ESTRATÉGIAS GENÉRICAS DE COMPETIÇÃO PRATICADAS POR IES PRIVADAS DE PEQUENO PORTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97092 |
Resumo: | A partir do mapeamento da cadeia de valor genérica para o segmento de ensino superior e de uma pequena amostra de avaliações institucionais, baseadas no sistema SINAES (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior, proposto pelo Ministério da Educação), realizadas entre os anos de 2009 e 2010, este artigo identifica e discute estratégias desenvolvidas por IES Privadas de pequeno porte para sustentar uma posição competitiva no mercado Brasileiro, caracterizado atualmente por ser altamente competitivo, por serviços de commodity e com uma demanda decrescente e retraída. Para tanto, foi desenvolvido um estudo empírico e exploratório, com abordagem qualitativa, utilizando-se o método de estudos multicasos. As estratégias competitivas identificadas, seus resultados positivos e limitações sevem para indicar horizontes e possibilitar reflexões sobre a adoção de algumas práticas de gestão em IES privadas. |
id |
UFSC_acc637cd314d7dfe7ece18358131774f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/97092 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
RAMOS, ALEXANDRE MORAESLOBO, EDUARDO2012-11-06T18:06:31Z2012-11-06T18:06:31Z2010-12-08http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97092A partir do mapeamento da cadeia de valor genérica para o segmento de ensino superior e de uma pequena amostra de avaliações institucionais, baseadas no sistema SINAES (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior, proposto pelo Ministério da Educação), realizadas entre os anos de 2009 e 2010, este artigo identifica e discute estratégias desenvolvidas por IES Privadas de pequeno porte para sustentar uma posição competitiva no mercado Brasileiro, caracterizado atualmente por ser altamente competitivo, por serviços de commodity e com uma demanda decrescente e retraída. Para tanto, foi desenvolvido um estudo empírico e exploratório, com abordagem qualitativa, utilizando-se o método de estudos multicasos. As estratégias competitivas identificadas, seus resultados positivos e limitações sevem para indicar horizontes e possibilitar reflexões sobre a adoção de algumas práticas de gestão em IES privadas.INPEAUESTRATÉGIAS GENÉRICAS DE COMPETIÇÃO PRATICADAS POR IES PRIVADAS DE PEQUENO PORTEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALESTRATÉGIAS GENÉRICAS DE COMPETIÇÃO.pdfESTRATÉGIAS GENÉRICAS DE COMPETIÇÃO.pdfapplication/pdf383213https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/97092/1/ESTRAT%c3%89GIAS%20GEN%c3%89RICAS%20DE%20COMPETI%c3%87%c3%83O.pdf928040a7d9090c735898558b5e21726dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/97092/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52TEXTESTRATÉGIAS GENÉRICAS DE COMPETIÇÃO.pdf.txtESTRATÉGIAS GENÉRICAS DE COMPETIÇÃO.pdf.txtExtracted Texttext/plain33922https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/97092/3/ESTRAT%c3%89GIAS%20GEN%c3%89RICAS%20DE%20COMPETI%c3%87%c3%83O.pdf.txt355d81dbf421a0978452ee9f5a665e65MD53THUMBNAILESTRATÉGIAS GENÉRICAS DE COMPETIÇÃO.pdf.jpgESTRATÉGIAS GENÉRICAS DE COMPETIÇÃO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1087https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/97092/4/ESTRAT%c3%89GIAS%20GEN%c3%89RICAS%20DE%20COMPETI%c3%87%c3%83O.pdf.jpgb32bb1ac12c5b0e3c485d48e134564eeMD54123456789/970922013-05-05 17:17:27.963oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T20:17:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
ESTRATÉGIAS GENÉRICAS DE COMPETIÇÃO PRATICADAS POR IES PRIVADAS DE PEQUENO PORTE |
title |
ESTRATÉGIAS GENÉRICAS DE COMPETIÇÃO PRATICADAS POR IES PRIVADAS DE PEQUENO PORTE |
spellingShingle |
ESTRATÉGIAS GENÉRICAS DE COMPETIÇÃO PRATICADAS POR IES PRIVADAS DE PEQUENO PORTE RAMOS, ALEXANDRE MORAES |
title_short |
ESTRATÉGIAS GENÉRICAS DE COMPETIÇÃO PRATICADAS POR IES PRIVADAS DE PEQUENO PORTE |
title_full |
ESTRATÉGIAS GENÉRICAS DE COMPETIÇÃO PRATICADAS POR IES PRIVADAS DE PEQUENO PORTE |
title_fullStr |
ESTRATÉGIAS GENÉRICAS DE COMPETIÇÃO PRATICADAS POR IES PRIVADAS DE PEQUENO PORTE |
title_full_unstemmed |
ESTRATÉGIAS GENÉRICAS DE COMPETIÇÃO PRATICADAS POR IES PRIVADAS DE PEQUENO PORTE |
title_sort |
ESTRATÉGIAS GENÉRICAS DE COMPETIÇÃO PRATICADAS POR IES PRIVADAS DE PEQUENO PORTE |
author |
RAMOS, ALEXANDRE MORAES |
author_facet |
RAMOS, ALEXANDRE MORAES LOBO, EDUARDO |
author_role |
author |
author2 |
LOBO, EDUARDO |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RAMOS, ALEXANDRE MORAES LOBO, EDUARDO |
description |
A partir do mapeamento da cadeia de valor genérica para o segmento de ensino superior e de uma pequena amostra de avaliações institucionais, baseadas no sistema SINAES (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior, proposto pelo Ministério da Educação), realizadas entre os anos de 2009 e 2010, este artigo identifica e discute estratégias desenvolvidas por IES Privadas de pequeno porte para sustentar uma posição competitiva no mercado Brasileiro, caracterizado atualmente por ser altamente competitivo, por serviços de commodity e com uma demanda decrescente e retraída. Para tanto, foi desenvolvido um estudo empírico e exploratório, com abordagem qualitativa, utilizando-se o método de estudos multicasos. As estratégias competitivas identificadas, seus resultados positivos e limitações sevem para indicar horizontes e possibilitar reflexões sobre a adoção de algumas práticas de gestão em IES privadas. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-12-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-11-06T18:06:31Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-11-06T18:06:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97092 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97092 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/97092/1/ESTRAT%c3%89GIAS%20GEN%c3%89RICAS%20DE%20COMPETI%c3%87%c3%83O.pdf https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/97092/2/license.txt https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/97092/3/ESTRAT%c3%89GIAS%20GEN%c3%89RICAS%20DE%20COMPETI%c3%87%c3%83O.pdf.txt https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/97092/4/ESTRAT%c3%89GIAS%20GEN%c3%89RICAS%20DE%20COMPETI%c3%87%c3%83O.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
928040a7d9090c735898558b5e21726d 11ee89cd31d893362820eab7c4d46734 355d81dbf421a0978452ee9f5a665e65 b32bb1ac12c5b0e3c485d48e134564ee |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805467624898560 |