ESTRATÉGIAS GENÉRICAS DE COMPETIÇÃO PRATICADAS POR IES PRIVADAS DE PEQUENO PORTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RAMOS, ALEXANDRE MORAES
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: LOBO, EDUARDO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97092
Resumo: A partir do mapeamento da cadeia de valor genérica para o segmento de ensino superior e de uma pequena amostra de avaliações institucionais, baseadas no sistema SINAES (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior, proposto pelo Ministério da Educação), realizadas entre os anos de 2009 e 2010, este artigo identifica e discute estratégias desenvolvidas por IES Privadas de pequeno porte para sustentar uma posição competitiva no mercado Brasileiro, caracterizado atualmente por ser altamente competitivo, por serviços de commodity e com uma demanda decrescente e retraída. Para tanto, foi desenvolvido um estudo empírico e exploratório, com abordagem qualitativa, utilizando-se o método de estudos multicasos. As estratégias competitivas identificadas, seus resultados positivos e limitações sevem para indicar horizontes e possibilitar reflexões sobre a adoção de algumas práticas de gestão em IES privadas.
id UFSC_acc637cd314d7dfe7ece18358131774f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/97092
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling ESTRATÉGIAS GENÉRICAS DE COMPETIÇÃO PRATICADAS POR IES PRIVADAS DE PEQUENO PORTEA partir do mapeamento da cadeia de valor genérica para o segmento de ensino superior e de uma pequena amostra de avaliações institucionais, baseadas no sistema SINAES (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior, proposto pelo Ministério da Educação), realizadas entre os anos de 2009 e 2010, este artigo identifica e discute estratégias desenvolvidas por IES Privadas de pequeno porte para sustentar uma posição competitiva no mercado Brasileiro, caracterizado atualmente por ser altamente competitivo, por serviços de commodity e com uma demanda decrescente e retraída. Para tanto, foi desenvolvido um estudo empírico e exploratório, com abordagem qualitativa, utilizando-se o método de estudos multicasos. As estratégias competitivas identificadas, seus resultados positivos e limitações sevem para indicar horizontes e possibilitar reflexões sobre a adoção de algumas práticas de gestão em IES privadas.INPEAU2012-11-06T18:06:31Z2012-11-06T18:06:31Z2010-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97092RAMOS, ALEXANDRE MORAESLOBO, EDUARDOporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T20:17:27Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/97092Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T20:17:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTRATÉGIAS GENÉRICAS DE COMPETIÇÃO PRATICADAS POR IES PRIVADAS DE PEQUENO PORTE
title ESTRATÉGIAS GENÉRICAS DE COMPETIÇÃO PRATICADAS POR IES PRIVADAS DE PEQUENO PORTE
spellingShingle ESTRATÉGIAS GENÉRICAS DE COMPETIÇÃO PRATICADAS POR IES PRIVADAS DE PEQUENO PORTE
RAMOS, ALEXANDRE MORAES
title_short ESTRATÉGIAS GENÉRICAS DE COMPETIÇÃO PRATICADAS POR IES PRIVADAS DE PEQUENO PORTE
title_full ESTRATÉGIAS GENÉRICAS DE COMPETIÇÃO PRATICADAS POR IES PRIVADAS DE PEQUENO PORTE
title_fullStr ESTRATÉGIAS GENÉRICAS DE COMPETIÇÃO PRATICADAS POR IES PRIVADAS DE PEQUENO PORTE
title_full_unstemmed ESTRATÉGIAS GENÉRICAS DE COMPETIÇÃO PRATICADAS POR IES PRIVADAS DE PEQUENO PORTE
title_sort ESTRATÉGIAS GENÉRICAS DE COMPETIÇÃO PRATICADAS POR IES PRIVADAS DE PEQUENO PORTE
author RAMOS, ALEXANDRE MORAES
author_facet RAMOS, ALEXANDRE MORAES
LOBO, EDUARDO
author_role author
author2 LOBO, EDUARDO
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv RAMOS, ALEXANDRE MORAES
LOBO, EDUARDO
description A partir do mapeamento da cadeia de valor genérica para o segmento de ensino superior e de uma pequena amostra de avaliações institucionais, baseadas no sistema SINAES (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior, proposto pelo Ministério da Educação), realizadas entre os anos de 2009 e 2010, este artigo identifica e discute estratégias desenvolvidas por IES Privadas de pequeno porte para sustentar uma posição competitiva no mercado Brasileiro, caracterizado atualmente por ser altamente competitivo, por serviços de commodity e com uma demanda decrescente e retraída. Para tanto, foi desenvolvido um estudo empírico e exploratório, com abordagem qualitativa, utilizando-se o método de estudos multicasos. As estratégias competitivas identificadas, seus resultados positivos e limitações sevem para indicar horizontes e possibilitar reflexões sobre a adoção de algumas práticas de gestão em IES privadas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-08
2012-11-06T18:06:31Z
2012-11-06T18:06:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97092
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97092
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652396726845440