Formação de administradores: uma abordagem estrutural e técnico-didática
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Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81473 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção |
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Formação de administradores: uma abordagem estrutural e técnico-didáticaEngenharia de produçãoAdministradoresFormação profissionalAdministraçãoCurriculosJogos (Administração)Gestao de negociosSimulação (Computadores)Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoA formação de administradores está, hoje, sob a tensão natural provocada pelo crescente ritmo das mudanças e conseqüente aumento da incerteza e risco no ambiente dos negócios. Alguns indicadores como, por exemplo, o desempenho médio dos estudantes no Exame Nacional de Cursos, e a própria experiência empírica, têm evidenciado algumas fragilidades importantes no processo de formação desses profissionais, em grande parte reflexos dos problemas existentes nos projetos pedagógicos dos cursos de administração do País. Desenvolveu-se, portanto, este estudo, através de pesquisa participante em conjunto com a comissão de currículo do Colegiado do Curso de Administração da Universidade Estadual de Londrina - UEL. Nele, a partir de um processo de levantamento, analise e reflexão, buscou-se compreender as razões centrais da existência dessas fragilidades, desenvolveu-se uma metodologia para definir o perfil do profissional e formulou-se uma estrutura alternativa inovadora para a formação de administradores. Uma estrutura constituída de quatro grandes módulos de formação, cada um subdividido em focos temáticos seqüenciados, apoiados na noção de processos. Desenvolveu-se, ainda, como prática didático-pedagógica essencial associada à estrutura de formação proposta, um laboratório dedicado de administração e negócios, baseado na tecnologia de jogos de empresas e concebido para funcionar integralmente no ambiente da internet. A premissa fundamental era que tais proposições pudessem possibilitar a superação das fragilidades identificadas na formação profissional do administrador e proporcionassem uma formação de qualidade superior com o provimento de determinados conjuntos de habilidades adequadas ao atual ambiente de negócios. A análise qualitativa feita pela comissão de currículo da UEL em relação à estrutura de formação profissional e ao laboratório, como resultado deste estudo, associada às considerações argumentativas delineadas no trabalho, em especial na sua conclusão, e ainda, os testes realizados em diversos módulos do laboratório junto a alunos da graduação e pós-graduação lato sensu, indicaram as propostas como consistentes e adequadas para embasar a formação de administradores, contribuindo para reduzir as fragilidades atualmente existentes.Florianópolis, SCKopittke, Bruno HartmutUniversidade Federal de Santa CatarinaLopes, Paulo da Costa2012-10-19T04:24:39Z2012-10-19T04:24:39Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisix, 210 f.| il.application/pdf181153http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81473porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-30T22:35:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/81473Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-04-30T22:35:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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