias para o desenvolvimento de estudos científicos mais específicos na área.98 f.| il.porPsicologia cognitivaJogosDesenvolvimento cognitivoA implementação de jogos de regras no cotidiano escolar como forma de estimulação das funções executivasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL269450.pdfapplication/pdf2140999https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/92832/1/269450.pdf0100b56661c11921e060a69e8a46a8f7MD51TEXT269450.pdf.txt269450.pdf.txtExtracted Texttext/plain150688https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/92832/2/269450.pdf.txt629ac753437ef6a2270f80dc2bdc8ee8MD52THUMBNAIL269450.pdf.jpg269450.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1249https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/92832/3/269450.pdf.jpgbe44713e05c52b5fc0b28f3a9a1ca5e4MD53123456789/928322013-05-02 01:59:49.022oai:repositorio.ufsc.br:123456789/92832Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T04:59:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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