Gramsci e Vygotsky: na educação para os excluídos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weber, Sueli Wolff
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77540
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
id UFSC_ac6aac14cb6af9c71813bac139470ca8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/77540
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Gramsci e Vygotsky: na educação para os excluídosEducaçãoEducação e EstadoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.A presente dissertação faz um estudo comparativo entre o pensamento de Gramsci e o de Vygotsky. Apresenta um breve retrato da vida, ação e produção de ambos. Faz uma análise a respeito da produção teórica, identificando pontos convergentes e destacando conceitos que podem fundamentar uma política educacional, voltada à formação de homens com capacidade de desencadearem processos de transformação da realidade social; capazes de compreenderem e atuarem em seu meio e com conhecimentos científicos e culturais que lhes possibilitem serem dirigentes de uma nova sociedade. Uma educação, portanto, que não se limita a formar apenas o novo trabalhador, embora isso seja importante, mas que busca o desenvolvimento multilateral do homem, do sujeito históricocultural. Uma educação, pois, que resulta não apenas da instituição escola, mas que se efetiva também pela ação do meio sócio-cultural. O trabalho ressalta, ainda, a importância do papel do outro como mediador entre a criança e o conhecimento, entre a sociedade e a escola. Deste modo, destaca a inserção consciente e objetiva do professor nesta realidade, considerando-o como principal agente para o alcance de uma educação pública, democrática, de qualidade, sobremaneira, para as crianças, os jovens e adultos das classes populares. Por fim, todo o texto remete o leitor-educador à reflexão a respeito de temas abordados por Gramsci e Vygotsky com especial ênfase ao pensamento marxista, à relação teoria-prática, homem, sociedade e história, conhecimento, consciência, linguagem, cultura, educação.Florianópolis, SCMarques, Carlos AlbertoHerter, Marcos LourençoUniversidade Federal de Santa CatarinaWeber, Sueli Wolff2012-10-17T05:10:59Z2012-10-17T05:10:59Z19981998info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf224056http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77540porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-30T15:11:42Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/77540Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-04-30T15:11:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Gramsci e Vygotsky: na educação para os excluídos
title Gramsci e Vygotsky: na educação para os excluídos
spellingShingle Gramsci e Vygotsky: na educação para os excluídos
Weber, Sueli Wolff
Educação
Educação e Estado
title_short Gramsci e Vygotsky: na educação para os excluídos
title_full Gramsci e Vygotsky: na educação para os excluídos
title_fullStr Gramsci e Vygotsky: na educação para os excluídos
title_full_unstemmed Gramsci e Vygotsky: na educação para os excluídos
title_sort Gramsci e Vygotsky: na educação para os excluídos
author Weber, Sueli Wolff
author_facet Weber, Sueli Wolff
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, Carlos Alberto
Herter, Marcos Lourenço
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Weber, Sueli Wolff
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação e Estado
topic Educação
Educação e Estado
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998
1998
2012-10-17T05:10:59Z
2012-10-17T05:10:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 224056
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77540
identifier_str_mv 224056
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77540
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652112262856704