Gestão de plataformas digitais e serviços de streaming como modelo de negócio de clubes de futebol na sociedade digital e na sociedade pandêmica: Uma análise sociológica crítica da gestão do clube de regatas flamengo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Douglas, Melo Negri
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Gustavo, Tournier Ruzza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233413
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração.
id UFSC_ac6b39159f970607f0cb30e88f5ebd41
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/233413
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa Catarina.Douglas, Melo NegriGustavo, Tournier RuzzaPaulo, Otolini Garrido2022-04-02T14:44:11Z2022-04-02T14:44:11Z2022-03-25https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233413TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração.O presente estudo realizou um estudo de caso com o objetivo geral de analisar o modelo de negócio do Clube de Regatas Flamengo, considerando sua gestão em uma sociedade digital e pandêmica. Os procedimentos metodológicos consistem em pesquisa aplicada, bibliográfica, documental e estudo de caso, com procedimentos de análise de conteúdo, análise sociológica do esporte e análise crítica da administração. Os fundamentos teóricos abordam o mercado de futebol, modelos de negócio, cadeia de valor e a gestão no futebol, gestão esportiva e marketing digital no futebol, plataformas de streaming no futebol, e, pandemia e os impactos no futebol. Como resultados o estudo revelou que o Clube Regatas do Flamengo: i) é gerenciado como associação civil, e de utilidade pública, integrando várias modalidades dos esportes, com ênfase no futebol profissional; ii) pratica modelo de gestão esportiva com gestão estatutária, profissionalismo e modelo de gestão com e-business, marketing esportivo, monetização de uso de mídias, plataformas de streaming e redes sociais; iii) apresenta um modelo de negócio e de gestão que segue a indústria de globalização do esporte, de aderência às regras de mercado, com base na racionalidade técnica e instrumental, para promover o esporte espetáculo como show business, em prol de vantagens competitivas.33 f.Florianópolis, SCPandemiaGestão do FutebolFlamengoPlataformas DigitaisStreamingGestão de plataformas digitais e serviços de streaming como modelo de negócio de clubes de futebol na sociedade digital e na sociedade pandêmica: Uma análise sociológica crítica da gestão do clube de regatas flamengoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/233413/4/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD54ORIGINALTCC VERSÃO FINAL.pdfTCC VERSÃO FINAL.pdfTCC Administraçãoapplication/pdf672064https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/233413/3/TCC%20VERS%c3%83O%20FINAL.pdfccc34fbc052f221d6053269c712e6576MD53123456789/2334132022-04-02 11:44:11.398oai:repositorio.ufsc.br:123456789/233413Vm9jw6ogdGVtIGEgbGliZXJkYWRlIGRlOiBDb21wYXJ0aWxoYXIg4oCUIGNvcGlhciwgZGlzdHJpYnVpciBlIHRyYW5zbWl0aXIgYSBvYnJhLiBSZW1peGFyIOKAlCBjcmlhciBvYnJhcyBkZXJpdmFkYXMuClNvYiBhcyBzZWd1aW50ZXMgY29uZGnDp8O1ZXM6IEF0cmlidWnDp8OjbyDigJQgVm9jw6ogZGV2ZSBjcmVkaXRhciBhIG9icmEgZGEgZm9ybWEgZXNwZWNpZmljYWRhIHBlbG8gYXV0b3Igb3UgbGljZW5jaWFudGUgKG1hcyBuw6NvIGRlIG1hbmVpcmEgcXVlIHN1Z2lyYSBxdWUgZXN0ZXMgY29uY2VkZW0gcXVhbHF1ZXIgYXZhbCBhIHZvY8OqIG91IGFvIHNldSB1c28gZGEgb2JyYSkuIFVzbyBuw6NvLWNvbWVyY2lhbCDigJQgVm9jw6ogbsOjbyBwb2RlIHVzYXIgZXN0YSBvYnJhIHBhcmEgZmlucyBjb21lcmNpYWlzLgpGaWNhbmRvIGNsYXJvIHF1ZTogUmVuw7puY2lhIOKAlCBRdWFscXVlciBkYXMgY29uZGnDp8O1ZXMgYWNpbWEgcG9kZSBzZXIgcmVudW5jaWFkYSBzZSB2b2PDqiBvYnRpdmVyIHBlcm1pc3PDo28gZG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMuIERvbcOtbmlvIFDDumJsaWNvIOKAlCBPbmRlIGEgb2JyYSBvdSBxdWFscXVlciBkZSBzZXVzIGVsZW1lbnRvcyBlc3RpdmVyIGVtIGRvbcOtbmlvIHDDumJsaWNvIHNvYiBvIGRpcmVpdG8gYXBsaWPDoXZlbCwgZXN0YSBjb25kacOnw6NvIG7Do28gw6ksIGRlIG1hbmVpcmEgYWxndW1hLCBhZmV0YWRhIHBlbGEgbGljZW7Dp2EuIE91dHJvcyBEaXJlaXRvcyDigJQgT3Mgc2VndWludGVzIGRpcmVpdG9zIG7Do28gc8OjbywgZGUgbWFuZWlyYSBhbGd1bWEsIGFmZXRhZG