Formação de administradores: uma abordagem estrutural e técnico-didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Paulo da Costa
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81473
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
id UFSC_acfe3daa2818cca4175c3ed3a16dd994
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/81473
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Formação de administradores: uma abordagem estrutural e técnico-didáticaEngenharia de produçãoAdministradoresFormação profissionalAdministraçãoCurriculosJogos (Administração)Gestao de negociosSimulação (Computadores)Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoA formação de administradores está, hoje, sob a tensão natural provocada pelo crescente ritmo das mudanças e conseqüente aumento da incerteza e risco no ambiente dos negócios. Alguns indicadores como, por exemplo, o desempenho médio dos estudantes no Exame Nacional de Cursos, e a própria experiência empírica, têm evidenciado algumas fragilidades importantes no processo de formação desses profissionais, em grande parte reflexos dos problemas existentes nos projetos pedagógicos dos cursos de administração do País. Desenvolveu-se, portanto, este estudo, através de pesquisa participante em conjunto com a comissão de currículo do Colegiado do Curso de Administração da Universidade Estadual de Londrina - UEL. Nele, a partir de um processo de levantamento, analise e reflexão, buscou-se compreender as razões centrais da existência dessas fragilidades, desenvolveu-se uma metodologia para definir o perfil do profissional e formulou-se uma estrutura alternativa inovadora para a formação de administradores. Uma estrutura constituída de quatro grandes módulos de formação, cada um subdividido em focos temáticos seqüenciados, apoiados na noção de processos. Desenvolveu-se, ainda, como prática didático-pedagógica essencial associada à estrutura de formação proposta, um laboratório dedicado de administração e negócios, baseado na tecnologia de jogos de empresas e concebido para funcionar integralmente no ambiente da internet. A premissa fundamental era que tais proposições pudessem possibilitar a superação das fragilidades identificadas na formação profissional do administrador e proporcionassem uma formação de qualidade superior com o provimento de determinados conjuntos de habilidades adequadas ao atual ambiente de negócios. A análise qualitativa feita pela comissão de currículo da UEL em relação à estrutura de formação profissional e ao laboratório, como resultado deste estudo, associada às considerações argumentativas delineadas no trabalho, em especial na sua conclusão, e ainda, os testes realizados em diversos módulos do laboratório junto a alunos da graduação e pós-graduação lato sensu, indicaram as propostas como consistentes e adequadas para embasar a formação de administradores, contribuindo para reduzir as fragilidades atualmente existentes.Florianópolis, SCKopittke, Bruno HartmutUniversidade Federal de Santa CatarinaLopes, Paulo da Costa2012-10-19T04:24:39Z2012-10-19T04:24:39Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisix, 210 f.| il.application/pdf181153http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81473porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-30T22:35:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/81473Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-04-30T22:35:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de administradores: uma abordagem estrutural e técnico-didática
title Formação de administradores: uma abordagem estrutural e técnico-didática
spellingShingle Formação de administradores: uma abordagem estrutural e técnico-didática
Lopes, Paulo da Costa
Engenharia de produção
Administradores
Formação profissional
Administração
Curriculos
Jogos (Administração)
Gestao de negocios
Simulação (Computadores)
title_short Formação de administradores: uma abordagem estrutural e técnico-didática
title_full Formação de administradores: uma abordagem estrutural e técnico-didática
title_fullStr Formação de administradores: uma abordagem estrutural e técnico-didática
title_full_unstemmed Formação de administradores: uma abordagem estrutural e técnico-didática
title_sort Formação de administradores: uma abordagem estrutural e técnico-didática
author Lopes, Paulo da Costa
author_facet Lopes, Paulo da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kopittke, Bruno Hartmut
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Paulo da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Administradores
Formação profissional
Administração
Curriculos
Jogos (Administração)
Gestao de negocios
Simulação (Computadores)
topic Engenharia de produção
Administradores
Formação profissional
Administração
Curriculos
Jogos (Administração)
Gestao de negocios
Simulação (Computadores)
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2001
2012-10-19T04:24:39Z
2012-10-19T04:24:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 181153
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81473
identifier_str_mv 181153
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81473
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv ix, 210 f.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652045131972608