9zIHBlbGEgbGljZW7Dp2E6IExpbWl0YcOnw7VlcyBlIGV4Y2XDp8O1ZXMgYW9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIG91IHF1YWlzcXVlciB1c29zIGxpdnJlcyBhcGxpY8OhdmVpczsgT3MgZGlyZWl0b3MgbW9yYWlzIGRvIGF1dG9yOyBEaXJlaXRvcyBxdWUgb3V0cmFzIHBlc3NvYXMgcG9kZW0gdGVyIHNvYnJlIGEgb2JyYSBvdSBzb2JyZSBhIHV0aWxpemHDp8OjbyBkYSBvYnJhLCB0YWlzIGNvbW8gZGlyZWl0b3MgZGUgaW1hZ2VtIG91IHByaXZhY2lkYWRlLiBBdmlzbyDigJQgUGFyYSBxdWFscXVlciByZXV0aWxpemHDp8OjbyBvdSBkaXN0cmlidWnDp8Ojbywgdm9jw6ogZGV2ZSBkZWl4YXIgY2xhcm8gYSB0ZXJjZWlyb3Mgb3MgdGVybW9zIGRhIGxpY2Vuw6dhIGEgcXVlIHNlIGVuY29udHJhIHN1Ym1ldGlkYSBlc3RhIG9icmEuIEEgbWVsaG9yIG1hbmVpcmEgZGUgZmF6ZXIgaXNzbyDDqSBjb20gdW0gbGluayBwYXJhIGVzdGEgcMOhZ2luYS4KTGljZW7Dp2EgQ3JlYXRpdmUgQ29tbW9ucyAtIGh0dHA6Ly9jcmVhdGl2ZWNvbW1vbnMub3JnL2xpY2Vuc2VzL2J5LW5jLzMuMC9ici8KRepositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-04-02T14:44:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gestão de plataformas digitais e serviços de streaming como modelo de negócio de clubes de futebol na sociedade digital e na sociedade pandêmica: Uma análise sociológica crítica da gestão do clube de regatas flamengo
title Gestão de plataformas digitais e serviços de streaming como modelo de negócio de clubes de futebol na sociedade digital e na sociedade pandêmica: Uma análise sociológica crítica da gestão do clube de regatas flamengo
spellingShingle Gestão de plataformas digitais e serviços de streaming como modelo de negócio de clubes de futebol na sociedade digital e na sociedade pandêmica: Uma análise sociológica crítica da gestão do clube de regatas flamengo
Douglas, Melo Negri
Pandemia
Gestão do Futebol
Flamengo
Plataformas Digitais
Streaming
title_short Gestão de plataformas digitais e serviços de streaming como modelo de negócio de clubes de futebol na sociedade digital e na sociedade pandêmica: Uma análise sociológica crítica da gestão do clube de regatas flamengo
title_full Gestão de plataformas digitais e serviços de streaming como modelo de negócio de clubes de futebol na sociedade digital e na sociedade pandêmica: Uma análise sociológica crítica da gestão do clube de regatas flamengo
title_fullStr Gestão de plataformas digitais e serviços de streaming como modelo de negócio de clubes de futebol na sociedade digital e na sociedade pandêmica: Uma análise sociológica crítica da gestão do clube de regatas flamengo
title_full_unstemmed Gestão de plataformas digitais e serviços de streaming como modelo de negócio de clubes de futebol na sociedade digital e na sociedade pandêmica: Uma análise sociológica crítica da gestão do clube de regatas flamengo
title_sort Gestão de plataformas digitais e serviços de streaming como modelo de negócio de clubes de futebol na sociedade digital e na sociedade pandêmica: Uma análise sociológica crítica da gestão do clube de regatas flamengo
author Douglas, Melo Negri
author_facet Douglas, Melo Negri
Gustavo, Tournier Ruzza
author_role author
author2 Gustavo, Tournier Ruzza
author2_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Douglas, Melo Negri
Gustavo, Tournier Ruzza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Paulo, Otolini Garrido
contributor_str_mv Paulo, Otolini Garrido
dc.subject.por.fl_str_mv Pandemia
Gestão do Futebol
Flamengo
Plataformas Digitais
Streaming
topic Pandemia
Gestão do Futebol
Flamengo
Plataformas Digitais
Streaming
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-02T14:44:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-02T14:44:11Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-03-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233413
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233413
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 33 f.
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/233413/4/license.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/233413/3/TCC%20VERS%c3%83O%20FINAL.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 11ee89cd31d893362820eab7c4d46734
ccc34fbc052f221d6053269c712e6576
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805085540581376